Listar Educación por autor "Cunha, Susana Rangel Vieira da"
Mostrando ítems 1-12 de 12
-
Aluno faz foto? : o fotografar na escola (especial)
Ferreira, Anelise Barra (2012) [Tesis]A fotografia participa da nossa vida nos mais variados momentos. A “ação de fazê-las” é uma prática cada vez mais comum. Na escola o fotografar era um projeto de trabalho que se tornou reflexão/conhecimento desta tese. A ... -
Bruxas, bruxos, fadas, princesas, príncipes e outros bichos esquisitos… : as apropriações infantis do belo e do feio nas mediações culturais
Abreu, Luciane (2010) [Tesis de maestría]No ano de 2008, a partir das curiosidades, e ideias trazidas pelas crianças para a sala de aula, e a partir de diferentes produções culturais, como imagens das histórias infantis de bruxas, fadas, princesas, de filmes, me ... -
Crianças em espaços expositivos : abrimos a porta do gigante
Dornelles, Amanda Eccel (2013) [Tesis de maestría]A presente Dissertação buscou compreender, a partir de uma pesquisa de campo, como as crianças se expressam em visitas em espaços expositivos de arte. Convidar as crianças a falar sobre esses encontros provocam reflexões ... -
Daguerreótipos do poder : visualidades e infâncias
Becker, Aline da Silveira (2009) [Tesis de maestría]Essa dissertação realiza um levantamento analítico de diferentes imagens relacionadas às infâncias em diversos períodos da história a fim de entender a visualidade, considerando-a um processo de produção de modos de ver. ... -
Educação artística e conhecimento da realidade
Cunha, Susana Rangel Vieira da (1992) [Tesis de maestría]Este estudo teve por objetivo desvelar as possíveis relações entre, consciência de mundo e a natureza do ensino de Educação Artítica em diferentes niveis sócio-culturais, bem como situar as formas de representação visual ... -
Educação e cultura visual : uma trama entre imagens e infância
Cunha, Susana Rangel Vieira da (2005) [Tesis]Educação e Cultura Visual: uma trama entre imagens e infância procura examinar as imagens no contexto das escolas infantis, tendo como referência as ambiências das salas de aula. O conjunto formado pelas imagens é entendido ... -
"A gente pode fazer casa do jeito que a gente quiser"? : ações propositoras e materiais provocadores ampliando o imaginário infantil
Diefenthäler, Daniela da Rosa Linck (2009) [Tesis de maestría]A presente Dissertação busca investigar nas produções visuais infantis as representações da imagem da casa. A partir de experiências como professora de Arte e das constatações realizadas sobre o quanto os desenhos infantis ... -
O kañe (olhar) na cidade : práticas de embelezamento corporal na infância feminina Kaingang
Brum, Luciana Hahn (2011) [Tesis de maestría]Esta dissertação tem como questão central as noções de beleza feminina corporal da infância feminina Kaingang moradora da cidade. A investigação foi realizada com dezesseis meninas com idades entre quatro e doze anos ... -
Pés descalços e tênis, carroça e carro, boneca de pano e computador, entre o rural e o urbano : experiências num entrecruzar de infâncias
Horn, Ticiana Elisabete (2010) [Tesis de maestría]A presente Dissertação buscou compreender, a partir de uma pesquisa de campo, as visões que as crianças “urbanas” e “rurais” produzem sobre si e sobre os outros, procurando entender suas formas de falar, narrar, expressar ... -
Por entre os dedos : arte e crianças contemporâneas
Borges, Camila Bettim (2013) [Tesis de maestría]O presente estudo buscou compreender as relações que as crianças estabelecem com a arte contemporânea quando a mesma é apresentada, discutida e explorada no contexto escolar. Refletindo sobre a desarticulação e lacuna ... -
Prática da envolvência : possíveis contribuições para a elaboração de uma pedagogia em arte na EJA
Fernandes, Carla Maria Garcia (2012) [Tesis]Esta tese aborda a maneira como a prática pedagógica das aulas de arte, para jovens, adultos e idosos das Totalidades Iniciais e Finais do Centro Municipal de Educação dos Trabalhadores Paulo Freire (CMET Paulo Freire), ... -
Revista Bravo! desenho, design e desígnios na perspectiva dos estudos da cultura visual
Abreu, Bento Fagundes de (2008) [Tesis de maestría]Esta dissertação aborda a narrativa visual gráfica da revista Bravo! na perspectiva dos Estudos da Cultura Visual. Considera a maneira como estão articuladas as linguagens verbo-visuais no planejamento gráfico da revista, ...