Listar Educación por autor "Andreola, Balduino Antônio"
Mostrando ítems 1-9 de 9
-
O cotidiano pedagógico de professores e professoras em uma escola de assentamento do MST : limites e desafios
Camini, Isabela (1998) [Tesis de maestría]O presente trabalho trata de aspectos relacionados ao cotidiano pedagógico de professores/as pertencentes ao ensino público estadual, em escolas de assentamentos do MST. Inicialmente, busco fazer uma retrospectiva do ... -
Da idéia de pessoa à proposta educativa : o pensamento filosófico de Ernani Maria Fiori
Kronbauer, Luiz Gilberto (2002) [Tesis]O presente texto resgata a filosofia do Prof. Emana Mana Fiori, desde o detalhamento da ideia de pessoa até a sistematização da concepção de educação do autor, em coerência com tal ideia, passando pela explicitação das ... -
Hip-Hop : educabilidades e traços culturais em movimento
Gustsack, Felipe (2003) [Tesis]Este é um estudo dos elementos e das atividades culturais do Movimento Hip-hop tomadas como saberes e como processos de aprendizagens trans-escolares, enquanto ações sociais potencializadoras de outras educabilidades e ... -
Horizontes de refundamentação em educação popular : uma proposta com base na razão dialógica de Freire e na razão comunicativa de Habermas
Zitkoski, Jaime José (1999) [Tesis]A tese intitulada Horizontes da Refundamentação em Educação Popular tem, como núcleo central da discussão, o estudo sobre as tendências atuais e do futuro próximo do paradigma Educação Popular. Partindo de sua origem ... -
Municipalização de cartilha : uma reconstrução de experiência
Herter, Marcos Lourenço (1988) [Tesis de maestría]Este estudo tem por objetivo analisar o processo de construção de uma cartilha de alfabetização realizado num município do Rio Grande do Sul e suas implicações com o processo de municipalização do ensino. Baseado nas ... -
Paulo Freire e Michel Serres : aproximações na perspectiva interdisciplinar num diálogo a múltiplas vozes
Calloni, Humberto (2002) [Tesis]Esta tese representa o resultado de um estudo teórico que tem por objetivo investigar a constituição dos sentidos da interdisciplinaridade (ID) presentes nas obras de Paulo Freire e Michel Serres, num diálogo aproximativo ... -
A pedagogia da autoridade a serviço da liberdade : (ou) escrituras do óbvio por ensaios convocativos à defesa política da autoridade e da educação para a liberdade : diálogos com Paulo Freire e professores em formação : superações teóricas e paradoxos do cotidiano
Ghiggi, Gomercindo (2000) [Tesis]Este texto discute a pedagogia da autoridade a serviço da liberdade, dialogando com Freire, professores em formação, a minha própria história e pensadores diversos. A baliza metodológica é o diálogo, como direção cientifica ... -
Saber científico e saber popular em saúde : a construção do conhecimento na elaboração de cartilhas de educação em saúde com participação popular
Diercks, Margarita Silva (1998) [Tesis de maestría]SABER CIENTÍFICO E SABER POPULAR EM SAUDB: a construção do conhecimento na elaboração de cartilhas de educação em saúde com participação popular. Neste estudo proponho discutir duas formas de saber (o científico e o popular), ... -
O senso comum pedagógico : práxis e resistência
Benincá, Elli (2002) [Tesis]O tema abordado pela presente tese é o “Senso comum pedagógico: práxis e resistência”. É uma reflexão pedagógica provocada pela questão-problema teoria e prática. O problema é evidenciado quando projetos político-pedagógicos ...