Navegação Educação por Autor "Axt, Margarete"
Resultados 21-32 de 32
-
Perspectivas e sentidos na interação virtual em rede telemática
Martins, Márcio André Rodrigues (2002) [Dissertação]Esta pesquisa aconteceu a partir de uma lista de discussão, em rede telemática, entre professores da 4ª série do ensino fundamental de três escolas da região central do Estado do Rio Grande do Sul. Neste espaço de interação ... -
Pesquisa-formação em narrativas : modos de (est)etizar as relações na docência
Remião, Joelma Adriana Abrão (2015) [Tese]Este estudo se insere, entre as discussões pertinentes ao campo educacional, na temática que trata da formação continuada do professor, em serviço, que acontece a partir do desenvolvimento de um projeto de pesquisa-extensão ... -
Por uma psicogênese do sistema formal de apresentação textual : a criança e o processo de letramento
Steyer, Vivian Edite (1998) [Tese]Esta é uma tese de doutorado que estudou a possibilidade da existência de uma psicogênese do sistema formal de apresentação textual (pontuação, letras maiúsculas, separação entre as palavras e as frases, margens, parágrafos ... -
Pragmática de uma língua menor na formação em psicologia : um diário coletivo e políticas juvenis
Lazzarotto, Gislei Domingas Romanzini (2009) [Tese]Este estudo aborda a formação em psicologia em contexto de intervenção num projeto de extensão acadêmica. O contexto de pesquisa envolve experiências com um programa de trabalho educativo que atende jovens que cumprem ... -
Processos de conceituação da ação docente em contextos de sentido a partir da licenciatura em história
Caimi, Flávia Eloisa (2006) [Tese]A formação inicial de professores tem se constituído em tela de fundo para numerosos e vigorosos estudos no âmbito da pesquisa em educação. Percebe-se, no entanto, que ainda permanecem pouco exploradas as abordagens que ... -
Produção de sentidos e autoria no cotidiano de um telecentro comunitário
Silva, Claudia Regina da (2006) [Dissertação]Esta dissertação busca responder a algumas das inquietações e desafios que se instalam com a experiência de se realizar a inclusão digital num telecentro comunitário. Situada no campo da educação não formal, tal experiência ... -
Professores de arte e arte contemporânea : contextos de produção de sentido
Ledur, Rejane Reckziegel (2005) [Dissertação]O presente trabalho surge das reflexões em relação aos desafios do ensino da arte na contemporaneidade a partir da mudança de paradigma na construção da área de Arte como conhecimento no currículo escolar. A pesquisa ... -
Projeto civitas : (multi)(pli)cidades e as interveRsões do tempo na sala de aula: ensino fundamental
Martins, Márcio André Rodrigues (2009) [Tese]Esta tese pretende apresentar uma contribuição aos estudos em educação e, mais especificamente, para a formação de professores em serviço, por meio de um debate sobre as condições de criar e inventar, para além da reprodução ... -
Resisitir, problematizar e experimentar como desdobramentos do aprender
Kreutz, José Ricardo (2009) [Tese]Esta tese é um estudo sobre três possíveis signos desdobrados pelos díspares do aprender, que são: (1) Resistência; (2) Ideias-Problema; (3) Experimentações. A investigação teórica e empírica, gerada pelos registros do ... -
Ressonância de uma ética da escuta : no entremeio da formação docente e sala de aula
Souza, Kelly Cristina de Oliveira (2013) [Dissertação]A presente dissertação tem por objetivo refletir sobre os modos de operar em sala de aula atrelados a uma ética da escuta, verificando os movimentos de instauração das vozes nas inter-relações entre professores, alunos e ... -
Tecnologias de informação e comunicação na escola pública : sentidos produzidos na formação continuada de professores
Moreira, Gleice Maria de Oliveira (2005) [Dissertação]O presente estudo tem como objetivo investigar os sentidos produzidos em discussões coletivas por um grupo de professores de ensino médio, sobre a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação numa escola pública ... -
Um-lugar-tempo-de-aprender-brasileiro como exercício de liberdade
Silva, Paula Marques da (2015) [Tese]Este estudo analisa a experiência de um modo de aprender que problematiza o exercício de liberdade nas práticas políticas e éticas no território da educação. O contexto de pesquisa envolve o percurso de experiências que ...