Navegação Educação por Título
Resultados 1521-1540 de 2435
-
Mídia televisiva sem som
(2006) [Dissertação]Esta dissertação aborda recepção da mídia por parte de sujeitos surdos e a produção da análise de narrativas surdas, como a mídia sem som faz circular enunciados sobre os surdos e como estes recebem o que está sendo veiculado ... -
Mind the Gap : processos de construção e manutenção das masculinidades e distanciamentos no desempenho escolar de meninos e meninas
(2012) [Dissertação]Este trabalho é o resultado de uma pesquisa feita numa escola pública da Grande Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, onde se buscou analisar a relação que há entre gênero, principalmente a construção e manutenção das ... -
Mind the trap : construção de masculinidades juvenis e suas implicações com o desempenho escolar
(2018) [Tese]Esta tese tem como objetivo mostrar como a construção das masculinidades juvenis produzem armadilhas na intersecção da trajetória escolar dos meninos do ensino médio da escola pública e seus projetos de vida futuros. Para ... -
Minha cor e a cor do outro : qual a cor dessa mistura? olhares sobre a racialidade a partir da pesquisa com crianças na educação infantil
(2013) [Dissertação]A pesquisa apresentada nessa Dissertação de Mestrado investiga de que forma um trabalho com literatura infantil com temáticas afro-brasileiras pode qualificar, discutir e problematizar os conceitos de diferenças raciais ... -
“Minha mãe não pode falar nada que meu pai fica brabo” violências de gênero a partir do olhar das crianças
(2019) [Dissertação]A presente pesquisa é baseada nas abordagens teóricas dos Estudos de Gênero e dos Estudos Culturais. O problema de pesquisa consistiu na seguinte questão: O que as crianças pensam sobre as situações de violência que elas ... -
O Ministério Público e as medidas socioeducativas : uma reflexão jurídico-pedagógica
(2006) [Dissertação]O Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n.º 8.069/90) reafirmou uma nova fase de princípios de proteção ao público infanto-juvenil, reconhecendo a prioridade absoluta do atendimento as suas necessidades, imputando à ... -
Minúcias da vida cotidiana no fazer-fazendo da docência na educação infantil
(2013) [Tese]A presente tese consiste na apresentação dos resultados de uma pesquisa realizada em uma instituição de educação infantil localizada em um município situado na região da Grande Florianópolis/SC, no decorrer do ano de 2010. ... -
O mistério noir do acontecimento : ensino de história e narrativa literária
(2013) [Dissertação]O passado como um grande mistério. O professor de história como um investigador. Aquilo que se passou como um acontecimento, com Deleuze, a fissura em qualquer percepção que busca extrair um sentido dele mesmo. A narrativa ... -
O mito do nativo no ensino de língua estrangeira
(2007) [Dissertação]A presente dissertação surge da necessidade de estudar, sob um olhar da educação, o campo da docência em línguas estrangeiras. Esta pesquisa é uma tentativa de relacionar duas áreas, Letras e Educação, através das questões ... -
Mobilidade ocupacional e qualificação : um estudo com trabalhadores da região metropolitana de porto alegre
(2012) [Tese]Este estudo tem como objetivo geral analisar a relação entre mobilidade ocupacional e qualificação dos trabalhadores, atentando para a implicação da mobilidade para a valorização ou para a desvalorização da qualificação. ... -
O Mobral como política pública : a institucionalização do analfabetismo
(1990) [Dissertação]Este trabalho é um estudo sobre Políticas Públicas em Educação de Adultos, mais especificamente, uma análise da questão do analfabetismo, de como ele foi produzido historicamente pelo sistema educacional brasileiro e da ... -
Modalidade de ensino a distância : curso ou navegação?
(2005) [Dissertação]Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar a racionalidade que em-basa a formação de professores através de EaD, através de descrição de prática, nos cursos de formação de professores oferecidos a distância de uma ... -
Modalidades de mediação na interação entre sujeitos com paralisia cerebral em ambientes digitais de aprendizagem
(2010) [Dissertação]A presente pesquisa, como parte de estudo do projeto de pesquisa vinculado ao CNPq (SANTAROSA, 2009/2012), investiga as modalidades de mediação que ocorrem nas interações estabelecidas em ambientes digitais de aprendizagem, ... -
Modelo de combinação socioafetiva: um foco na formação de grupos para um ambiente virtual de aprendizagem
(2021) [Tese]Esta tese tem como objetivo construir um modelo de combinação socioafetiva para a formação de grupos em um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), intitulado de MCombSA. Esse modelo identifica o perfil socioafetivo individual ... -
Modelo de competências digitais para M-Learning com foco nos idosos (MCDMSÊNIOR)
(2019) [Tese]Esta tese aborda a construção de um modelo de competências digitais para Mlearning com foco nos idosos (MCDMSênior). No atual panorama é notório que o número de idosos aumentou significativamente. Em paralelo, também ocorrem ... -
Modelos de significação e pensamento lógico-matemática : um estudo sobre a influência dos conteúdos na construção da inteligência
(2009) [Tese]Os estudos da Epistemológica Genética são capazes de responder a maior parte dos problemas a respeito do conhecimento, todavia, acreditamos que é possível avançar mais na compreensão do papel ativo dos objetos e conteúdos. ... -
Modelos pedagógicos baseados em sistemas de recomendação : um foco em disciplinas da graduação
(2020) [Tese]Os Sistemas de Recomendação (SR) utilizam diferentes técnicas de filtragem para selecionar informações úteis ao usuário, de acordo com as suas necessidades. Portanto, considerando o crescente aumento no volume de dados ... -
Um modo de ler e escrever na EJA : oficinas biografemáticas
(2014) [Dissertação]Um modo de ler e escrever na Educação de Jovens e Adultos – Oficinas Biografemáticas transita conceitualmente na e com a Filosofia da Diferença e foi articulada ao Projeto Escrileituras: um modo de ler-escrever em meio à ... -
Modos de dizer e ver educação (e) matemática : a incitação à reflexão como dispositivo em um curso de formação continuada
(2011) [Dissertação]A presente Dissertação de Mestrado pretende discutir e analisar dois imperativos enunciados nas Engenharias Didáticas de alunos- professores – que frequentaram o Curso de Especialização para professores de Matemática ... -
Modos de formação continuada de docentes em serviço : arquitetônicas e sentidos emergentes
(2018) [Tese]Inscrita no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no Laboratório de Estudos em Linguagem, Interação e Cognição/Criação – LELIC -, essa tese se sustenta ...