A aprendizagem do acompanhamento harmônico no acordeom : o percurso de três crianças
Visualizar/abrir
Data
2012Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
A presente pesquisa teve como objetivo geral analisar e compreender como as crianças aprendem a executar no acordeom o acompanhamento harmônico das músicas estudadas. O desenho metodológico adotado apoiou-se em princípios do Método Clínico piagetiano. A coleta de dados foi realizada com três crianças com idade entre 7,5 e 8,5 anos, no contexto de aulas individuais de acordeom realizadas em um espaço formal de educação musical, de abril a outubro de 2011, na cidade de Porto Alegre – RS. O regist ...
A presente pesquisa teve como objetivo geral analisar e compreender como as crianças aprendem a executar no acordeom o acompanhamento harmônico das músicas estudadas. O desenho metodológico adotado apoiou-se em princípios do Método Clínico piagetiano. A coleta de dados foi realizada com três crianças com idade entre 7,5 e 8,5 anos, no contexto de aulas individuais de acordeom realizadas em um espaço formal de educação musical, de abril a outubro de 2011, na cidade de Porto Alegre – RS. O registro dos dados foi feito em diários de campo e filmagens integrais das aulas de acordeom, nas quais ocorreram entrevistas e observações clínicas decorrentes da adaptação do método, a fim de considerar as singularidades do contexto e dinâmica das aulas. A partir dos dados coletados, fez-se a composição de protocolos para cada sujeito pesquisado, descrevendo os momentos onde a problemática de pesquisa se explicitava. A base teórica da investigação advém da Epistemologia Genética de Jean Piaget. Ela possibilitou a compreensão do percurso da aprendizagem dos sujeitos durante as aulas. Os resultados evidenciaram que, ao longo das aulas de acordeom, foi acontecendo a tomada de consciência das ações, principalmente sobre como os sujeitos faziam para executar as mudanças na execução do acompanhamento. A tomada de consciência do porquê da necessidade dessas mudanças não se deu com base em explicações que considerassem coerentemente todos os elementos harmônicos envolvidos nas músicas estudadas. Constataram-se, também, níveis de tomada de consciência quanto à distinção entre consonâncias e dissonâncias e, nessa conquista, o papel da aprendizagem foi expressivo. A principal contribuição desta pesquisa está em explicitar a trajetória dos sujeitos, mostrando de que modo eles percebem, compreendem e explicam a dimensão harmônica implicada na aprendizagem do acordeom. A pesquisa poderá contribuir para a área da Música e Educação articulando aportes da Epistemologia Genética e da Educação Musical na compreensão do desenvolvimento musical da criança. ...
Abstract
This research aimed to understand and analyze general as children learn to perform the rhythmic-harmonic accompaniment on the accordion of the music studied. The design methodology adopted was based on principles of Piaget's Clinical Method. Data collection was performed with three children aged between 7.5 and 8.5 years old in the context of individual classes of an accordion held in a formal space of music education, from April to October 2011, in Porto Alegre - RS. The data recording was don ...
This research aimed to understand and analyze general as children learn to perform the rhythmic-harmonic accompaniment on the accordion of the music studied. The design methodology adopted was based on principles of Piaget's Clinical Method. Data collection was performed with three children aged between 7.5 and 8.5 years old in the context of individual classes of an accordion held in a formal space of music education, from April to October 2011, in Porto Alegre - RS. The data recording was done in the field diaries and filming the whole accordion lessons, which occurred in the interviews and clinical observations arising from adaptation of the method in order to consider the singularities of the context and dynamics of classes. From the data collected the composition of protocol was done for each subject researched describing the moment where the problematic of research is made explicit. The theoretical base of research comes from Jean Piajet’s genetic epistemology, and enabled the understanding the journey of learning of the subjects during the lessons. The results showed that over the lessons of accordion awareness of actions were happening, especially as the subjects did to perform changes in the implementation of followup. The awareness about why the need for such changes was not given on the basis of explanations that consistently consider all harmonic date elements involved in music examined. It was found, too, levels of awareness about the distinction between consonance and dissonance in this achievement and the role of learning was significant. The main contribution of this research is to explain the trajectory of the subjects, showing how they perceive, understand and explain the harmonic scale involved in learning the accordion. The research contributes to the area of Music Education and articulating contributions of Genetic Epistemology and Music Education in understanding the child's musical development. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (7479)Educação (2504)
Este item está licenciado na Creative Commons License