Navegação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde por Assunto "High School"
Resultados 1-14 de 14
-
Avaliação da consciência ambiental de alunos da rede pública estadual : um indicador da qualidade da educação ambiental em São Leopoldo/RS
(2010) [Dissertação]O crescimento da população e o aumento do consumo de recursos naturais acentuam a poluição da água, do ar e do solo, o que é evidenciado pelo crescente desaparecimento de espécies década após década, apenas um dos muitos ... -
A contribuição do PIBID para o desenvolvimento da interdisciplinaridade no ensino médio na perspectiva de licenciandos e professores bolsistas do Programa
(2018) [Dissertação]A presente dissertação constitui-se de um Estudo de Caso qualitativo, cujo contexto de investigação foi o trabalho denominado como “Oficinas Interdisciplinares”, desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Bolsas ... -
O experienciar das práticas interdisciplinares na docência das Ciências da Natureza no ensino médio
(2024) [Tese]A presente pesquisa tem como objetivo central compreender como as práticas interdisciplinares são experienciadas pelos professores da área das Ciências da Natureza no Ensino Médio e a pergunta catalisadora foi: como os ... -
Experimentação investigativa em química no ensino médio e suas potencialidades para o exercício da argumentação e um ensino centrado no aluno
(2019) [Tese]A pesquisa em educação em Ciências vem recomendando atenção às práticas ar-gumentativas. O desafio é buscar atividades que estimulem esse tipo de prática para que os alunos falem Ciência, pois isso é considerado benéfico ... -
Física moderna e contemporânea no ensino médio : tecendo conexões com os recursos da cultura digital
(2020) [Tese]Este trabalho investigou uma Sequência Didática (SD) sobre as Radiações e as Partículas Elementares no Ensino Médio implementada em 2018. Trata-se de uma proposta desenvolvida em acordo com o consenso de alguns autores ... -
Formação continuada para professores da área de ciências da natureza no Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio/Unipampa : "o que se mostra" da valorização pela formação?
(2018) [Tese]A formação de professores e o papel da docência têm sido referidos como fundamentais para mudanças no Ensino Médio, sendo ampliada a produção de políticas públicas que criam programas de formação inicial e continuada. ... -
A interdisciplinaridade no ensino de ciências da natureza na perspectiva de duas escolas públicas da região do litoral norte do Rio Grande do Sul
(2019) [Dissertação]A presente pesquisa teve a intenção de investigar um estudo realizado com seis professores da área das Ciências da Natureza do Ensino Médio de duas Escolas Públicas Estaduais, localizadas na Região Litoral Norte do RS, ... -
O letramento científico na escola básica : situação atual e perspectivas
(2020) [Tese]O letramento científico tornou-se nos últimos anos um desafio no ensino de ciências, já que resultados de avaliações nacionais e internacionais apontam nossos alunos como não letrados cientificamente. A Base Nacional Comum ... -
Oficina de robótica no ensino médio como metodologia de construção de conhecimentos de ciências exatas
(2018) [Tese]Este trabalho trata da pesquisa de um estudo de caso o qual parte do questionamento sobre como ações de robótica com Arduino podem ser estruturadas e implementadas para a construção de conhecimentos básicos de ciências ... -
Processo dialógico no ensino de microbiologia na escola do campo
(2018) [Tese]A escola do campo é um espaço que favorece a interlocução de saberes, contribuindo para a formação humanista e científica do jovem campesino através do ensino orientado para a sociedade. O estudo tem como objetivo identificar ... -
A produção de atividades experimentais no ensino médio em química nas escolas públicas estaduais de Porto Alegre/RS
(2018) [Dissertação]O objetivo desta pesquisa foi investigar a produção de atividades experimentais em Química em escolas públicas estaduais de ensino médio no município de Porto Alegre/RS. Ela buscou compreender como os professores da área ... -
Projetos escolares no ensino de Botânica : indissociabilidade na alfabetização e iniciação científica
(2022) [Tese]A Botânica é a área da Biologia que estuda as plantas em diferentes níveis, sendo estas, historicamente utilizadas pelo homem para diversos fins. Seu estudo, permite a compreensão da importância dos vegetais para a vida ... -
Rotação por estações como estratégia para o ensino de radiações e radioatividade para estudantes de ensino médio
(2020) [Dissertação]Esta dissertação tem o objetivo de investigar as contribuições da metodologia de Ensino Híbrido, por meio da estratégia Rotação por Estações (RPE), para a aprendizagem de conceitos relacionados a radiações e radioatividade ... -
Temas meio ambiente, sustentabilidade e educação ambiental no ensino de biologia : um estudo sobre as práticas dos professores do ensino médio de Sapucaia do Sul, RS
(2014) [Dissertação]Aprender é se informar ou aprender pode ser se transformar. Quando aprendemos e atribuímos significados ao que foi aprendido, temos a capacidade de transformar a informação em conhecimento. Nesse sentido esta Dissertação ...