Navegação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde por Assunto "Aprendizagem significativa"
Resultados 1-20 de 32
-
Água : temática integradora dos conteúdos curriculares aos temas transversais a partir de metodologias investigativas
(2018) [Tese]A realidade das escolas brasileiras faz com que nós, professores, muitas vezes nos sintamos desestimulados. O espaço físico de salas de aula e laboratório não são adequados, são poucos os recursos didáticos para realizar ... -
Anísio Teixeira e a educação científica : bases para a educação integral e o projeto de formação da nação brasileira
(2023) [Tese]Esta pesquisa pretende apresentar e discutir as relações entre Anísio Teixeira e a educação científica: bases para a educação integral e o projeto de formação da nação brasileira. Nasce da caminhada, inquietude, ações do ... -
Aplicação da tecnologia interface cérebro-computador em recursos educacionais : o reconhecimento de emoções
(2022) [Tese]Esta tese teve por objetivo investigar os fenômenos das emoções desencadeadas, observando as frequências das regiões em que ocorrem diferentes impulsos cerebrais dos estudantes ao utilizarem diferentes recursos educacionais ... -
Aprendizagem significativa, mapas conceituais e saberes populares : referencial teórico e metodológico para o ensino de conceitos químicos
(2018) [Tese]O processo que envolve o ensino e a aprendizagem de Ciências, em especial a Química, constitui o foco central desta pesquisa participante de abordagem qualitativa. Partimos do pressuposto defendido por Joseph Novak de que ... -
A aprendizagem significativa no ensino de ciências na escola do campo : um estudo de caso a partir da prática “hora do conto”
(2021) [Dissertação]Esta dissertação teve por objetivo analisar e avaliar o potencial formativo da utilização da biblioteca escolar e da proposta de Hora do Conto, como ambiente e ferramenta favoráveis e propícios para desenvolver o ensino ... -
Aprendizagem significativa : possibilidades para investigar o ensino de Ciências da Natureza no contexto da educação do campo
(2023) [Dissertação]Este estudo aborda as possíveis contribuições da aprendizagem significativa na articulação de atividades contextualizadas e críticas para o ensino e aprendizagem de ciências da natureza em uma escola do campo. Para isso, ... -
Avaliação da aplicação de uma ferramenta pedagógica para o estudo do fumo passivo com os licenciandos em biologia da Universidade Regional do Cariri, CE
(2018) [Tese]A exposição à fumaça de tabaco tem sido objeto de pouca discussão no âmbito escolar. O objetivo deste estudo foi identificar a percepção dos alunos licenciandos da Universidade Regional do Cariri – URCA do Curso de Biologia, ... -
Ciências da natureza e o contexto do campo : formação de professores de anos iniciais em um curso normal magistério no litoral norte do Rio Grande do Sul
(2021) [Dissertação]O processo de ensino-aprendizagem desenvolvido na educação básica brasileira, seguindo uma trajetória histórica, vem apresentando uma problemática a ser analisada: práticas e concepções pedagógicas normalmente desconectadas ... -
Clube de Ciências Saberes do Campo: contribuições para aprendizagem da educação em ciências da natureza na EMEF Rui Barbosa, em Nova Santa Rita, Rio Grande do Sul
(2021) [Dissertação]A pesquisa desta dissertação foi realizada em uma escola municipal do/no Campo, de séries iniciais, que atende 75 educandos, em turno integral, com turmas multiseriadas, localizada nas dependências de um assentamento do ... -
O contexto escolar e as situações de ensino em ciências : interações que se estabelecem na aprendizagem entre alunos e professores na perspectiva da teoria dos campos conceituais
(2014) [Tese]A presente pesquisa versa sobre o aprender a aprender dos diferentes sujeitos/atores em situações de ensino problematizadoras e diversificadas, produzidas na dinâmica do contexto escolar. A aprendizagem, neste estudo, é ... -
A cultura digital e as metodologias ativas no ensino de ciências na educação básica : haveria espaço para além da cultura do impresso?
(2020) [Dissertação]A presente pesquisa teve como principal objetivo propor a reflexão sobre a convergência das metodologias ativas como suporte para o ensino de Ciências em um contexto de cultura digital. A abordagem metodológica é de caráter ... -
Curadoria digital e o cotidiano hospitalar : as redes sociais e a convergência de saberes sobre as anomalias craniofaciais
(2020) [Dissertação]A presente pesquisa teve como principal objetivo descrever as possíveis potências da Rede Social Instagram como ferramenta mediadora no processo de convergência, compartilhamento de saberes e criação de inteligência coletiva ... -
O desinteresse pela física na região do Vale do Rio dos Sinos : suas causas e consequências na educação de jovens e adultos
(2016) [Dissertação]Lecionar Física para turmas da Educação de Jovens e Adultos – EJA – é um grande desafio, trabalhar com alunos de diferentes idades e de diferentes experiências de vida no mesmo ambiente, torna-se um obstáculo difícil de ... -
Ecopedagogia em um clube de ciências com enfoque na educação ambiental : uma proposta de humanização e sensibilização ambiental
(2022) [Dissertação]A presente pesquisa de mestrado teve como objetivo geral a formação de um Clube de Ciências com enfoque na Educação Ambiental para o exercício da cidadania sustentável. Fundamentado nos princípios da Ecopedagogia para ... -
A educação de jovens e adultos por meio de roteiros de aprendizagem no ensino de química
(2017) [Dissertação]Esta pesquisa apresenta impressões, reflexões e considerações a respeito de uma experiência vivenciada no Ensino Médio, com estudantes de um Centro de Educação de Jovens e Adultos – CEJA, localizado em Manaus/Amazonas, em ... -
Educação química em discurso, ou sobre um modo de olhar para a prática da educação química
(2015) [Tese]Esta tese analisa o discurso produzido no campo da Educação Química. Assumindo os saberes e conhecimentos gestados por meio desse campo à atualidade da educação escolarizada da disciplina Química, busca-se colocar em pauta ... -
O ensino de ciências e biologia e a sala de aula invertida : uma tendência contemporânea
(2019) [Dissertação]A pesquisa propõe que aspectos da “Sala de Aula Invertida”, podem impulsionar outras metodologias diferenciadas, pois poderá possibilitar uma “escuta sensível”, a “reflexão-ação” e a “aprendizagem significativa”. A pesquisa ... -
O ensino e a aprendizagem de matrizes tendo como fundamentação teórica a teoria da aprendizagem significativa
(2018) [Tese]Este trabalho de pesquisa, fundamentado na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel (TAS) e seus colaboradores, tem como objetivos propor, aplicar e buscar evidências de uma aprendizagem significativa em relação aos ... -
Estratégias pedagógicas que efetivam o uso de metodologias ativas no ensino fundamental
(2021) [Tese]Abordagens educacionais inovadoras, a exemplo das Metodologias ativas (MA), enfatizam a autonomia, uma maior interação entre os sujeitos, o diálogo e a problematização como ferramentas pedagógicas para a aprendizagem dos ... -
A importância das metodologias e do trabalho grupal no desenvolvimento do pensamento científico no ensino de química
(2019) [Dissertação]Essa dissertação apresenta resultados de uma intervenção em sala de aula realizada em uma escola particular da região Metropolitana de Porto Alegre. Fizeram parte da investigação 16 professores, uma orientadora pedagógica ...