A cultura digital e as metodologias ativas no ensino de ciências na educação básica : haveria espaço para além da cultura do impresso?
Visualizar/abrir
Data
2020Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
A presente pesquisa teve como principal objetivo propor a reflexão sobre a convergência das metodologias ativas como suporte para o ensino de Ciências em um contexto de cultura digital. A abordagem metodológica é de caráter qualitativo e possui natureza básica. Quanto aos objetivos, a pesquisa apresenta caráter explicativo e utiliza procedimento bibliográfico. A pesquisa inicia com o estudo e compreensão do que são metodologias ativas de ensino relacionando seu potencial no ensino de Ciências n ...
A presente pesquisa teve como principal objetivo propor a reflexão sobre a convergência das metodologias ativas como suporte para o ensino de Ciências em um contexto de cultura digital. A abordagem metodológica é de caráter qualitativo e possui natureza básica. Quanto aos objetivos, a pesquisa apresenta caráter explicativo e utiliza procedimento bibliográfico. A pesquisa inicia com o estudo e compreensão do que são metodologias ativas de ensino relacionando seu potencial no ensino de Ciências na educação básica. Além disso, perpassa a compreensão de cultura para discutir a (re)construção que constitui a cultura digital em seus engendramentos com a vida e com a educação. Reconhecendo a complexidade dos processos de ensino-aprendizagem, esta pesquisa busca promover a reflexão sobre a utilização de metodologias ativas no ensino de Ciências em convergência com uma formação básica alinhada ao contexto de cultura digital, percebendo que o espaço da escola pode se constituir para além das suas paredes concebendo o potencial criador de quem ensina e de quem aprende. Para desenvolver essa discussão são apresentados estudos que relatam experiências pedagógicas utilizando metodologias ativas na educação básica, sempre que possível no ensino de Ciências, a partir dos quais são observadas potencialidades e inconsistências quanto a seu uso nessa etapa de ensino. Por meio dessa reflexão compreende-se que a sala de aula deve ser mais do que espaço de reprodução, abrindo espaço para múltiplas vozes e linguagens, reconhecendo os estudantes enquanto aprendentes permanentes que cada vez mais teimam em se fazer escutar e que transformam a escola por meio de voz, texto, imagem, ação. Assim, a pesquisa permite afirmar que a ação docente torna-se um diferencial nessa manifestação do que é naturalmente ativo pelos estudantes possibilitando ou não a manifestação de seus potenciais criadores e, em decorrência disso, propõem a incorporação das metodologias ativas nos processos de ensino, aprendizagem e avaliação na educação básica. Por fim, este estudo constitui-se como uma contribuição para discussões acerca dessa temática fazendo emergir reflexões a partir do contexto da sala de aula da educação básica. ...
Abstract
The present research had as main objective to propose the reflection on the convergence of active methodologies as a support for science teaching in a digital culture context. The methodological approach is qualitative and has a basic nature. As for the objectives, the research has an explanatory character and uses a bibliographic procedure. The research starts with the study and understanding of what active teaching methodologies are, relating their potential in science teaching in basic educa ...
The present research had as main objective to propose the reflection on the convergence of active methodologies as a support for science teaching in a digital culture context. The methodological approach is qualitative and has a basic nature. As for the objectives, the research has an explanatory character and uses a bibliographic procedure. The research starts with the study and understanding of what active teaching methodologies are, relating their potential in science teaching in basic education. In addition, it permeates the understanding of culture to discuss the (re) construction that constitutes digital culture in its engenderments with life and education. Recognizing the complexity of the teaching-learning processes, this research seeks to promote reflection on the use of active methodologies in the teaching of Science in convergence with a basic training aligned to the context of digital culture, realizing that the school space can be constituted beyond of its walls conceiving the creative potential of those who teach and those who learn. To develop this discussion, studies are presented that report pedagogical experiences using active methodologies in basic education, whenever possible in science teaching, from which potentialities and inconsistencies regarding their use in this teaching stage are observed. Through this reflection, it is understood that the classroom should be more than a reproduction space, opening space for multiple voices and languages, recognizing students as permanent learners who increasingly insist on making themselves heard and transforming the school by means of voice, text, image, action. Thus, the research allows to affirm that the teaching action becomes a differential in this manifestation of what is naturally active by the students, enabling or not the manifestation of their potential creators and, as a result, they propose the incorporation of active methodologies in the teaching processes, learning and assessment in basic education. Finally, this study constitutes a contribution to discussions about this theme, giving rise to reflections from the context of the basic education classroom. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.
Coleções
-
Multidisciplinar (2563)
Este item está licenciado na Creative Commons License