Navegação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde por Autor "Rocha Neto, Ivan"
Resultados 1-20 de 20
-
Ações afirmativas na pós-graduação
Pereira, Fabiana Santos (2019) [Dissertação]Esta pesquisa reúne dados de estudos recentes sobre o perfil dos pós-graduandos no Brasil. Apesar da ausência de informações coletadas historicamente e de forma a abranger todos os cursos de mestrado e doutorado, as análises ... -
Análise da elaboração de relatório de gestão e o seu resultado para a aprendizagem organizacional : estudo de caso CNPq
Ribeiro, Marcelo Linhares (2016) [Dissertação]O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados da análise da atividade de elaboração de relatório de gestão e o seu uso para a aprendizagem organizacional no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico ... -
Avaliação do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica – PROCAD
Moura, Elci Vieira de (2016) [Tese]O objetivo geral desta tese foi avaliar o Procad, desde a sua criação, em 2000, até o lançamento da última edição, ocorrida em 2013, refletindo em que medida foram alcançados seus objetivos de promoção da melhoria da ... -
Ciência sem Fronteiras : perspectivas da internacionalização e a experiência australiana
Cunha, Dileine Amaral da (2016) [Tese]A presente tese buscou investigar o desempenho inicial do Programa Ciência sem Fronteiras na formação de estudantes brasileiros de graduação egressos de universidades australianas, com relação à relevância para o desenvolvimento ... -
A contribuição da cooperação internacional na formação de recursos humanos de estrangeiros no país : análise do Programa Estudante-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG), do CNPq
Yamada, Izaura Matiko (2019) [Tese]Este trabalho teve como objetivo analisar de maneira ampla resultados do Programa Estudante-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG), este como instrumento de cooperação internacional, que viabiliza oportunidades a estrangeiros ... -
Cooperação acadêmica internacional da Capes na perspectiva do programa Ciência sem Fronteiras
Silva, Stella Maris Wolff da (2012) [Dissertação]Nesta pesquisa foi feita uma revisão dos Programas de Cooperação Acadêmica Internacional promovidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e na exploração sobre o potencial desses programas ... -
Hortas escolares : análise da etapa piloto do Projeto Hortas Pedagógicas prevendo proposta de expansão por competição de hackathon
Fuscaldi, Kelliane da Consolação (2021) [Tese]O objetivo principal deste estudo consistiu em compreender o conceito aplicado de horta escolar no contexto da inovação do setor público, focando na multifuncionalidade da horta e na metodologia do hackathon para propor o ... -
Identidade, trabalho e aposentadoria : estudo com trabalhadoras aposentadas de uma fundação pública
Augusto, Magda Maria (2016) [Tese]Este estudo discute como o trabalho influencia a construção da identidade e quais suas consequências frente à aposentadoria. Os sujeitos desta pesquisa são servidoras aposentadas de uma agência pública de fomento à ciência ... -
Influência do sistema de avaliação da CAPES na qualidade dos programas de pós-graduação
Melo, Maria Amelia Aragão (2011) [Dissertação]Reflexões são propostas sobre o Sistema de Avaliação da Pós-Graduação da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) desde 1976, sua evolução e questões que têm sido discutidas pela comunidade ... -
Internacionalização da educação superior e efeitos do Programa Ciência Sem Fronteiras
Chaves, Gérlia Maria Nogueira (2023) [Tese]Esta tese é uma pesquisa sobre o Programa Ciência sem Fronteiras (CsF), o qual se trata de uma política pública brasileira de internacionalização da educação superior e da ciência, tecnologia e inovação, por meio da ... -
Internacionalização da educação superior e o programa CAPES-PRINT : uma análise da avaliação intermediária do projeto de internacionalização da UFRGS
Ramalho, Priscila Bearzi (2023) [Dissertação]Com a influência da globalização na educação superior, a internacionalização institucional está no centro da concepção de programas e políticas com foco no desenvolvimento das habilidades das instituições para melhor ... -
A internacionalização da produção científica do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013-2016)
Amorim, Caroline Oliveira de (2023) [Dissertação]Este estudo analisou a internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGQ/UFRGS), no período de 2013 a 2016, por meio da sua produção científica indexada na base ... -
Na era da tecnologia ou da poluição : a educação ambiental praticada nas escolas públicas do Distrito Federal
Freitas, Débora Maria da Silva (2016) [Tese]O avanço tecnológico e o crescente processo de industrialização vêm progressivamente interferindo e alterando a dinâmica da natureza. Esse avanço, principalmente a partir do século XVIII, colocou definitivamente os interesses ... -
Olhares sobre a avaliação por pares : institucionalização e limites da avaliação por pares no CNPq (1975 – 2016)
Leite, Anderson Cleiton Fernandes (2018) [Tese]Esta tese visa analisar a constituição, o funcionamento e os limites da Avaliação por Pares (AP) no âmbito do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A pesquisa operou por dois caminhos ... -
Planejamento estratégico à luz da complexidade, do pensamento divergente e da visão prospectiva – avanços na qualidade da gestão : o caso do CNPq
Lopes, Rita de Cássia Scardine Assis (2016) [Tese]Este trabalho aborda a evolução do Planejamento Estratégico do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) sob a ótica da gestão, frente às contínuas mudanças conjunturais do país, e pretende, a ... -
Política educacional : percepções dos estudantes da área de engenharia elétrica e dos coordenadores do programa Ciências sem Fronteiras
Fernández, Eloisa (2016) [Tese]Esta tese visa analisar a trajetória dos bolsistas egressos da graduação sanduíche e as avaliações feitas pelos coordenadores das instituições de ensino superior (IES) envolvidas no programa Ciência sem Fronteiras (CsF), ... -
O Programa Nacional de Cooperação Acadêmica-Novas Fronteiras : avaliação de progresso e oportunidades para o futuro
Gomes, Dayse Benigna Bernardo Araujo (2011) [Dissertação]O Brasil tem sido desafiado a enfrentar questões estratégicas e complexas nas atividades de ciência, tecnologia e inovação que demandam a formação de redes de pesquisa e Pós-graduação orientadas à redução das disparidades ... -
O Qualis periódicos na percepção dos programas de pós-graduação
Maciel, Maria Goretti de Lacerda (2013) [Dissertação]A avaliação da qualidade das publicações resultantes dos programas de pós-graduação por meio do sistema Qualis, em especial os artigos de periódicos, tem sido alvo de críticas positivas e negativas, abrindo espaço para uma ... -
Releitura de três programas de cooperação acadêmica internacional da Capes, e o papel da internacionalização na pós-graduação brasileira
Silva, Stella Maris Wolff da (2018) [Tese]O trabalho pretende analisar a criação, institucionalização e expansão da pós-graduação brasileira a partir da promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e da reforma do ensino superior instituída ... -
Tecnologia digital na escola : contribuição do setor de TIC para apoio ao processo ensino-aprendizagem
Vidal, Karina Domingues Bressan (2017) [Tese]As tecnologias digitais têm mudado o comportamento dos estudantes. Por consequência, as escolas começaram gradativamente a implantar nas salas de aula computadores, projetores, lousas digitais, tablets, e softwares ...