Navegação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde por Autor "Ferreira, Maira"
Resultados 1-7 de 7
-
Desafio pré-vestibular UFPEL : a extensão universitária na formação de professores de ciências da natureza
Silva, Josiele Oliveira da (2017) [Dissertação]A pesquisa refere-se à análise do projeto de extensão Desafio Pré-vestibular como espaço para a formação de professores de Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química), procurando compreender os discursos que interpelam ... -
O dispositivo político educacional das avaliações em larga escala no Brasil e educação em ciências/química : uma análise de produções sobre o Enem nas mídias e em documentos oficiais
Rocha, Paula Del Ponte (2020) [Tese]A pesquisa realizada para esta Tese de Doutorado analisa os discursos que circulam em documentos oficiais e nas mídias, procurando perceber como esses operam e legitimam o Enem como dispositivo político educacional. Como ... -
Formação continuada para professores da área de ciências da natureza no Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio/Unipampa : "o que se mostra" da valorização pela formação?
Dias, Lisete Funari (2018) [Tese]A formação de professores e o papel da docência têm sido referidos como fundamentais para mudanças no Ensino Médio, sendo ampliada a produção de políticas públicas que criam programas de formação inicial e continuada. ... -
Orientações curriculares e políticas públicas para a formação de professores : um estudo sobre o curso de licenciatura em Química da UFPel
Rocha, Paula Del Ponte (2014) [Dissertação]Este trabalho se refere a um estudo do curso de Licenciatura em Química da UFPel, no qual buscamos compreender os efeitos das políticas curriculares, das políticas para a iniciação à docência e das avaliações em larga ... -
Pensamento e Devir : um caminhar pelo trajeto formativo de professoras de química
Silva, Viviane Maciel da (2020) [Tese]Este estudo teve como o objetivo capturar modos de aprender em meio às experiências que englobam a formação de professoras de Química. Do acompanhar as licenciandas do IFSUL-CaVG durante os quatro estágios curriculares, ... -
O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) como política da CAPES para a formação de professores
Nepomuceno, Frederico Batista (2019) [Tese]A Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) sempre atuou na área da educação, em especial na pós-graduação stricto sensu, nas modalidades de mestrado e doutorado. Porém, a partir de 2007, ... -
Políticas de currículo e reformas no ensino médio : uma análise de contextos em documentos e na percepção de professores de ciências da natureza
Martins, Eliezer Alves (2019) [Dissertação]A pesquisa tem o objetivo de investigar o movimento de produção e instituição de reformas curriculares para o Ensino Médio, após a Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional – LDBEN (Lei. 9.394/1996), buscando ...