Navegação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde por Título
Resultados 23-42 de 601
-
Análise das percepções discentes e docentes sobre a contribuição da metodologia problem based learning (PBL) na formação de engenheiros civis
(2022) [Tese]Esta tese apresenta os resultados de uma investigação a respeito da metodologia Problem Based Learning (PBL), na qual os desafios são caminhos para a aprendizagem de novos conhecimentos e para o desenvolvimento de habilidades, ... -
Análise de conteúdo dos livros didáticos de Ciências : o antes e o depois da BNCC nos anos finais do ensino fundamental
(2024) [Dissertação]A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) publicada pelo Ministério da Educação em 2018 propõe alterações curriculares de forma uniforme a todo o país. Anteriormente orientado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, o ... -
Análise de uma proposta de ensino de compostos inorgânicos e reações químicas, e da pesquisa de iniciação científica no ensino profissionalizante pós-médio
(2011) [Dissertação]Investiga-se, neste trabalho, a análise de uma proposta de ensino de química, utilizando uma metodologia integradora de conteúdos e a iniciação científica no ensino profissionalizante pós-médio. Os alunos, ao ingressarem ... -
Análise de um projeto de difusão científica : uma parceria entre UFRGS e escola pública
(2015) [Dissertação]O estabelecimento de um diálogo entre ciência e sociedade se faz extremamente necessário, por isso a importância de se repensar e articular novas estratégias para a educação em ciências, as quais promovam à difusão do ... -
Análise do desempenho de ex-estudantes de doutorado para o desenvolvimento de uma carreira científica de excelência
(2024) [Tese]O desempenho pregresso de um pesquisador e o seu potencial desempenho futuro têm fundamental importância na implementação de políticas públicas de fomento – especialmente em uma economia globalizada e competitiva, em que ... -
Análise do ensino de ciências nas turmas de 7º ano do ensino fundamental na rede pública dos municípios de Crato e Juazeiro do Norte - CE : um estudo de caso
(2016) [Dissertação]O presente estudo objetivou analisar aulas práticas de Ciências, observando a existência ou não de laboratórios, aulas de campo, a percepção dos alunos pela disciplina, a capacitação dos professores e o material disponível ... -
Análise do programa de cooperação acadêmica (PROCAD) na grande área de Ciências Agrárias : o impacto nos programas de pós-graduação, com foco nas assimetrias regionais
(2023) [Dissertação]A Capes busca sempre lançar e aprimorar programas que auxiliem o desenvolvimento da Pós-Graduação no Brasil e o cumprimento das diretrizes, estratégias e metas do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG). Ao longo dos anos ... -
Análise do programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT) quanto a missão de transferência de conhecimentos para a sociedade dos INCTS
(2023) [Tese]O Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT), criado em 2008 pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, tem o objetivo de promover excelência nas atividades de ciência e tecnologia e sua internacionalização, ... -
Análise dos fatores que afetam a produção científica brasileira : um estudo econométrico
(2018) [Tese]Este trabalho teve como propósito a realização de um estudo que coloca no centro do debate a produção científica brasileira. Parte-se do princípio de que ela é um fator fundamental para um processo de desenvolvimento a ... -
Análise dos programas da Capes de concessão de bolsas de estudos para a formação doutoral no exterior : estudos de egressos
(2017) [Dissertação]O presente trabalho tem como objetivo principal analisar comparativamente os egressos dos programas de doutorado pleno e doutorado sanduíche no exterior das áreas de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde ... -
Análise do uso das tecnologias digitais nas escolas da região do médio São Francisco com foco no programa governamental Professor Conectado
(2017) [Tese]Pelo último censo realizado no ano de 2014 e divulgado no site da Secretaria de Educação de Pernambuco, o número de escolas da Rede Estadual de ensino básico chega a 1.052 escolas, que atendem aproximadamente 654 mil alunos ... -
Uma análise sobre conceitos algébricos em produções acadêmicas : questões para formação de professores e para pesquisa
(2019) [Dissertação]Este trabalho propõem mapear e analisar de que forma o conceito de função é abordado em produções acadêmicas que exploram o uso de softwares e/ou buscam relações com as Ciências da Natureza. Para tal, fundamenta-se nas ... -
Uma análise sobre os alunos do curso de Especialização em Saúde da Família da UNA-SUS
(2017) [Dissertação]Esta dissertação de mestrado apresenta o perfil dos alunos ingressos em 2014 no curso de Especialização em Saúde da Família, financiado pelo Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica do Ministério da Saúde, ... -
Anísio Teixeira e a educação científica : bases para a educação integral e o projeto de formação da nação brasileira
(2023) [Tese]Esta pesquisa pretende apresentar e discutir as relações entre Anísio Teixeira e a educação científica: bases para a educação integral e o projeto de formação da nação brasileira. Nasce da caminhada, inquietude, ações do ... -
A aplicação da metodologia de estudos de caso no contexto do componente curricular processos industriais em um curso técnico em química
(2016) [Dissertação]A superação da dualidade entre educação profissional e a educação básica constitui-se em uma necessidade preconizada pelos marcos legais mais recentes da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio no Brasil, que, entre ... -
Aplicação da tecnologia interface cérebro-computador em recursos educacionais : o reconhecimento de emoções
(2022) [Tese]Esta tese teve por objetivo investigar os fenômenos das emoções desencadeadas, observando as frequências das regiões em que ocorrem diferentes impulsos cerebrais dos estudantes ao utilizarem diferentes recursos educacionais ... -
Aprender ciências e biologia com atividades lúdicas é bem mais fácil! Será?
(2015) [Dissertação]A partir da análise de 10 Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) de egressos do Curso de Ciências Biológicas Licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul foi possível compreender e problematizar os discursos ... -
A aprendizagem baseada em problemas e a construção de habilidades como ferramentas para o ensino-aprendizagem nas ciências da natureza
(2015) [Dissertação]Os recursos e avanços tecnológicos proporcionam enorme disponibilidade de meios de comunicação e acesso a informações. Essas novas possibilidades caracterizam a chamada “sociedade da informação”, na qual nos encontramos ... -
Aprendizagem baseada em problemas : uma estratégia para o ensino de química no ensino médio
(2016) [Dissertação]Nesta dissertação realizou-se uma pesquisa qualitativa sobre a aplicação das metodologias de Estudos de Caso e Resolução de Problemas no ensino de Química no Ensino Médio. A proposta teve como objetivos a mudança de postura ... -
Aprendizagem baseada em projetos : um olhar sobre a experiência da implementação da ABP em um curso de engenharia
(2019) [Dissertação]A Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) é uma metodologia de ensino que privilegia a ação discente em detrimento da passividade do ensino tradicional, utilizando projetos realistas no ensino de conteúdos acadêmicos. Na ...