Navegação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde por Assunto "Cooperação internacional"
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Avaliação da política de atração e fixação de cientistas no âmbito do programa brasileiro Ciência sem Fronteiras sob uma perspectiva comparada com a política Argentina Raices
(2019) [Dissertação]Esta dissertação teve por objetivo avaliar a política de atração e fixação de pesquisadores no país no âmbito do Programa de Atração de Jovens Talentos (PAJT), pertencente ao Programa Brasileiro Ciência sem Fronteiras ... -
A bolsa pesquisador visitante especial no programa Ciência sem Fronteiras no CNPq e a internacionalização da ciência
(2016) [Dissertação]A pesquisa está dividida em duas etapas. A primeira apresenta e analisa a modalidade de bolsa de Pesquisador Visitante Especial (PVE), bolsa de estudos oferecida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e ... -
Ciência sem Fronteiras : perspectivas da internacionalização e a experiência australiana
(2016) [Tese]A presente tese buscou investigar o desempenho inicial do Programa Ciência sem Fronteiras na formação de estudantes brasileiros de graduação egressos de universidades australianas, com relação à relevância para o desenvolvimento ... -
A contribuição da CAPES para a internacionalização das engenharias no Brasil : o caso do Programa Brafitec
(2016) [Dissertação]Este estudo é resultado de pesquisa realizada com coordenadores e ex-coordenadores de projetos de parceria universitária financiados por meio do Programa CAPES/Brafitec (Brasil-France Ingénieur Technologie). Um dos programas ... -
A contribuição da cooperação internacional na formação de recursos humanos de estrangeiros no país : análise do Programa Estudante-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG), do CNPq
(2019) [Tese]Este trabalho teve como objetivo analisar de maneira ampla resultados do Programa Estudante-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG), este como instrumento de cooperação internacional, que viabiliza oportunidades a estrangeiros ... -
Cooperação acadêmica internacional da Capes na perspectiva do programa Ciência sem Fronteiras
(2012) [Dissertação]Nesta pesquisa foi feita uma revisão dos Programas de Cooperação Acadêmica Internacional promovidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e na exploração sobre o potencial desses programas ... -
Monitoramento e avaliação de programas de mobilidade acadêmica internacional : um estudo do Ciência sem Fronteiras
(2019) [Dissertação]Esta pesquisa investiga quais dados foram coletados no programa brasileiro Ciência sem Fronteiras (CSF), que ampliou a mobilidade acadêmica internacional – em especial de estudantes de graduação –, e está sendo utilizado ... -
Olhares sobre o programa Ciência Sem Fronteiras : uma contribuição à gestão pública do fomento à ciência, tecnologia e inovação
(2016) [Tese]Resumo não disponível -
Perspectivas da bolsa pesquisador visitante especial : uma modalidade do programa brasileiro Ciência sem Fronteiras
(2019) [Tese]A Bolsa Pesquisador Visitante Especial – PVE do Programa Ciência sem Fronteiras – CsF atraiu pesquisadores de diversas instituições do mundo. Foram mais de mil pesquisadores que vieram ao Brasil financiados pelo Conselho ... -
Programa Probral - Capes : a cooperação bilateral Brasil e Alemanha em projetos conjuntos de pesquisa
(2017) [Tese]A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES e o Deutscher Akademischer Austauschdienst - DAAD são organizações do Brasil e da Alemanha, respectivamente, que apoiam iniciativas de cooperação bilateral ... -
Releitura de três programas de cooperação acadêmica internacional da Capes, e o papel da internacionalização na pós-graduação brasileira
(2018) [Tese]O trabalho pretende analisar a criação, institucionalização e expansão da pós-graduação brasileira a partir da promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e da reforma do ensino superior instituída ... -
As tecnologias digitais e o ensino de química : o caso do Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores
(2016) [Tese]A inserção das tecnologias digitais na escola não contemplam padrões de tempos atrás. Nesse contexto encontram-se os professores e os processos formativos. Com a situação da tecnologia na sociedade posta e sem possibilidades ...