• English
    • Español
    • Português (Brasil)
Repositório Digital
  • Navegar
    • Coleções e comunidades
    • Ano
    • Autor
    • Título
    • Assunto
    • Tipo
  • Sobre
    • Apresentação
    • Estatísticas gerais
    • Instruções aos autores
    • Política
    • Ajuda
  • Contato
  • Ajuda
UFRGS
  • português (Brasil) 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • português (Brasil) 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Entrar
A-AA+
Navegação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde por Título 
  •   Lume inicial
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas na UFRGS
  • Multidisciplinar
  • Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde
  • Navegação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde por Título
  • Lume inicial
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas na UFRGS
  • Multidisciplinar
  • Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde
  • Navegação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde por Título
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Navegação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde por Título

  • 0-9
  • A
  • B
  • C
  • D
  • E
  • F
  • G
  • H
  • I
  • J
  • K
  • L
  • M
  • N
  • O
  • P
  • Q
  • R
  • S
  • T
  • U
  • V
  • W
  • X
  • Y
  • Z

Ordenado por:

Ordenar:

Resultados:

Resultados 232-251 de 401

  • Título
  • Data do documento
  • data de submissão
  • Ascendente
  • Descendente
  • 5
  • 10
  • 20
  • 40
  • 60
  • 80
  • 100
    • Thumbnail

      Intervenções artísticas nos espaços da ciência : elementos de aprendizagem para além do ordinário 

      Telles, Jardel (2016) [Dissertação]
      Com este trabalho desejamos apresentar o campo pós-estruturalista e a visão pósmoderna de ciência não asséptica, entendendo que este posicionamento nos possibilita um olhar mais amplo para o processo de ensino e aprendizagem ...
    • Thumbnail

      Investigação das atividades de contraturno de estudantes do ensino fundamental no município de Farroupilha/RS : contribuição para adesão ao Programa Mais Educação/MEC 

      Portela, Priscila (2015) [Dissertação]
      Ao ofertar atividades diferenciadas aos educandos, também se faz necessário que os mesmos tenham voz ativa e explicitem suas preferências. O Programa Mais Educação busca ofertar atividades de contraturno escolar para ...
    • Investigando o uso de unidades de aprendizagens como estratégia de ensino de química 

      Morgavi, Regina Beatriz Leal (2019) [Dissertação]
      Uma Unidade de Aprendizagem (UA) é um conjunto de ideias, de hipóteses de trabalho que inclui não só os conteúdos da disciplina e os recursos necessários para o trabalho diário, mas também metas de aprendizagem e estratégias ...
    • Thumbnail

      Investimentos em pesquisa e desenvolvimento fomentados pela Lei de Informática no fortalecimento da formação ou capacitação profissional em instituições de ensino e pesquisa 

      Vasconcelos, Scheyla (2018) [Tese]
      Recursos Humanos com formação de qualidade e boa capacitação se constituem no capital intelectual da indústria que busca a capacitação tecnológica e maior competitividade, tanto a nível nacional, quanto a mundial. Na ...
    • A invisibilidade do gênero nas discussões das mulheres professoras de matemática 

      Souza, Juliana Boanova (2020) [Dissertação]
      Esta dissertação tem como objetivo investigar e problematizar como o processo de generificação da Matemática está sendo produzido nos discursos das professoras de Matemática de uma Universidade do Rio Grande do Sul. Para ...
    • Thumbnail

      O jeito xavante de torcer : formação de memórias em uma torcida de futebol 

      Jahnecka, Luciano (2010) [Dissertação]
      Em uma investigação das práticas torcedoras presentes em um estádio de futebol, esta pesquisa aborda a formação de memórias como elemento produtor de sujeitos. Estes torcedores mantêm vínculos muito particulares com o ...
    • Jogos eletrônicos e movimento : transformando o digital em real nas aulas de educação física 

      Pontin, Gabriela (2017) [Dissertação]
      A presente dissertação de mestrado busca investigar potencialidades na interlocução entre aprendizagem e os jogos eletrônicos nas aulas de Educação Física. No primeiro capítulo, esta pesquisa aborda de forma específica o ...
    • Jogos no ensino de ciências : a experiência do PIBID/UFRPE 

      Carneiro, André Guimarães (2019) [Dissertação]
      Este estudo teve como objetivo principal analisar a contribuição do PIBID/UFRPE em relação ao uso de jogos e atividades lúdicas, como estratégia de ensino na iniciação à docência, na área de conhecimento das ciências da ...
    • Thumbnail

      Levantamento do consumo de medicamentos por estudantes de ensino médio em duas escolas de Porto Alegre-RS 

      Almeida, Claudia Rejane Chiarel (2009) [Dissertação]
      Esse estudo foi realizado em duas escolas de ensino médio, Instituto Vicente Pallotti (particular) e Escola Estadual Tubino Florinda Sampaio (pública), localizadas na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, em 2008. ...
    • Licenciatura em química do IFMT na modalidade EAD : análise dos saberes docentes construídos nesse processo formativo 

      Leão, Marcelo Franco (2018) [Tese]
      Discutir sobre a formação de professores no país é uma necessidade, visto a importância desses profissionais como mediadores do processo educativo. O presente estudo teve como objetivo analisar os saberes docentes construídos ...
    • Mapeamento da pesquisa e produção acadêmica da área de Ciências biológicas e ciências ambientais do IFRS câmpus Porto Alegre (RS) 

      Silveira, Filipe Xerxeneski da (2017) [Dissertação]
      Este estudo teve como premissa principal a análise das práticas de pesquisa e produção acadêmica dos docentes efetivos e dos colaboradores da área de Ciências Biológicas e Ciências Ambientais do IFRS Campus Porto Alegre. ...
    • Matemática sociocultural versus matemática acadêmica no contexto do futuro professor : um estudo etnomatemático 

      Campos, Paulo Policarpo (2018) [Tese]
      O tema desta tese referenciando a Matemática Acadêmica vinculada à formação do futuro professor de Matemática da Faculdade de Formação de Professores de Serra Talhada – FAFOPST, em simbiose com a Matemática Sociocultural ...
    • O método de estudos de caso como estratégia na formação do perfil profissional de estudantes de um curso técnico em química 

      Fernandes, Mirele Sanches (2019) [Tese]
      Ao longo dos anos, nota-se a preocupação dos profissionais da educação em promover a melhoria do ensino brasileiro, com propostas para o desenvolvimento de um ensino menos conteudista e fragmentado, mas que proporcione uma ...
    • A metodologia da problematização como estratégia pedagógica para o desenvolvimento profissional docente em educação para a sexualidade 

      Barbosa, Luciana Uchôa (2020) [Tese]
      A Metodologia da Problematização (MP) tem sido muito usada em pesquisas da área da saúde e educação. É considerada uma estratégia pedagógica inovadora, de ensino e de aprendizagem, que favorece a formação de um profissional ...
    • Metodologia de projetos e a formação continuada de professores : uma experiência na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental 

      Righi, Marcia Medianeira Toniasso (2018) [Tese]
      As ferramentas pedagógicas são recursos que podem auxiliar o professor em suas aulas, cabe a ele escolher a melhor metodologia ou estratégia a ser adotada em seu planejamento. Nos últimos anos, surgiram novas estratégias ...
    • Metodologias ativas no ensino médio : um olhar dos docentes das ciências da natureza no município de Iguatu, Ceará 

      Sousa, Diana Clementino de Oliveira (2020) [Dissertação]
      A educação básica é uma fase importante na preparação do educando para a interação com o mundo que o cerca, afirma-se que o ensino de Ciências nessa fase deve oportunizar momentos em que seja possível aos educandos construir ...
    • Thumbnail

      Meu jardim secreto : um estudo de caso 

      Ono, Angélica Xavier (2017) [Dissertação]
      O presente trabalho apresenta um estudo de caso do projeto MEU JARDIM SECRETO, que foi um projeto multidisciplinar com foco em ciências, com alunos da 3º Ano do Ensino Fundamental de uma Escola Particular de Porto Alegre. ...
    • Minha casa, minha vida, meu lar. Será mesmo? uma visão sobre as recentes políticas habitacionais de interesse social e suas ações além das telhas e tijolos 

      Borges, Antonio Marcos Soares (2017) [Tese]
      As questões que envolvem a moradia de interesse social no Brasil têm sido analisadas por diversos especialistas da atualidade. O presente trabalho busca realizar uma análise exploratória de uma temática ainda pouco explorada ...
    • Modelo de maturidade da arquitetura da informação para mitigar os impactos sociais dos riscos relacionados com a privacidade, segurança e perda de valor das informações disponibilizadas no ambiente do Big Data 

      Azambuja, Antonio João Gonçalves de (2020) [Tese]
      O avanço das tecnologias da informação tem possibilitado um crescimento exponencial do volume de dados obtidos, armazenados, processados, transmitidos e publicados no ambiente do Big Data. Todo esse crescimento tem gerado ...
    • Monitoramento e avaliação de programas de mobilidade acadêmica internacional : um estudo do Ciência sem Fronteiras 

      Costa, Soraia de Queiroz (2019) [Dissertação]
      Esta pesquisa investiga quais dados foram coletados no programa brasileiro Ciência sem Fronteiras (CSF), que ampliou a mobilidade acadêmica internacional – em especial de estudantes de graduação –, e está sendo utilizado ...

      Powered by DSpace software, Version 5.8.
      Entre em contato
      Powered by DSpace software, Version 5.8.
      UFRGS
       

       

      Sobre o LumeApresentaçãoEstatísticas geraisInstruções aos autoresPolíticaAjuda

      Navegar

      Todo o repositórioColeções e comunidadesAnoAutorTítuloAssuntoTipoEsta coleçãoAnoAutorTítuloAssuntoTipo

      Minha conta

      EntrarCadastro

      Compartilhar

      Facebook
      Google+
      Twitter
      LinkedIn
      E-mail

      Powered by DSpace software, Version 5.8.
      Entre em contato
      Powered by DSpace software, Version 5.8.
      UFRGS