Listar Educación en Ciencias: Química de la Vida y Salud por tema "Metodologia do ensino"
Mostrando ítems 1-14 de 14
-
Água : temática integradora dos conteúdos curriculares aos temas transversais a partir de metodologias investigativas
(2018) [Tesis]A realidade das escolas brasileiras faz com que nós, professores, muitas vezes nos sintamos desestimulados. O espaço físico de salas de aula e laboratório não são adequados, são poucos os recursos didáticos para realizar ... -
Aprendizagem de conceitos biológicos através do estudo das representações mentais
(2009) [Tesis de maestría]No ano de 2007 foram analisadas representações mentais de alunos do 1º ano do ensino médio, na disciplina de biologia da Escola Estadual Parobé, Porto Alegre, RS. Foi avaliada a influência das figuras do livro didático ... -
Atividades integradas de ensino e aprendizagem em química numa perspectiva problematizadora
(2008) [Tesis de maestría]Uma das justificativas para a inclusão do ensino das ciências da natureza como parte do currículo da educação básica costuma ser a necessidade de proporcionar uma cultura científica mínima que permita aos estudantes ... -
Avaliação da aplicação de uma ferramenta pedagógica para o estudo do fumo passivo com os licenciandos em biologia da Universidade Regional do Cariri, CE
(2018) [Tesis]A exposição à fumaça de tabaco tem sido objeto de pouca discussão no âmbito escolar. O objetivo deste estudo foi identificar a percepção dos alunos licenciandos da Universidade Regional do Cariri – URCA do Curso de Biologia, ... -
Elementos organizadores da aprendizagem em atividades de monitoria como estratégia pedagógica para o ensino de ciências no nível fundamental
(2014) [Tesis]Resumo não disponível -
Ensino de ciências : uma proposta para adequar o conhecimento ao cotidiano - enfoque sobre a água
(2010) [Tesis de maestría]Os assuntos que envolvem o ensino de ciências são capazes de despertar a curiosidade das crianças de maneira envolvente. Quando são aplicadas no contexto escolar atividades dinâmicas e participativas o aluno torna-se agente ... -
Um estudo de caso sobre o uso de atividades experimentais na Escola Agrotécnica Federal de Sombrio
(2008) [Tesis de maestría]Este trabalho relata uma proposta metodológica fundamentada na perspectiva construtivista, que teve como objetivo investigar a contribuição da utilização de atividades experimentais realizadas com materiais alternativos e ... -
Um estudo sobre mudanças de concepções de estudantes de pós-graduação sobre o processo de ensino/aprendizagem a partir de uma atividade reflexiva curricular
(2013) [Tesis]Os cursos de mestrado e doutorado procuram formar pesquisadores nas diversas áreas do conhecimento. No entanto, não estão geralmente voltados à formação do professor universitário, em seu sentido amplo, uma vez que o ... -
Evolução das concepções didáticas de futuros professores de química sob uma perspectiva investigativa construtivista
(2009) [Tesis de maestría]A presente investigação trata de um estudo de caso no âmbito da formação de professores de Química e dos modelos didáticos associados às concepções didáticas de sujeitos envolvidos em uma intervenção metodológica de caráter ... -
Faces da docência das ciências nos anos iniciais do ensino fundamental
(2010) [Tesis de maestría]A exploração natural do meio para aquisição de conhecimentos e desenvolvimento intelectual pode ser um dos caminhos para atrair a atenção dos alunos para o ensino. Fazer o aluno perceber as aulas de forma prazerosa e ... -
Monitoria como estratégia pedagógica para o ensino de ciências no nível fundamental
(2008) [Tesis de maestría]O ensino de ciências tem como um dos objetivos, ser participativo, envolvendo os alunos em atividades experimentais e pesquisas bibliográficas dos conteúdos estudados na grade curricular das escolas. Neste contexto de ... -
O processo criativo na aprendizagem das transformações químicas : uma proposta para estudantes construírem novos conhecimentos na educação básica
(2014) [Tesis]Esta tese propõe-se a analisar o processo de construção de conhecimentos de estudantes ingressantes do Ensino Médio, ao participarem de atividades organizadas como uma proposta de ensino e aprendizagem, elaborada a partir ... -
Resolver problemas a partir de uma proposta pedagógica contextualizada com a realidade dos alunos : uma possibilidade para o ensino de ciências
(2008) [Tesis de maestría]Esta dissertação de mestrado apresenta um estudo de caso realizado em uma Escola de Ensino Fundamental da Rede Pública Estadual de Porto Alegre, com a oitava série do turno da manhã, composta por 30 alunos oriundos de ... -
O uso de ferramentas de informática e sua implicação em atividades didáticas experimentais para melhoria do ensino de biologia
(2009) [Tesis de maestría]Este estudo relata a utilização da informática como ferramenta auxiliar do professor na prática pedagógica de Biologia no Ensino Médio, envolvendo duas pesquisas: a primeira investigou o nível de conhecimento dos professores ...