Listar Educación en Ciencias: Química de la Vida y Salud por tema "Ciências da natureza"
Mostrando ítems 1-14 de 14
-
A abordagem CTS no contexto da formação e da atuação dos professores da área de ciências da natureza
(2018) [Tesis]As ações que permeiam a Educação e o Ensino das Ciências da Natureza estão em constante transformação, buscando sempre atender anseios para o desenvolvimento de um educando apto a enfrentar os desafios de uma sociedade ... -
Uma análise sobre conceitos algébricos em produções acadêmicas : questões para formação de professores e para pesquisa
(2019) [Tesis de maestría]Este trabalho propõem mapear e analisar de que forma o conceito de função é abordado em produções acadêmicas que exploram o uso de softwares e/ou buscam relações com as Ciências da Natureza. Para tal, fundamenta-se nas ... -
À sombra deste jacarandá : articulações entre ciências da natureza e educação do campo na formação docente
(2020) [Tesis]A presente pesquisa teve como principal objetivo compreender como a Educação do Campo dialoga com as Ciências da Natureza, na formação em nível de licenciatura, de educadores e educadoras. O referencial teórico foi composto ... -
Ciências da natureza e o contexto do campo : formação de professores de anos iniciais em um curso normal magistério no litoral norte do Rio Grande do Sul
(2021) [Tesis de maestría]O processo de ensino-aprendizagem desenvolvido na educação básica brasileira, seguindo uma trajetória histórica, vem apresentando uma problemática a ser analisada: práticas e concepções pedagógicas normalmente desconectadas ... -
A concepção do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza: Biologia e Química do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Porto Alegre
(2021) [Tesis]Esta tese investiga as concepções dos idealizadores de um curso de formação de professores na área das Ciências da Natureza com cunho inovador e interdisciplinar. Para conhecer o contexto histórico em que o curso foi ... -
Epistemologia, complexidade e ciências da natureza : o ensino de biologia na escola básica
(2018) [Tesis]Esta tese tem três focos principais que se atravessam e se articulam mutuamente: a epistemologia da ciência e da Biologia, o Ensino de Biologia e o paradigma da Complexidade. Nos interessamos particularmente em investigar ... -
Formação continuada para professores da área de ciências da natureza no Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio/Unipampa : "o que se mostra" da valorização pela formação?
(2018) [Tesis]A formação de professores e o papel da docência têm sido referidos como fundamentais para mudanças no Ensino Médio, sendo ampliada a produção de políticas públicas que criam programas de formação inicial e continuada. ... -
Formação de professores de Ciências da Natureza e Matemática na modalidade educação de jovens e adultos
(2022) [Tesis]Esta tese tem por objetivo analisar de que forma a Educação de Jovens e Adultos (EJA) é expressa nos Projetos Políticos dos Cursos (PPCs) das licenciaturas que envolvem as áreas do conhecimento Ciências da Natureza e ... -
A formação interdisciplinar na prática docente de egressos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza do Campus Litoral Norte da UFRGS
(2022) [Tesis de maestría]A presente dissertação teve como principal objetivo analisar os impactos da formação docente interdisciplinar, na prática docente dos egressos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo do Litoral Norte da Universidade ... -
Histórias de vida de docentes da área de ensino de Ciências Naturais da Faculdade de Educação da UFRGS : evidências documentais da formação e do trabalho
(2024) [Tesis de maestría]Este trabalho buscou estudar as vivências e trajetórias individuais de profissionais da docência em ciências naturais atuantes na Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). No domínio ... -
A interdisciplinaridade no ensino de ciências da natureza na perspectiva de duas escolas públicas da região do litoral norte do Rio Grande do Sul
(2019) [Tesis de maestría]A presente pesquisa teve a intenção de investigar um estudo realizado com seis professores da área das Ciências da Natureza do Ensino Médio de duas Escolas Públicas Estaduais, localizadas na Região Litoral Norte do RS, ... -
O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) como política da CAPES para a formação de professores
(2019) [Tesis]A Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) sempre atuou na área da educação, em especial na pós-graduação stricto sensu, nas modalidades de mestrado e doutorado. Porém, a partir de 2007, ... -
Políticas de currículo e reformas no ensino médio : uma análise de contextos em documentos e na percepção de professores de ciências da natureza
(2019) [Tesis de maestría]A pesquisa tem o objetivo de investigar o movimento de produção e instituição de reformas curriculares para o Ensino Médio, após a Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional – LDBEN (Lei. 9.394/1996), buscando ... -
Trajetórias narrativas em um assentamento do MST : os (des)compassos na concepção de natureza
(2019) [Tesis de maestría]A presente dissertação de mestrado tem o objetivo de compreender as diferentes percepções dos sujeitos sobre a ideia de natureza, a partir da perspectiva do Movimento dos Sem Terra, em um assentamento do RS. Ao longo do ...