Navegação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde por Título
Resultados 40-59 de 586
-
Aprendizagem baseada em problemas : uma estratégia para o ensino de química no ensino médio
(2016) [Dissertação]Nesta dissertação realizou-se uma pesquisa qualitativa sobre a aplicação das metodologias de Estudos de Caso e Resolução de Problemas no ensino de Química no Ensino Médio. A proposta teve como objetivos a mudança de postura ... -
Aprendizagem baseada em projetos : um olhar sobre a experiência da implementação da ABP em um curso de engenharia
(2019) [Dissertação]A Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) é uma metodologia de ensino que privilegia a ação discente em detrimento da passividade do ensino tradicional, utilizando projetos realistas no ensino de conteúdos acadêmicos. Na ... -
Aprendizagem de conceitos biológicos através do estudo das representações mentais
(2009) [Dissertação]No ano de 2007 foram analisadas representações mentais de alunos do 1º ano do ensino médio, na disciplina de biologia da Escola Estadual Parobé, Porto Alegre, RS. Foi avaliada a influência das figuras do livro didático ... -
A aprendizagem em ciências no ensino básico : uma investigação ampliada proporcionada pelos ambientes diferenciados
(2020) [Dissertação]Esta pesquisa teve por finalidade compreender como professores criam e/ou complementam suas ações pedagógicas no ambiente temático de ensino da disciplina de Ciências, bem como conhecer atividades desenvolvidas neste ... -
Aprendizagem significativa, mapas conceituais e saberes populares : referencial teórico e metodológico para o ensino de conceitos químicos
(2018) [Tese]O processo que envolve o ensino e a aprendizagem de Ciências, em especial a Química, constitui o foco central desta pesquisa participante de abordagem qualitativa. Partimos do pressuposto defendido por Joseph Novak de que ... -
A aprendizagem significativa no ensino de ciências na escola do campo : um estudo de caso a partir da prática “hora do conto”
(2021) [Dissertação]Esta dissertação teve por objetivo analisar e avaliar o potencial formativo da utilização da biblioteca escolar e da proposta de Hora do Conto, como ambiente e ferramenta favoráveis e propícios para desenvolver o ensino ... -
Aprendizagem significativa no ensino técnico aplicando o personal learning environment (PLE)
(2022) [Tese]Este estudo pretende investigar a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) em discentes através do uso do Symbaloo, software gratuito que permite aplicar o Personal Learning Environment (PLE). A pesquisa foi realizada ... -
Aprendizagem significativa : possibilidades para investigar o ensino de Ciências da Natureza no contexto da educação do campo
(2023) [Dissertação]Este estudo aborda as possíveis contribuições da aprendizagem significativa na articulação de atividades contextualizadas e críticas para o ensino e aprendizagem de ciências da natureza em uma escola do campo. Para isso, ... -
As aprendizagens do conceito energia do metabolismo celular nas interações entre professores e estudantes mediadas pelos livros didáticos de biologia do ensino médio
(2015) [Tese]O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) (BRASIL, 2011) é uma política pública que avalia, seleciona e distribui livros didáticos (LDs) para estudantes da educação básica brasileira. Apesar disto, os livros apresentam ... -
Arborização urbana como temática para a aprendizagem significativa de conceitos científicos
(2022) [Dissertação]A arborização urbana se faz necessária, pois traz inúmeras vantagens tais como: a caracterização do município, o aumento do bem-estar da população, a melhoria do visual, a amortização da poluição, entre outros. Dentro desse ... -
A arquitetura da formação em serviço dos professores na educação de jovens e adultos
(2010) [Dissertação]Esta pesquisa desenvolve uma análise da formação da criação da EJA, bem como das condições de possibilidade para a existência de um espaço de formação em serviço capaz de dar conta de um saber deslocado, não produzido na ... -
Arte, estética, curadoria... E um pouco de semiótica na química
(2021) [Tese]Nesta tese busco um diálogo, um entendimento, uma reflexão, uma troca entre a química, arte, estética, curadoria e algo de semiótica, pois a interdisciplinaridade tem sido um desejo e um objetivo no ensino de ciências. No ... -
A artesania da docência e suas aproximações com as Ciências da Natureza
(2024) [Dissertação]A presente Dissertação buscou problematizar a concepção da docência sob a perspectiva do trabalho artesanal, reconhecendo-a como uma atividade que envolve criatividade, habilidade técnica e uma abordagem estética e ética. ... -
Articulações entre a educação empreendedora e o ensino de ciências
(2019) [Dissertação]Com evoluções teóricas e empíricas distintas, o Empreendedorismo e a Educação convergiram, no Século XX, para o estabelecimento da Educação Empreendedora. Esta dissertação resgata os últimos cinco séculos deste duplo ... -
À sombra deste jacarandá : articulações entre ciências da natureza e educação do campo na formação docente
(2020) [Tese]A presente pesquisa teve como principal objetivo compreender como a Educação do Campo dialoga com as Ciências da Natureza, na formação em nível de licenciatura, de educadores e educadoras. O referencial teórico foi composto ... -
Atividades integradas de ensino e aprendizagem em química numa perspectiva problematizadora
(2008) [Dissertação]Uma das justificativas para a inclusão do ensino das ciências da natureza como parte do currículo da educação básica costuma ser a necessidade de proporcionar uma cultura científica mínima que permita aos estudantes ... -
Atividades investigativas na escola : compreendendo concepções a partir dos referenciais teóricos e de um grupo de docentes da educação básica
(2021) [Tese]A pesquisa apresentou como objetivo geral compreender quais são as concepções teóricas/epistemológicas presentes em referenciais teóricos que orientam as atividades investigativas realizadas na Educação Básica (EB), bem ... -
Atividades práticas na formação inicial em pedagogia : novas perspectivas para o ensino de ciências
(2022) [Tese]O Ensino de Ciências para os anos iniciais é caracterizado pelo fato de ser praticado por um professor polivalente, que é responsável pelo ensino de uma gama de conteúdos. Porém há uma carência na formação inicial, que não ... -
Atividades visuais no estudo de álgebra no ensino fundamental : um olhar neurocientífico para a aprendizagem de matemática
(2023) [Dissertação]O ensino de álgebra na educação básica tem sido frequentemente pautado em memorização e repetição, resultando em uma falta de conexão com outros conteúdos e com situações do cotidiano. Essa abordagem desconectada contribui ... -
Um ato de poder : narrativas das mulheres da química sobre suas experiências
(2017) [Tese]A presente tese de doutorado foi desenvolvida junto ao Núcleo de Estudos sobre Currículo e Saberes (NECS/UFRGS) inserida no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Nesse trabalho algumas ...