Browsing Science Education: Chemistry of Life and Health by Type "Dissertação"
Now showing items 21-40 of 307
-
Aprender ciências e biologia com atividades lúdicas é bem mais fácil! Será?
(2015) [Dissertation]A partir da análise de 10 Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) de egressos do Curso de Ciências Biológicas Licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul foi possível compreender e problematizar os discursos ... -
A aprendizagem baseada em problemas e a construção de habilidades como ferramentas para o ensino-aprendizagem nas ciências da natureza
(2015) [Dissertation]Os recursos e avanços tecnológicos proporcionam enorme disponibilidade de meios de comunicação e acesso a informações. Essas novas possibilidades caracterizam a chamada “sociedade da informação”, na qual nos encontramos ... -
Aprendizagem baseada em problemas : uma estratégia para o ensino de química no ensino médio
(2016) [Dissertation]Nesta dissertação realizou-se uma pesquisa qualitativa sobre a aplicação das metodologias de Estudos de Caso e Resolução de Problemas no ensino de Química no Ensino Médio. A proposta teve como objetivos a mudança de postura ... -
Aprendizagem baseada em projetos : um olhar sobre a experiência da implementação da ABP em um curso de engenharia
(2019) [Dissertation]A Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) é uma metodologia de ensino que privilegia a ação discente em detrimento da passividade do ensino tradicional, utilizando projetos realistas no ensino de conteúdos acadêmicos. Na ... -
Aprendizagem de conceitos biológicos através do estudo das representações mentais
(2009) [Dissertation]No ano de 2007 foram analisadas representações mentais de alunos do 1º ano do ensino médio, na disciplina de biologia da Escola Estadual Parobé, Porto Alegre, RS. Foi avaliada a influência das figuras do livro didático ... -
A aprendizagem em ciências no ensino básico : uma investigação ampliada proporcionada pelos ambientes diferenciados
(2020) [Dissertation]Esta pesquisa teve por finalidade compreender como professores criam e/ou complementam suas ações pedagógicas no ambiente temático de ensino da disciplina de Ciências, bem como conhecer atividades desenvolvidas neste ... -
A aprendizagem significativa no ensino de ciências na escola do campo : um estudo de caso a partir da prática “hora do conto”
(2021) [Dissertation]Esta dissertação teve por objetivo analisar e avaliar o potencial formativo da utilização da biblioteca escolar e da proposta de Hora do Conto, como ambiente e ferramenta favoráveis e propícios para desenvolver o ensino ... -
Aprendizagem significativa : possibilidades para investigar o ensino de Ciências da Natureza no contexto da educação do campo
(2023) [Dissertation]Este estudo aborda as possíveis contribuições da aprendizagem significativa na articulação de atividades contextualizadas e críticas para o ensino e aprendizagem de ciências da natureza em uma escola do campo. Para isso, ... -
Arborização urbana como temática para a aprendizagem significativa de conceitos científicos
(2022) [Dissertation]A arborização urbana se faz necessária, pois traz inúmeras vantagens tais como: a caracterização do município, o aumento do bem-estar da população, a melhoria do visual, a amortização da poluição, entre outros. Dentro desse ... -
A arquitetura da formação em serviço dos professores na educação de jovens e adultos
(2010) [Dissertation]Esta pesquisa desenvolve uma análise da formação da criação da EJA, bem como das condições de possibilidade para a existência de um espaço de formação em serviço capaz de dar conta de um saber deslocado, não produzido na ... -
Articulações entre a educação empreendedora e o ensino de ciências
(2019) [Dissertation]Com evoluções teóricas e empíricas distintas, o Empreendedorismo e a Educação convergiram, no Século XX, para o estabelecimento da Educação Empreendedora. Esta dissertação resgata os últimos cinco séculos deste duplo ... -
Atividades integradas de ensino e aprendizagem em química numa perspectiva problematizadora
(2008) [Dissertation]Uma das justificativas para a inclusão do ensino das ciências da natureza como parte do currículo da educação básica costuma ser a necessidade de proporcionar uma cultura científica mínima que permita aos estudantes ... -
Atividades visuais no estudo de álgebra no ensino fundamental : um olhar neurocientífico para a aprendizagem de matemática
(2023) [Dissertation]O ensino de álgebra na educação básica tem sido frequentemente pautado em memorização e repetição, resultando em uma falta de conexão com outros conteúdos e com situações do cotidiano. Essa abordagem desconectada contribui ... -
A atuação de gestores e da mídia na divulgação de políticas públicas : análise do programa Ciência sem Fronteiras
(2022) [Dissertation]O estudo do ciclo de políticas públicas é fundamental para o acompanhamento da execução de todas as etapas inicialmente previstas para um bom desenvolvimento de uma ação, bem como do alcance dos resultados projetados e ... -
Aulas práticas em ciências como auxílio à aprendizagem : um estudo com alunos do ensino fundamental
(2016) [Dissertation]No contexto atual, o ensino de ciências favorece a construção de conteúdo, o desenvolvimento de habilidades e competências próprias para a formação da cidadania. Nessa perspectiva, o trabalho fundamente-se na observação ... -
Avaliação da consciência ambiental de alunos da rede pública estadual : um indicador da qualidade da educação ambiental em São Leopoldo/RS
(2010) [Dissertation]O crescimento da população e o aumento do consumo de recursos naturais acentuam a poluição da água, do ar e do solo, o que é evidenciado pelo crescente desaparecimento de espécies década após década, apenas um dos muitos ... -
Avaliação da política de atração e fixação de cientistas no âmbito do programa brasileiro Ciência sem Fronteiras sob uma perspectiva comparada com a política Argentina Raices
(2019) [Dissertation]Esta dissertação teve por objetivo avaliar a política de atração e fixação de pesquisadores no país no âmbito do Programa de Atração de Jovens Talentos (PAJT), pertencente ao Programa Brasileiro Ciência sem Fronteiras ... -
Avaliação da política pública executada na implementação do programa Capes/Faps sob a ótica do PNPG 2011-2020
(2019) [Dissertation]O Programa CAPES/FAPs foi foi idealizado para atender à proposta de redução das assimetrias regionais prevista no Plano Nacional de Pós-Graduação 2011-2020, mediante o apoio do Governo Federal - CAPES - aos governos estaduais ... -
Avaliação da produção científica do departamento de bioquímica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
(2007) [Dissertation]A atividade científica no Brasil experimentou um acelerado crescimento nas décadas passadas. Este crescimento ocorreu na maior parte à custa dos centros de excelência nas maiores universidades públicas, que esclarecem a ... -
Avaliação do desempenho do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) na relação ingressantes/ formados: uma comparação com a modalidade presencial
(2020) [Dissertation]Esta dissertação, com o propósito de obtenção do grau de mestre, no âmbito do programa de Pós-graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde do Instituto de Ciências Básicas da Saúde da Universidade Federal do ...