O espaço para a formação do mediador de leitura literária no Curso de Licenciatura em Letras Português da Universidade Federal do Rio Grande e perspectivas a partir do eixo literatura do currículo
Visualizar/abrir
Data
2024Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo analisar como o eixo literatura do currículo do curso de Licenciatura em Letras Português, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), aborda a formação do mediador de leitura literária no processo de formação inicial. Para tanto, busco responder a seguinte pergunta de pesquisa: Onde está a formação do mediador de leitura literária no curso de Licenciatura em Letras Português da FURG? Ademais, desdobram-se outros três objetivos específicos: i) verificar e ...
A presente pesquisa tem como objetivo analisar como o eixo literatura do currículo do curso de Licenciatura em Letras Português, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), aborda a formação do mediador de leitura literária no processo de formação inicial. Para tanto, busco responder a seguinte pergunta de pesquisa: Onde está a formação do mediador de leitura literária no curso de Licenciatura em Letras Português da FURG? Ademais, desdobram-se outros três objetivos específicos: i) verificar em que medida há proposições e/ou menções sobre a formação do mediador de leitura literária nos planos de ensino das disciplinas do eixo literatura no currículo do curso de Letras Português da FURG no período entre 2013 e 2022; ii) identificar se e como está previsto o trabalho com os conceitos de letramento literário e mediação do texto literário nas disciplinas que compõem esse eixo; iii) refletir sobre a importância da formação inicial de professores enquanto mediadores de leitura literária. Em vista disso, este trabalho apresenta uma abordagem qualitativa e baseia-se na metodologia da pesquisa documental definida por Gil (2002) e Lüdke e André (2018). Sendo assim, foi realizada a definição das disciplinas que compõem o eixo literatura do currículo do curso de Licenciatura em Letras Português como objeto empírico desta análise, houve a delimitação dos aspectos relevantes para a pesquisa e, após a interpretação das ementas e dos planos de ensino, há a produção escrita das evidências apreendidas. Respaldo a base teórica desta pesquisa em argumentos de autores que aprofundam as discussões sobre literatura, leitura literária, letramento literário e mediação do texto literário: Candido (2011), Cosson (2021/2022), Eco (2003); Lajolo (2011), Nunes (2013/2019), Nunes e Sperrhake (2022), Paulino e Cosson (2004), Ramos (2004), Soares (2009), Zilberman (2010). Para conceituar currículo e formação de professores, e observar suas mudanças, além das Diretrizes Curriculares Nacionais instituídas pelo Ministério da Educação, utilizo os pressupostos teóricos de Apple (1999), Garcia (2016), Nóvoa (1995) e Sacristán (2000). No que diz respeito à interpretação que busca responder a pergunta de pesquisa considero a sociossemiótica de Eric Landowski (2014) e a análise dialógica do discurso de Mikhail Bakhtin (2016) para destacar os sentidos produzidos pela interação entre o percurso formativo dos licenciandos em Letras Português e currículo. Os resultados evidenciaram uma lacuna na articulação entre a instrumentalização teórica e a prática didático-pedagógica de atividades que envolvem textos literários. Além disso, observou-se a necessidade de integrar as áreas de Linguística, Pedagogia e Literatura para potencializar a formação docente a nível da graduação em Letras, a fim da responsabilização sobre a formação do leitor não recair exclusivamente sobre uma única área do conhecimento. Nesse sentido, destaca-se também a importância de incluir a literatura no currículo sob a perspectiva do letramento literário, em especial como um caminho para o desenvolvimento de uma cultura letrada. Compreende-se que a escrita desta dissertação também proporcionou avanços pessoais, permitindo à autora iniciar sua trajetória como mediadora de leitura, ainda que de maneira incipiente, e refletir sobre sua prática pedagógica futura. ...
Abstract
This research aims to analyze how the literature axis of the curriculum of the Bachelor's Degree in Portuguese Language and Literature at the Federal University of Rio Grande (FURG) establishes and constructs meanings with students who are in the initial training process. To this goal, I look forward to answer the follow research question: Where is the training of the literary reading mediator in the Bachelor’s Degree in Portuguese Language Arts at FURG? Furthermore, three other specific goals ...
This research aims to analyze how the literature axis of the curriculum of the Bachelor's Degree in Portuguese Language and Literature at the Federal University of Rio Grande (FURG) establishes and constructs meanings with students who are in the initial training process. To this goal, I look forward to answer the follow research question: Where is the training of the literary reading mediator in the Bachelor’s Degree in Portuguese Language Arts at FURG? Furthermore, three other specific goals are unfolded: i) verify to what extent there are proposals and/or mentions about the training of literary reading mediators in the teaching plans of the literature axis subjects in the curriculum of the Portuguese Language course at FURG in the period from 2013 to 2022; ii) identify whether and how is the work with the concepts of literary literacy and mediation of literary text is planned in the disciplines that make up this axis; iii) elaborate considerations about the importance of initial teacher training as mediators of literary reading. In view of this, this work presents a qualitative approach and is based on the documentary research methodology defined by Gil (2002) and Lüdke and André (2018). Therefore, the definition of the disciplines that make up the literature axis of the curriculum of the Bachelor's Degree in Portuguese Language and Literature course was carried out as the empirical object of this analysis, the aspects relevant to the research were delimited and, after the interpretation of the syllabuses and teaching plans, there was the written production of the evidence gathered. I support the theoretical basis of this research in arguments from authors who deepen discussions on literature, literary reading, literary literacy and mediation of literary text: Candido (2011), Cosson (2021/2022), Eco (2003); Lajolo (2011), Nunes (2013/2019), Nunes and Sperrhake (2022), Paulino and Cosson (2004), Ramos (2004), Soares (2009), Zilberman (2010). To conceptualize curriculum and teacher training, and observe their changes, in addition to the National Curricular Guidelines established by the Ministry of Education, I use the theoretical assumptions of Apple (1999), Garcia (2016), Nóvoa (1995) and Sacristán (2000). Regarding the interpretation that seeks to answer the research question, I consider the Eric Landowski’s sociosemiotics (2014) and Mikhail Bakhtin's dialogic discourse analysis (2016) to highlight the meanings produced by the interaction between the formative path of undergraduate students in Portuguese Language and the curriculum. The results showed a gap in the articulation between the theoretical instrumentalization and the didactic-pedagogical practice of activities involving literary texts. Moreover, it was observed the need to integrate the areas of Linguistic, Pedagogy and Literature to enhance the teacher training at undergraduate level in Portuguese degree, so that responsibility for the training of the reader does not fall exclusively on a single area of knowledge. In this sense, the importance of including literature in the curriculum from the perspective of literary literacy is also highlighted, especially as a path to the development of a literate culture. It is understood that writing of this dissertation also provided personal advances, allowing the author to begin her journey as a reading mediator, even though in an incipient manner, and to reflect on her future pedagogical practice. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (7972)Educação (2638)
Este item está licenciado na Creative Commons License


