Cecy Cordeiro Thofehrn : a guardadora de si e do devir
Visualizar/abrir
Data
2025Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
A presente dissertação tem como objetivo evidenciar o lado humano na construção da trajetória da professora Cecy Cordeiro Thofehrn, uma das principais autoras de livros didáticos entre as décadas de 1950 e 1970. Trata da relevância histórica da sua contribuição à cultura gaúcha, em especial, à didatização da educação regional. Através da utilização de fotos, álbuns, filmes, livros, busca destacar o sentido do devir presente em sua ação de "guardadora de si", como um vislumbre do futuro no passa ...
A presente dissertação tem como objetivo evidenciar o lado humano na construção da trajetória da professora Cecy Cordeiro Thofehrn, uma das principais autoras de livros didáticos entre as décadas de 1950 e 1970. Trata da relevância histórica da sua contribuição à cultura gaúcha, em especial, à didatização da educação regional. Através da utilização de fotos, álbuns, filmes, livros, busca destacar o sentido do devir presente em sua ação de "guardadora de si", como um vislumbre do futuro no passado. Procura demonstrar a antecipação de uma série de fatores em relação à didática, destacando o emprego da Moderna Matemática, bem como, do Método Global de Leitura. Apresenta aspectos da formação cultural do Rio Grande do Sul como fator central no destaque obtido por meio da empatia na utilização dos seus livros. Aponta a interlocução com um dos maiores educadores brasileiros, Anísio Teixeira, e os pontos de convergência com os princípios da Escola Nova. Resgata a história do professor e cartótógrafo Hans August Thofehrn, esposo da professora Cecy. Mostra a estruturação sensível da sua vida com a apresentação de um audiovisual e de um filme, produzidos a partir do material encontrado no Baú da professora Cecy. Destaca as condições que confluiram para que surgisse com tanta ênfase a produção das quatro séries de livros, produzidos junto com suas parceiras Jandira Cardias Szechir e Nelly Cunha. Faz o apontamento do pioneirismo de pesquisadoras vinculadas à Universidade Federal de Pelotas na pesquisa da obra da professora Cecy e parceiras. Articula os conceitos de imagem, arquivo, memória, recordação, tendo como eixo norteador a abordagem "biografemática" de Roland Barthes. Entende a história da educação como um valor educacional. Procura compor poeticamente as recordações, presentes na casa que serviu de “abrigo” para a vida e família da professora Cecy, bem como de guarida para a produção dos seus livros. ...
Resumen
La presente disertación tiene como objetivo evidenciar el lado humano en la construcción de la trayectoria de la profesora Cecy Cordeiro Thofehrn, una de las principales autoras de libros de texto entre las décadas de 1950 y 1970. Trata sobre la relevancia histórica de su contribución a la cultura gaúcha, en especial, a la didactización de la educación regional. A través del uso de fotografías, álbumes, películas y libros, busca destacar el sentido del devenir presente en su acción de "guardado ...
La presente disertación tiene como objetivo evidenciar el lado humano en la construcción de la trayectoria de la profesora Cecy Cordeiro Thofehrn, una de las principales autoras de libros de texto entre las décadas de 1950 y 1970. Trata sobre la relevancia histórica de su contribución a la cultura gaúcha, en especial, a la didactización de la educación regional. A través del uso de fotografías, álbumes, películas y libros, busca destacar el sentido del devenir presente en su acción de "guardadora de sí", como un atisbo del futuro en el pasado. Intenta demostrar la anticipación de una serie de factores relacionados con la didáctica, resaltando el empleo de la Matemática Moderna, así como del Método Global de Lectura. Presenta aspectos de la formación cultural de Rio Grande do Sul como factor central del destaque alcanzado por medio de la empatía en el uso de sus libros. Señala el diálogo con uno de los más grandes educadores brasileños, Anísio Teixeira, y los puntos de convergencia con los principios de la Escuela Nueva. Rescata la historia del profesor y cartógrafo Hans August Thofehrn, esposo de la profesora Cecy. Muestra la estructuración sensible de su vida mediante la presentación de un audiovisual y una película producidos a partir del material hallado en el "Baú de la profesora Cecy". Destaca las condiciones que confluyeron para el surgimiento, con tanta fuerza, de la producción de las cuatro series de libros, elaborados junto a sus compañeras Jandira Cardias Szechir y Nelly Cunha. Señala el carácter pionero de las investigadoras vinculadas a la Universidad Federal de Pelotas en el estudio de la obra de la profesora Cecy y sus colaboradoras. Articula los conceptos de imagen, archivo, memoria, recuerdo, teniendo como eje orientador el enfoque "biografemático" de Roland Barthes. Comprende la historia de la educación como un valor educativo. Procura componer poéticamente las memorias presentes en la casa que sirvió de "refugio" para la vida y la familia de la profesora Cecy, así como de abrigo para la producción de sus libros. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (7887)Educação (2629)
Este item está licenciado na Creative Commons License
