Pedagogas ensinando matemática : ansiedade matemática de professoras e seus efeitos em alunas e alunos do ensino fundamental
Visualizar/abrir
Data
2022Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta dissertação, dividida em dois artigos, investiga a ansiedade matemática em professoras pedagogas e suas possíveis consequências em seus alunos e alunas do Ensino Fundamental. Essa questão de pesquisa é motivada por uma série de fatores, em que se destacam (i) os baixos resultados dos estudantes brasileiros em avaliações matemáticas nacionais e internacionais, (ii) estudos de caso nacionais que retratam professores com relações afetivas problemáticas pela matemática, (iii) estudos internaci ...
Esta dissertação, dividida em dois artigos, investiga a ansiedade matemática em professoras pedagogas e suas possíveis consequências em seus alunos e alunas do Ensino Fundamental. Essa questão de pesquisa é motivada por uma série de fatores, em que se destacam (i) os baixos resultados dos estudantes brasileiros em avaliações matemáticas nacionais e internacionais, (ii) estudos de caso nacionais que retratam professores com relações afetivas problemáticas pela matemática, (iii) estudos internacionais que sugerem que a ansiedade matemática pode ter um componente de gênero importante, sendo as meninas mais afetadas pelo fenômeno e (iv) poucos estudos sobre o tema no Brasil. Por meiode avaliações de desempenho de diversas habilidades matemáticas de 139 crianças de 3º e 4º ano de Porto Alegre (RS) e Arapiraca (AL), além de testes de Ansiedade Matemática e entrevistas aplicadas em suas respectivas 12 professoras, algumas evidências foram construídas. No artigo "Ansiedade matemática de professoras e seu impacto nas habilidades matemáticas de alunos e alunas do Ensino Fundamental", encontrou-se que a ansiedade matemática de professoras foi preditora, em análise de regressão, do desempenho em aritmética e raciocínio quantitativo dos alunos, influenciando negativamente essas habilidades. Mais do que isso, encontrou-se que o prejuízo é maior em meninas do que em meninos. As professoras, por outro lado, afirmam em entrevista que não enxergam questões de gênero na relação das crianças com a matemática. Já no artigo "Ansiedade matemática de professoras e as habilidades conceituais e procedimentais de resolução de problemas de meninas e meninos dos 3º e 4º anos", encontrou-se que a ansiedade matemática das educadoras foi preditora do desempenho em questão específica da tarefa de resolução de problemas, prevendo também a ocorrência de erros conceituais. Também nesta tarefa as meninas tiveram seu desempenho matemático mais prejudicado do que seus colegas meninos. A análise qualitativa revela limitações da prática pedagógica das educadoras na detecção e encaminhamento de dificuldades em matemática de seus alunos. Em ambos os artigos sugerem-se pontos de atenção na formação básica e continuada de professores dos Anos Iniciais no Brasil, além de discussão das limitações das análises e recomendações para próximas pesquisas sobre este tema. ...
Abstract
This dissertation, divided into two articles, investigates math anxiety in primary school teachers and its possible consequences for their students. This research question is motivated by a series of factors, such as (i) the poor results of Brazilian students in national and international mathematics assessments, (ii) national case studies that portray teachers with problematic affective relationships with mathematics, (iii) international studies that suggest that mathematical anxiety may have ...
This dissertation, divided into two articles, investigates math anxiety in primary school teachers and its possible consequences for their students. This research question is motivated by a series of factors, such as (i) the poor results of Brazilian students in national and international mathematics assessments, (ii) national case studies that portray teachers with problematic affective relationships with mathematics, (iii) international studies that suggest that mathematical anxiety may have an important gender component, with girls being most affected by the phenomenon and (iv) few studies on the subject in Brazil. Through performance evaluations of various mathematical skills of 139 children from 3rd and 4th grades from Porto Alegre (RS) and Arapiraca (AL), in addition to Math Anxiety tests and interviews applied to their respective 12 teachers, some evidence was built. In the article "Mathematical anxiety of teachers and its impact on math skills of elementary boys and girls", it was found that teachers' math anxiety was a predictor, in regression analysis, of students' performance in arithmetic and quantitative reasoning, negatively influencing these skills. More than that, the impairment was found to be greater in girls than in boys. The teachers, on the other hand, state in an interview that they do not see gender issues in the relationship between children and mathematics. In the article "Mathematical anxiety of teachers and the conceptual and procedural problem-solving skills of girls and boys in the 3rd and 4th grades", it was found that the math anxiety of the teachers was a predictor of the performance in a specific question of the problem-solving task, also predicting the occurrence of conceptual errors. Besides that, in this task the girls were more disadvantaged than their male colleagues as well. Qualitative analysis reveals limitations of the pedagogic practice of educators in detecting and addressing their students' difficulties in mathematics. In both articles, points of attention are suggested in the basic and continuing education of teachers of the basic education in Brazil, as well as a discussion of the limitations of the analyzes and recommendations for future research on this topic. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (7887)Educação (2629)
Este item está licenciado na Creative Commons License
