Qualidade da parceria pública-privada para o atendimento à educação infantil : uma análise em municípios do Rio Grande do Sul
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Data
2025Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta dissertação apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado acadêmico em educação, que objetivou analisar as dimensões e critérios de qualidade presentes nos editais de chamamento e termos de colaboração para a efetivação das parcerias público-privada para a ampliação do atendimento às crianças da educação infantil, em municípios da região metropolitana de Porto Alegre que compõem a amostra, verificando em que medida estes instrumentos consideram o estabelecido nas leis, normas específica ...
Esta dissertação apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado acadêmico em educação, que objetivou analisar as dimensões e critérios de qualidade presentes nos editais de chamamento e termos de colaboração para a efetivação das parcerias público-privada para a ampliação do atendimento às crianças da educação infantil, em municípios da região metropolitana de Porto Alegre que compõem a amostra, verificando em que medida estes instrumentos consideram o estabelecido nas leis, normas específicas e documentos orientadores da política de educação infantil, bem como as normas do sistema de ensino próprio. A abordagem metodológica, de natureza qualitativa, foi desenvolvida a partir de revisão bibliográfica e análise documental. Os procedimentos metodológicos incluíram revisão da produção acadêmica sobre os temas parcerias público-privado e qualidade da educação infantil; levantamento da legislação pertinente no período compreendido entre 1988 e 2024; levantamento do estado da questão das parcerias público-privadas para o atendimento da educação infantil, a partir do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (2014 - 2022); sistematização de dimensões da qualidade presentes nos documentos balizadores e indutores da política pública para educação infantil brasileira no período 1994 - 2024; levantamento dos Editais de Chamamento Público e Termos de Colaboração publicados pelos municípios da amostra direcionados às Organizações da Sociedade Civil (OSCs), considerando o período entre 2017 e 2023; identificação de dimensões e critérios de qualidade exigidos das instituições que se candidataram a firmar parceria com os municípios, a partir da análise dos dois instrumentos, os quais são utilizados para a efetivação das parcerias público-privada visando à ampliação do atendimento das crianças de zero a seis anos. A amostra contemplou sete municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre, que fazem parte da pesquisa coletiva desenvolvida pelo Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Políticas Públicas de Educação Infantil (GEPPPEI/UFRGS/CNPq), sendo eles, Alvorada, Canoas, Gravataí, Novo Hamburgo, Porto Alegre, São Leopoldo e Viamão. Os dados foram analisados com o apoio da técnica de Análise de Conteúdo (Bardin, 1977). Como principais resultados, verificou-se a existência de diferentes tipologias de parcerias firmadas pelos municípios da amostra; a prevalência da destinação de vagas decorrentes de parcerias para a faixa etária de zero a três anos e a recorrência de algumas dimensões da qualidade da educação infantil nos editais e termos analisados. Evidenciou-se uma dispersão entre os municípios no que tange ao entendimento sobre a qualidade do atendimento a essa etapa e, também, que se encontra em curso uma ampliação significativa do quantitativo de vagas destinadas às parcerias público-privadas para o atendimento da educação infantil no período analisado, com ênfase na alocação de vagas para a subetapa creche nas instituições com contratos de parceria, o que contribui para uma precarização da política pública para os bebês e crianças bem pequenas de acordo com a literatura analisada. ...
Resumen
Esta disertación presenta los resultados de una investigación de maestría académica en educación, cuyo objetivo fue analizar las dimensiones y criterios de calidad presentes en los edictos de convocatoria pública y en los términos de colaboración para la implementación de asociaciones público-privadas orientadas a la ampliación de la atención a niños y niñas de la educación infantil, en municipios del área metropolitana de Porto Alegre que conforman la muestra. Se buscó verificar en qué medida ...
Esta disertación presenta los resultados de una investigación de maestría académica en educación, cuyo objetivo fue analizar las dimensiones y criterios de calidad presentes en los edictos de convocatoria pública y en los términos de colaboración para la implementación de asociaciones público-privadas orientadas a la ampliación de la atención a niños y niñas de la educación infantil, en municipios del área metropolitana de Porto Alegre que conforman la muestra. Se buscó verificar en qué medida estos instrumentos consideran lo establecido en las leyes, normativas específicas y documentos orientadores de la política de educación infantil, así como las normas del propio sistema educativo. El enfoque metodológico, de carácter cualitativo, se desarrolló a partir de una revisión bibliográfica y un análisis documental. Los procedimientos metodológicos incluyeron: la revisión de la producción académica sobre los temas de asociaciones público-privadas y calidad en la educación infantil; el levantamiento de la legislación pertinente en el período comprendido entre 1988 y 2024; el análisis del estado de la cuestión de las asociaciones público-privadas para la atención en la educación infantil, a partir del Marco Regulatorio de las Organizaciones de la Sociedad Civil (2014 - 2022); la sistematización de dimensiones de calidad presentes en los documentos orientadores e inductores de la política pública para la educación infantil brasileña en el período 1994 - 2024; el relevamiento de los edictos de convocatoria pública y los términos de colaboración publicados por los municipios de la muestra dirigidos a las Organizaciones de la Sociedad Civil (OSCs), considerando el período entre 2017 y 2023; y la identificación de dimensiones y criterios de calidad exigidos a las instituciones que se postularon para establecer asociaciones con los municipios, a partir del análisis de ambos instrumentos, utilizados para la implementación de asociaciones público-privadas con el fin de ampliar la atención a niños y niñas de cero a seis años. La muestra contempló siete municipios del Área Metropolitana de Porto Alegre, que forman parte de la investigación colectiva desarrollada por el Grupo de Estudios e Investigación sobre Políticas Públicas de Educación Infantil (GEPPPEI/UFRGS/CNPq), a saber: Alvorada, Canoas, Gravataí, Novo Hamburgo, Porto Alegre, São Leopoldo y Viamão. Los datos fueron analizados con el apoyo de la técnica de Análisis de Contenido (Bardin, 1977). Entre los principales resultados, se constató la existencia de diferentes tipologías de asociaciones establecidas por los municipios de la muestra; la prevalencia de la destinación de plazas resultantes de asociaciones para el grupo etario de cero a tres años; y la recurrencia de algunas dimensiones de calidad de la educación infantil en los edictos y términos analizados. Se evidenció una dispersión entre los municipios en lo que respecta a la comprensión sobre la calidad de la atención en esta etapa, así como el hecho de que se encuentra en curso una ampliación significativa del número de plazas destinadas a asociaciones público-privadas para la atención en la educación infantil en el período analizado, con énfasis en la asignación de plazas para la subetapa de guardería en las instituciones con contratos de asociación, lo que contribuye a la precarización de la política pública dirigida a los bebés y niños/as muy pequeños/as, de acuerdo con la literatura analizada. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
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