Caminhos de liberdade : A experiência educativa na “Escola do Manicômio”, nas dependências do Instituto Psiquiátrico Forense Dr. Maurício Cardoso/ Porto Alegre – RS
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Data
2023Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
A dissertação analisa um fenômeno localizado em experiências singulares vividas na instituição escolar localizada no Instituto Psiquiátrico Forense Dr. Maurício Cardoso, na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O problema de pesquisa se inscreve no entrecruzamento das vivências de cárcere, da doença mental e da educação. Considera-se que a instituição escolar, no caso brasileiro, sequer consegue manter uma oferta de qualidade para todos os sujeitos de direito. Analisa-se o paradoxo da c ...
A dissertação analisa um fenômeno localizado em experiências singulares vividas na instituição escolar localizada no Instituto Psiquiátrico Forense Dr. Maurício Cardoso, na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O problema de pesquisa se inscreve no entrecruzamento das vivências de cárcere, da doença mental e da educação. Considera-se que a instituição escolar, no caso brasileiro, sequer consegue manter uma oferta de qualidade para todos os sujeitos de direito. Analisa-se o paradoxo da construção da liberdade em uma experiência singular de instituição educativa, aqui nomeada pela alcunha “Escola do Manicômio”, através do afeto e do acolhimento em perspectiva comunalista. As referências teóricas do estudo estão centradas no pensamento de mulheres negras, tendo como autoras de referência Conceição Evaristo e bell hooks. Resulta de investigação realizada na Linha de Pesquisa Educação, Culturas e Humanidades do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), de abordagem qualitativa, com uso de instrumento metodológico baseado na análise de cartas pedagógicas, trocadas entre educadoras e consideradas num modo de pesquisar relacionado com a escrevivência evaristiana. Trata-se de uma reflexão que propõe o debate sobre limites e desafios na consecução do princípio republicano do direito à educação, ao apresentar uma experiência que se entende potente para o repensar dos direitos e deveres da cidadania em situações de abissal desigualdade social. Conclui-se que a criação de vínculos e acolhidas mútuas no entrecruzamento entre a escola e os sistemas penais e psiquiátricos complexifica a análise acerca do que pode compreender-se como educação como prática de liberdade. ...
Abstract
The dissertation analyzes unique experiences lived at the school located at the Instituto Psiquiátrico Forense Dr. Maurício Cardoso in Porto Alegre. The research problem is inserted in the intersection of prison experiences, mental illness and education. It is considered that the school institution, in the Brazilian case, is unable to maintain a quality offer for all subjects of rights. It also analyzes the paradox of the construction of freedom in a unique experience of an educational institut ...
The dissertation analyzes unique experiences lived at the school located at the Instituto Psiquiátrico Forense Dr. Maurício Cardoso in Porto Alegre. The research problem is inserted in the intersection of prison experiences, mental illness and education. It is considered that the school institution, in the Brazilian case, is unable to maintain a quality offer for all subjects of rights. It also analyzes the paradox of the construction of freedom in a unique experience of an educational institution, here named “Escola do Manicômio”, through affection and acceptance in a communalist perspective. The theoretical references of the study are centered in the thinking of black women, such as Conceição Evaristo and bell hooks. The research was carried out in the Education, Cultures and Humanities Research Line of the Postgraduate Program in Education at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), based on a qualitative approach, using a methodological instrument based on the analysis of pedagogical letters, exchanged between educators and considered in a way of researching related to the "escrevivências" proposed by Evaristo. It is a reflection that discusses the limits and challenges in achieving the republican principle of the right to education, by presenting an experience that is understood to be potent for rethinking the rights and duties of citizenship in conditions of abysmal social inequality. It is concluded that the creation of bonds and mutual acceptance in the intersection between the school and the penal and psychiatric systems complicates the analysis about what can be understood as education as a practice of freedom. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
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