Empoderamento feminino na CT&I brasileira : uma análise sobre a chamada CNPQ/MCTI nº 31/2018 - Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação
Visualizar/abrir
Data
2025Autor
Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta tese tem como tema a maior inclusão de meninas em áreas da ciência brasileira, até então notoriamente dominadas por estudantes do sexo masculino. Tais áreas seriam as ciências exatas, engenharia e computação. O objetivo desta pesquisa é analisar a Chamada nº 31/2018 MCTI/CNPq - Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação, lançada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. É a partir do estudo dessa chamada ...
Esta tese tem como tema a maior inclusão de meninas em áreas da ciência brasileira, até então notoriamente dominadas por estudantes do sexo masculino. Tais áreas seriam as ciências exatas, engenharia e computação. O objetivo desta pesquisa é analisar a Chamada nº 31/2018 MCTI/CNPq - Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação, lançada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. É a partir do estudo dessa chamada que discutiremos os efeitos de uma ação pública dessa natureza sobre a inserção e ascensão da mulher na Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) brasileira, particularmente em áreas tradicionalmente dominadas por homens. A metodologia baseia-se em uma pesquisa documental e bibliográfica sobre a temática, além de entrevistas com pesquisadoras atuantes nas áreas da chamada e com as(os) envolvidas(os) na ação pública. Portanto, esta pesquisa classifica-se como social qualitativa e parte de uma análise interpretativa sobre as ações, atividades e resultados obtidos pelos projetos financiados pela chamada com relação aos objetivos propostos por esta. Dessa forma, com a análise interpretativa, pretendemos explorar significados, experiências e contextos desses dados, proporcionando uma visão mais rica e detalhada das experiências vivenciadas. Por fim, apontamos acertos, falhas e sugestões para uma verdadeira efetividade das ações públicas dessa natureza e amplitude, em prol de maior inserção e representatividade de meninas e mulheres na CT&I brasileira, particularmente nas áreas das Ciências Exatas, Engenharia e Computação. ...
Abstract
This thesis focuses on the greater inclusion of girls in areas of Brazilian science, which until now were notoriously dominated by male students. Such areas would be the exact sciences, engineering and computing. The objective of this research is to analyze Call No. 31/2018 MCTI/CNPq - Girls in the Exact Sciences, Engineering and Computing, launched by the Ministry of Science, Technology and Innovation and the National Council for Scientific and Technological Development. It is based on the stu ...
This thesis focuses on the greater inclusion of girls in areas of Brazilian science, which until now were notoriously dominated by male students. Such areas would be the exact sciences, engineering and computing. The objective of this research is to analyze Call No. 31/2018 MCTI/CNPq - Girls in the Exact Sciences, Engineering and Computing, launched by the Ministry of Science, Technology and Innovation and the National Council for Scientific and Technological Development. It is based on the study of this call that we will discuss the effects of a public action of this nature on the inclusion and rise of women in Brazilian Science, Technology and Innovation (ST&I), particularly in areas traditionally dominated by men. The methodology is based on documentary and bibliographical research on the subject, as well as interviews with researchers working in the areas covered by the call and with those involved in the public action. Therefore, this research is classified as qualitative social research and is based on an interpretative analysis of the actions, activities and results obtained by the projects funded by the call in relation to the objectives proposed by it. Thus, with the interpretative analysis, we intend to explore the meanings, experiences and contexts of these data, providing a richer and more detailed view of the experiences lived. Finally, we point out successes, failures and suggestions for the true effectiveness of public actions of this nature and scope, in favor of greater inclusion and representation of girls and women in Brazilian ST&I, particularly in the areas of Exact Sciences, Engineering and Computing. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.
Coleções
-
Multidisciplinar (2645)
Este item está licenciado na Creative Commons License
