Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFrança, Maria Cristina Caminha de Castilhospt_BR
dc.contributor.authorPereira, Vânia Martinspt_BR
dc.date.accessioned2025-07-22T07:56:25Zpt_BR
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/294079pt_BR
dc.description.abstractEsta tese tem como tema a maior inclusão de meninas em áreas da ciência brasileira, até então notoriamente dominadas por estudantes do sexo masculino. Tais áreas seriam as ciências exatas, engenharia e computação. O objetivo desta pesquisa é analisar a Chamada nº 31/2018 MCTI/CNPq - Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação, lançada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. É a partir do estudo dessa chamada que discutiremos os efeitos de uma ação pública dessa natureza sobre a inserção e ascensão da mulher na Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) brasileira, particularmente em áreas tradicionalmente dominadas por homens. A metodologia baseia-se em uma pesquisa documental e bibliográfica sobre a temática, além de entrevistas com pesquisadoras atuantes nas áreas da chamada e com as(os) envolvidas(os) na ação pública. Portanto, esta pesquisa classifica-se como social qualitativa e parte de uma análise interpretativa sobre as ações, atividades e resultados obtidos pelos projetos financiados pela chamada com relação aos objetivos propostos por esta. Dessa forma, com a análise interpretativa, pretendemos explorar significados, experiências e contextos desses dados, proporcionando uma visão mais rica e detalhada das experiências vivenciadas. Por fim, apontamos acertos, falhas e sugestões para uma verdadeira efetividade das ações públicas dessa natureza e amplitude, em prol de maior inserção e representatividade de meninas e mulheres na CT&I brasileira, particularmente nas áreas das Ciências Exatas, Engenharia e Computação.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis focuses on the greater inclusion of girls in areas of Brazilian science, which until now were notoriously dominated by male students. Such areas would be the exact sciences, engineering and computing. The objective of this research is to analyze Call No. 31/2018 MCTI/CNPq - Girls in the Exact Sciences, Engineering and Computing, launched by the Ministry of Science, Technology and Innovation and the National Council for Scientific and Technological Development. It is based on the study of this call that we will discuss the effects of a public action of this nature on the inclusion and rise of women in Brazilian Science, Technology and Innovation (ST&I), particularly in areas traditionally dominated by men. The methodology is based on documentary and bibliographical research on the subject, as well as interviews with researchers working in the areas covered by the call and with those involved in the public action. Therefore, this research is classified as qualitative social research and is based on an interpretative analysis of the actions, activities and results obtained by the projects funded by the call in relation to the objectives proposed by it. Thus, with the interpretative analysis, we intend to explore the meanings, experiences and contexts of these data, providing a richer and more detailed view of the experiences lived. Finally, we point out successes, failures and suggestions for the true effectiveness of public actions of this nature and scope, in favor of greater inclusion and representation of girls and women in Brazilian ST&I, particularly in the areas of Exact Sciences, Engineering and Computing.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGenderen
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectScienceen
dc.subjectMulheres na ciênciapt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectEmpoderamento femininopt_BR
dc.subjectPublic Policiesen
dc.subjectEmpowermenten
dc.titleEmpoderamento feminino na CT&I brasileira : uma análise sobre a chamada CNPQ/MCTI nº 31/2018 - Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computaçãopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001281144pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2025pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples