Relações entre o público e o privado nas políticas de formação de professores do ensino médio da rede pública estadual do Rio Grande do Sul da Gestão 2019 – 2022
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Data
2024Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
O Estado do Rio Grande Sul vem, desde 2015, com sucessivos governos sob a orientação neoliberal de diminuição do papel das funções estatais, do número de servidores e das políticas públicas. A venda e o fechamento do patrimônio público fazem parte da estratégia dessa reestruturação do estado. O governo de Eduardo Leite aprofundou as mudanças com amplo apoio no legislativo, das grandes empresas de comunicação e de setores empresariais. As várias manifestações contrárias não foram suficientes par ...
O Estado do Rio Grande Sul vem, desde 2015, com sucessivos governos sob a orientação neoliberal de diminuição do papel das funções estatais, do número de servidores e das políticas públicas. A venda e o fechamento do patrimônio público fazem parte da estratégia dessa reestruturação do estado. O governo de Eduardo Leite aprofundou as mudanças com amplo apoio no legislativo, das grandes empresas de comunicação e de setores empresariais. As várias manifestações contrárias não foram suficientes para barrar o governo estadual no sentido de avançar na transformação de um Estado Empreendedor. Sob a orientação e coordenação da entidade privada Comunitas, assessorou a governo na elaboração e execução das políticas sociais, que foram assumidas por instituições privadas centradas na meritocracia, competividade e individualismo, valores e ideias do mercado capitalista. A educação foi parte dessa reestruturação da máquina pública. Através da parceria com a Fundação Lemann, ampliou a presença de organizações privadas na gestão da rede estadual. A materialização desse processo aconteceu na formação de professores do ensino médio. O Sebrae, com a Política de Educação Empreendedora, o Itaú BBA, com o Programa Jovem de Futuro RS, e o Instituto Ayrton Senna, na implementação dos itinerários formativos sociemocionais, fizeram o conteúdo programático do empreendedorismo perpassar todas as atividades formativas dos docentes. Assim sendo, defendo a tese de que a política de formação de professores do ensino médio da rede pública estadual, na gestão entre os anos de 2019 e 2022, foi elaborada, e executada, a partir da estratégia do governo com diretrizes para alcançar as bases de um Estado Empreendedor e a compreensão de que a cultura empreendedora nas escolas deve internalizar no comportamento e atitude dos estudantes, professores e gestores. ...
Abstract
Since 2015, the state of Rio Grande do Sul has undergone successive governments guided by neoliberal principles aimed at reducing the role of state functions, the number of public servants, and public policies. The sale and closure of public assets are part of this state restructuring strategy. Eduardo Leite’s administration deepened these changes with broad support from the legislature, major media companies, and business sectors. Various opposing protests were insufficient to prevent the stat ...
Since 2015, the state of Rio Grande do Sul has undergone successive governments guided by neoliberal principles aimed at reducing the role of state functions, the number of public servants, and public policies. The sale and closure of public assets are part of this state restructuring strategy. Eduardo Leite’s administration deepened these changes with broad support from the legislature, major media companies, and business sectors. Various opposing protests were insufficient to prevent the state government from advancing towards transforming the state into an Entrepreneurial State. Under the guidance and coordination of the private entity Comunitas, the government was advised in the formulation and implementation of social policies, which were taken over by private institutions focused on meritocracy, competitiveness, and individualism—values and ideas of the capitalist market. Education was a part of this public sector restructuring. Through a partnership with the Lemann Foundation, the presence of private organizations in managing the state network was expanded. This process materialized in the training of high school teachers. Sebrae, with its Entrepreneurial Education Policy, Itaú BBA, with the Young Future RS Program, and the Ayrton Senna Institute, with the implementation of socio-emotional formative itineraries, integrated entrepreneurial content into all formative activities for educators. Thus, I argue that the high school teacher training policy in the state public network, during the years 2019 to 2022, was developed and implemented based on the government’s strategy with guidelines aimed at establishing the foundations of an Entrepreneurial State and understanding that entrepreneurial culture in schools should be internalized in the behavior and attitudes of students, teachers, and administrators. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
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