Surdosingularidade no ensino médio : Franciele Silva de Camargo
Visualizar/abrir
Data
2025Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
O presente trabalho analisa os desafios para a inclusão escolar de estudantes Surdosingularidades. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, inscrita no campo dos Estudos Culturais em Educação. Na pesquisa, desenvolve-se uma cartografia de cenas escolares que contemplam processos e práticas na educação de Surdosingularidades no Ensino Médio em uma escola especial para surdos, da Rede Estadual de Educação do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. As cenas escolares, registradas no Diário de C ...
O presente trabalho analisa os desafios para a inclusão escolar de estudantes Surdosingularidades. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, inscrita no campo dos Estudos Culturais em Educação. Na pesquisa, desenvolve-se uma cartografia de cenas escolares que contemplam processos e práticas na educação de Surdosingularidades no Ensino Médio em uma escola especial para surdos, da Rede Estadual de Educação do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. As cenas escolares, registradas no Diário de Campo da pesquisadora, considerando sua interlocução com os estudantes envolvidos, englobam as práticas que mobilizam a tarefa educativa para a inclusão escolar. Trata-se de uma Análise Cartográfica com base nos Estudos Surdos, Estudos Culturais em Educação e Filosofia. A cartografia mapeia os signos que surgem das cenas escolares, como aqueles associados ao ensino do Sistema Esquelético. Compreendem-se as práticas pedagógicas da docente e da pesquisadora surda, ponderando as cenas nas quais os estudantes se deparam com termos desconhecidos e os conteúdos das aulas, como Yes, nós temos genomas, Reino Animal e Reino Vegetal. Por fim, analisam-se as cenas da tarefa educativa com estudantes tidos como “ingovernáveis”, atentando para os desafios e possibilidades no âmbito escolar. A partir das experiências vivenciadas no espaço da escola de surdos, verifica-se que um dos maiores desafios é enfrentar os obstáculos atitudinais e linguísticos para que não se convertam em violência linguística ou em entraves à acessibilidade. Além disso, faz-se necessário reduzir o olhar capacitista e proporcionar um ambiente de convivência e respeito às formas plurais que a Surdosingularidade imprime na educação. ...
Abstract
This work examines the challenges of school inclusion for Deaf-Singularity students. It is a qualitative study situated within the field of Cultural Studies in Education. The research develops a cartography of school scenes that documents processes and practices in the education of Deaf-Singularity students at a high school within a specialized deaf school, part of the State Education Network of Rio Grande do Sul, Brazil. The school scenes, recorded in the researcher's field diary in dialogue w ...
This work examines the challenges of school inclusion for Deaf-Singularity students. It is a qualitative study situated within the field of Cultural Studies in Education. The research develops a cartography of school scenes that documents processes and practices in the education of Deaf-Singularity students at a high school within a specialized deaf school, part of the State Education Network of Rio Grande do Sul, Brazil. The school scenes, recorded in the researcher's field diary in dialogue with the students, illustrate the practices that drive pedagogical processes for inclusion. This Cartographic Analysis is informed by Deaf Studies, Cultural Studies in Education, and the Philosophy. The cartography maps signs emerging from various school scenes, including those linked to the teaching of the Skeletal System. The pedagogical practices of the deaf teacher and researcher are interpreted in the context of scenes where students encounter unfamiliar terminology and course content, such as in lessons titled Yes, We Have Genomes, Animal Kingdom, and Plant Kingdom. Additionally, the study analyzes scenes in which students are deemed “ungovernable”, reflecting on both the challenges and possibilities within the school environment. Based on experiences from the deaf school setting, one of the greatest challenges identified is confronting attitudinal and linguistic obstacles to prevent linguistic violence and ensure accessibility. Furthermore, it is essential to mitigate the ableist perspective and foster an environment that respects the diverse expressions of Deafness singularity in education. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (7743)Educação (2590)
Este item está licenciado na Creative Commons License
