A uberização do trabalho docente : novos dilemas para velhos problemas
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Data
2023Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
A precarização do trabalho docente é uma recorrência histórica no Brasil, mesmo com as tentativas de resistência, tornou-se cultural. O resultado disso são baixos salários, excesso de aluno em salas de aula, necessidade de multijornadas, redução das horas de planejamento, entre outras. Ao mesmo tempo, as mudanças nas concepções do trabalho sempre ocorreram, mas sofreram alterações relevantes com o neoliberalismo instituído como uma racionalidade vigente. O discurso neoliberal do empresariamento ...
A precarização do trabalho docente é uma recorrência histórica no Brasil, mesmo com as tentativas de resistência, tornou-se cultural. O resultado disso são baixos salários, excesso de aluno em salas de aula, necessidade de multijornadas, redução das horas de planejamento, entre outras. Ao mesmo tempo, as mudanças nas concepções do trabalho sempre ocorreram, mas sofreram alterações relevantes com o neoliberalismo instituído como uma racionalidade vigente. O discurso neoliberal do empresariamento de si subjetiva os trabalhadores a tal ponto de esses abrirem mão (quase que) voluntariamente de direitos importantes conquistados através de muitas lutas. No caso do trabalho docente, a precarização ocorre pelos novos modos de exercer a profissão a partir da articulação do neoliberalismo tecnológico e da flexibilização das leis trabalhistas. Nesse contexto, a uberização é compreendida como uma nova forma de organização do trabalho a partir da expansão tecnológica. Esse movimento denomina-se Economia do Compartilhamento e iniciou nos Estados Unidos com a intenção de resolver grandes problemas do cotidiano com soluções tecnológicas. Essas ideias inovadoras e disruptivas necessitavam de investimento financeiro e, pelo seu potencial de ganho monetário escalável, atraíram grandes investidores que apostaram na criação de plataformas digitais e aplicativos. Essas inovações têm sido utilizadas de forma exponencial, mas destaca-se o potencial de absorção das atividades de prestação de serviços, como aquele da Educação. Assim, esta pesquisa tem por objetivo analisar o processo de uberização do trabalho docente, no Brasil, a partir de uma plataforma digital (online) de contratação direta de professores. A pergunta de pesquisa desta investigação é: como está se dando o processo de uberização do trabalho docente no Brasil? O percurso teórico-metodológico, inspirado em autores como Michel Foucault, Tom Slee, Pierre Dardot, Christian Laval e Evgeny Morozov, foi realizado a partir da análise dos dados a respeito da oferta de trabalho docente em uma plataforma digital chamada Superprof, que teve rápido crescimento nos últimos anos e tem mais de vinte milhões de perfis docentes no mundo. O corpus de análise foi constituído pelas informações disponíveis nos perfis dos docentes que ministram aulas na cidade de Porto Alegre, RS. Foram encontrados 39 perfis de “docentes” cadastrados que atendem os requisitos da pesquisa e todos foram considerados. Como resultado, as condições de possibilidades neoliberais articuladas ao trabalho de plataforma têm produzido neoprofessores que apresentam características como competitividade, adaptabilidade e superação contínua, meritocrática e gamificada. A uberização se dá pela desprofissionalização docente, pela má remuneração e a perda dos direitos trabalhistas, além do funcionamento na lógica de trabalho intermitente (24 horas por dia, sete dias por semana). As contratações de docentes pela plataforma Superprof são uberizadas e ocorrem com a máxima precarização e exploração do trabalho. O aprofundamento da precarização do trabalho, a partir do uso de plataformas digitais, é o novo dilema para o velho problema da precarização histórica da profissão docente, no Brasil. ...
Abstract
The precariousness of teaching work is a historical recurrence in Brazil, even with resistance attempts, it has become cultural. The result is low wages, too many students in classrooms, the need for multiple shifts, reduced planning hours, among others. At the same time, changes in the conceptions of work have always occurred, but they have undergone relevant changes with neoliberalism instituted as a current rationale. The neoliberal discourse of entrepreneurship subjectifies workers to the p ...
The precariousness of teaching work is a historical recurrence in Brazil, even with resistance attempts, it has become cultural. The result is low wages, too many students in classrooms, the need for multiple shifts, reduced planning hours, among others. At the same time, changes in the conceptions of work have always occurred, but they have undergone relevant changes with neoliberalism instituted as a current rationale. The neoliberal discourse of entrepreneurship subjectifies workers to the point of giving up (almost) voluntarily important rights won through many struggles. In the case of teaching work, precariousness occurs due to the new ways of exercising the profession based on the articulation of technological neoliberalism and the flexibilization of labor laws. In this context, uberization is understood as a new form of work organization based on technological expansion. This movement is called the Sharing Economy and started in the United States with the intention of solving major everyday problems with technological solutions. These innovative and disruptive ideas required financial investment and, due to their potential for scalable monetary gain, attracted large investors who bet on the creation of digital platforms and applications. These innovations have been used exponentially, but the potential for absorption of service provision activities, such as Education, stands out. Thus, this research aims to analyze the process of uberization of teaching work in Brazil, based on a digital (online) platform for direct hiring of teachers. The research question of this investigation is how is the process of uberization of teaching work taking place in Brazil? The theoretical-methodological route is inspired by theoretical productions developed by authors such as Tom Slee, Dardot and Laval, Evgeny Morozov, Franco Berardi, among other authors who discuss the themes of the contemporary in the contemporary. Always starting from the thought of Foucauldian Studies and post-structuralist inspirations, it will be carried out from the analysis of the data conveyed regarding the supply of teaching work on a digital platform called Superprof, which has grown rapidly in recent years and has more than twenty million teacher profiles in the world. The corpus of analysis will consist of information available in the profiles of teachers who teach in the city of Porto Alegre, RS. 39 profiles of registered “professors” were found who met the research requirements and all were considered. It is hoped that the analyzes and discussions produced here will contribute to a greater one. As a result, the conditions of neoliberal possibilities articulated to platform work have produced neo-teachers who present characteristics such as competitiveness, adaptability, and continuous, meritocratic and gamified overcoming. The uberization occurs through the de-professionalization of teachers, poor pay, and loss of labor rights, in addition to the intermittent work logic (24 hours a day, seven days a week). The hiring of teachers by the Superprof platform is uberized and occurs with maximum precariousness and labor exploitation. The deepening of job insecurity through the use of digital platforms is the new dilemma for the old problem of the historical insecurity of the teaching profession in Brazil. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
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