Processos de apreensão, produção e efeitos de sentido nas narrativas cinematográficas e suas conexões com a Educação
Visualizar/abrir
Data
2024Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
O trabalho em questão sintetiza os desdobramentos da pesquisa realizada com dez filmes de nacionalidades, cultura, assuntos e tipos de abordagens diferentes sob a égide da produção de sentido de ordem estésica, cognitiva e fenomenológica. A proposta nasceu da necessidade de produzir conhecimento sobre cinema para a formação de professores a partir da sanção da lei 13.006/2014 que modifica o artigo 26º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) obrigando a exibição de filmes nas escolas de E ...
O trabalho em questão sintetiza os desdobramentos da pesquisa realizada com dez filmes de nacionalidades, cultura, assuntos e tipos de abordagens diferentes sob a égide da produção de sentido de ordem estésica, cognitiva e fenomenológica. A proposta nasceu da necessidade de produzir conhecimento sobre cinema para a formação de professores a partir da sanção da lei 13.006/2014 que modifica o artigo 26º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) obrigando a exibição de filmes nas escolas de Educação Básica como atividade curricular complementar. Para tanto, as áreas das Artes, Educação, Semiótica discursiva e Filosofia foram conectadas através das interseccionalidades que a arte cinematográfica permite por sua sincreticidade constitutiva. O objetivo da pesquisa foi o entendimento da forma como o cinema coopta o espectador e quais níveis de percepção e entendimento são acionados neste para produzir sentido a partir das camadas: sensorial, cognitiva e consciêncial, e como tudo isso pode se relacionar com a escola, de tal forma que o cinema possa ser um dispositivo pedagógico sem ser capturado pelo conteúdo escolar. A proposta é de que a escola seja um locus de experiência com a arte cinematográfica e o filme possa ser capitalizado no processo formador como um agente de potências. A produção de conhecimento sobre o cinema, o que é, como se constitui como arte e como atua sobre a rede de significações do espectador, se fez necessária visando o entendimento sobre os processos vivenciados pelo espectador nessa interação. A metodologia da pesquisa se denominou teórico-epistemológica qualitativa e consistiu-se a partir de leituras de autores das áreas em questão: Landowski, na semiótica discursiva sobre os regimes de interação; Edmund Husserl e Maurice Merleau-Ponty em fenomenologia; Gilles Deleuze e Felix Guattari e Jacques Rancière em filosofia, Adriana Fresquet e Rosa Fischer em Educação na relação com o cinema e André Bazin no campo das especificidades da sétima arte; além da análise de dez filmes de gêneros e de culturas diferentes realizada no âmbito do grupo de pesquisa, cuja finalidade foi vivenciar esses processos de produção de sentido e debater sobre eles, a fim de produzir conhecimento sobre essa experiência na educação. Nas considerações finais a pesquisa apontou para as possibilidades dos usos do cinema nas escolas como personagem conceitual em Deleuze, caracterizando-se como potências diversas: potência de pensamento, de vida e de afetos, sem verdades fixas ou recortes manipulativos. A pesquisa, então, propõe o cinema como dispositivo pedagógico com toda a sua riqueza de liberdade em contribuição com o processo ensino-aprendizagem como arte. ...
Abstract
The work in question summarizes the developments of the research carried out with ten films of different nationalities, cultures, subjects and types of approaches under the aegis of the production of aesthetic, cognitive and phenomenological meaning. The proposal was born from the need to produce knowledge about cinema for teacher training based on the sanction of law 13.006/2014 which modifies article 26 of the Education Guidelines and Bases Law (LDB) mandating the showing of films in Basic Ed ...
The work in question summarizes the developments of the research carried out with ten films of different nationalities, cultures, subjects and types of approaches under the aegis of the production of aesthetic, cognitive and phenomenological meaning. The proposal was born from the need to produce knowledge about cinema for teacher training based on the sanction of law 13.006/2014 which modifies article 26 of the Education Guidelines and Bases Law (LDB) mandating the showing of films in Basic Education schools as a complementary curricular activity. To this end, the areas of Arts, Education, Discursive Semiotics and Philosophy were connected through the intersectionalities that cinematographic art allows through its syncreticity to understand the way in which cinema co-opts the spectator and the processes through which the spectator goes through to produce meaning in these three layers. — sensorial, cognitive and conscious — and how all of this can relate to school in such a way that cinema does not become content nor does school become a cinematic audience, but rather a locus of experience with cinema that can be capitalized as formative process. The production of knowledge about what cinema is, what is it, how it is constituted, how it acts on the viewer's network of meanings was necessary in order to understand the processes that take place in the film/spectator interaction in such a way that cinema is productive for education as an artistic pedagogical device. The research methodology was called qualitative theoreticalepistemological and consisted of readings by authors from the areas in question: Landowski, in discursive semiotics on interaction regimes; Edmund Husserl and Maurice Merleau-Ponty in phenomenology; Gilles Deleuze and Felix Guattari in philosophy and Adriana Fresquet and Rosa Fischer in Education, among other authors relevant to the specificities covered, such as André Bazin, Jacques Rancière between others. Also tem movies was analized within the scope of the research group, whose purpose was to experience these processes and debate about them, in order to produce knowledge about the experience for the area of education, under the educational focus. In the final considerations of the research pointed to the possibilities of using cinema in schools as a conceptual character in Deleuze, as a philosophical entity that brings approaches to be thought and discussed, as a plane of immanence in which all potentialities are contained: power of thought , power of life, power of affections, without fixed truths or manipulative cutouts. The research, then, proposes cinema as a pedagogical device with all its richness and freedom in contributing to the teaching-learning process as art. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (7636)Educação (2565)
Este item está licenciado na Creative Commons License
