O uso das tecnologias digitais na Educação em tempos de pandemia e pós-pandemia : um estudo de caso com professores do ensino fundamental
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Data
2025Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
O presente projeto investigou como ocorreu a experiência de implementação do Ensino Remoto Emergencial (ERE) e como se deu o uso das tecnologias digitais nas salas de aula físicas, no retorno às aulas presenciais, em uma escola pública de ensino fundamental de anos iniciais localizada no interior do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com fundamentação nos pressupostos piagetianos do “fazer e compreender”. A pesquisa foi realizada com quinze professores que atuam em diferen ...
O presente projeto investigou como ocorreu a experiência de implementação do Ensino Remoto Emergencial (ERE) e como se deu o uso das tecnologias digitais nas salas de aula físicas, no retorno às aulas presenciais, em uma escola pública de ensino fundamental de anos iniciais localizada no interior do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com fundamentação nos pressupostos piagetianos do “fazer e compreender”. A pesquisa foi realizada com quinze professores que atuam em diferentes anos do ensino fundamental da referida escola e com a Secretária atual da Educação. Os dados foram analisados a partir da análise das entrevistas semiestruturadas e dos formulários aplicados aos quinze professores e à Secretária atual de Educação. Para a análise dos dados, foram definidas duas categorias, considerando o referencial teórico desta investigação e os resultados de uma entrevista piloto. Dentre os resultados, observando-se as relações entre concepção e prática, evidencia-se que a maior parte dos professores tiveram avanços nas suas concepções e práticas, ainda que tenham se evidenciado algumas defasagens em relação às práticas pedagógicas. Dessa forma, a pesquisa contribuiu para a qualificação do uso pedagógico das tecnologias na escola e, consequentemente, para a alfabetização digital de professores e alunos. ...
Abstract
This project investigated how the experience of implementing Emergency Remote Education (ERE) occurred and how digital technologies were used in physical classrooms, upon return to face-to-face classes, in a public elementary school for the initial years located in the interior of Rio Grande do Sul. This is a qualitative research, based on Piagetian assumptions of “doing and understanding”. The research was carried out with fifteen teachers who work in different years of elementary education at ...
This project investigated how the experience of implementing Emergency Remote Education (ERE) occurred and how digital technologies were used in physical classrooms, upon return to face-to-face classes, in a public elementary school for the initial years located in the interior of Rio Grande do Sul. This is a qualitative research, based on Piagetian assumptions of “doing and understanding”. The research was carried out with fifteen teachers who work in different years of elementary education at that school and with the current Secretary of Education. The data was analyzed based on the analysis of semi-structured interviews and the forms applied to the fifteen teachers and the current Secretary of Education. For data analysis, two categories were defined, considering the theoretical framework of this investigation and the results of a pilot interview. Among the results, observing the relationships between conception and practice, it is evident that most teachers made progress in their conceptions and practices, although some gaps in relation to pedagogical practices were evident. In this way, the research contributed to the qualification of the pedagogical use of technologies at school and, consequently, to the digital literacy of teachers and students. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
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Ciências Humanas (7636)Educação (2565)
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