A relação com o saber: que práticas mobilizam os jovens educandos da EJA?
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Data
2024Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Resumo
Esta dissertação dedica-se à construção de leitura dos diálogos de campo com jovens educandos de classe popular da EJA, da região oeste de São Leopoldo. A pesquisa teve por objetivo geral compreender a relação com o saber construída pelos estudantes, tendo como objetivos específicos: examinar os percursos escolares de jovens em classes de EJA, em escola pública de periferia urbana; analisar a relação que os jovens estabelecem com os saberes na escola; e interpretar a relação entre saberes escol ...
Esta dissertação dedica-se à construção de leitura dos diálogos de campo com jovens educandos de classe popular da EJA, da região oeste de São Leopoldo. A pesquisa teve por objetivo geral compreender a relação com o saber construída pelos estudantes, tendo como objetivos específicos: examinar os percursos escolares de jovens em classes de EJA, em escola pública de periferia urbana; analisar a relação que os jovens estabelecem com os saberes na escola; e interpretar a relação entre saberes escolares e não escolares, e como esta é narrada nos itinerários dos jovens educandos. O estudo está fundamentado na metodologia e nos estudos desenvolvidos por Bernard Charlot, a partir do Instrumento do Balanço do Saber, desenvolvida junto a 18 educandos, dos quais seis participaram de entrevistas narrativas. Os diálogos em campo possibilitaram o entendimento de que a relação com o saber ocorre através da socialização e mediante identificação com o ou a educadora, uma vez que era a partir da mobilização dos professores que os estudantes se engajavam para desenvolver certas atividades. Além disso, para os educandos frequentarem a escola, a identificação se mostrou uma questão importante, apesar das vivências de precariedade que os distanciam do universo escolar, ampliando os esforços para permanecer na escola na busca por melhores oportunidades no mercado de trabalho. E, ainda, as interlocuções registram narrativas da percepção dos jovens sobre os saberes não escolares que são essenciais para sobrevivência em seu território; aprendizagens que foram construídas a partir de suas experiências em diferentes espaços sociais. Por fim, foi possível analisar quais saberes e táticas são utilizadas pelos jovens para viverem sua juventude e enfrentar desigualdades e violências. ...
Abstract
This dissertation is dedicated to the construction of the reading of field dialogues with young students from the popular class of EJA, in the western region of São Leopoldo. The research had the general objective of understanding The Relation with Knowledge constructed by students, with specific objectives: examining the school paths of young people in EJA classes, in a public school on the urban outskirts; analyze the relationship that young people establish with knowledge at school; and inte ...
This dissertation is dedicated to the construction of the reading of field dialogues with young students from the popular class of EJA, in the western region of São Leopoldo. The research had the general objective of understanding The Relation with Knowledge constructed by students, with specific objectives: examining the school paths of young people in EJA classes, in a public school on the urban outskirts; analyze the relationship that young people establish with knowledge at school; and interpret the relationship between school and non-school knowledge and how this is narrated in the itineraries of young students. The study is based on the methodology and studies developed by Bernard Charlot, based on the Balance of Knowledge Instrument, developed with 18 students, six of whom participated in narrative interviews. Dialogues in the field made it possible to understand that the relationship with knowledge occurs through socialization and through identification with the teacher, since it was through the mobilization of teachers that students engaged in developing certain activities. Furthermore, for students to attend school, identification proved to be an important issue, despite the precarious experiences that distance them from the school world, increasing their efforts to remain in school in the search for better opportunities in the job market. Furthermore, the dialogues record narratives of the young people's perception of non-school knowledge that is essential for survival in their territory; learning that was built from their experiences in different social spaces. Finally, it was possible to analyze what knowledge and tactics are used by young people to live their youth and face inequalities and violence. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
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