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dc.contributor.advisorCarvalho, Marie Jane Soarespt_BR
dc.contributor.authorGrassi, Daianept_BR
dc.date.accessioned2011-02-04T05:59:31Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/27683pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação refere-se a um estudo de caso sobre a formação pedagógica – curso de pedagogia – de professoras já em exercício e o quanto esta, a partir de sua concepção curricular e pedagógica contribuiu para ressignificar suas práticas. O curso, primeiro a ocorrer na modalidade a distância, nasceu de um consórcio realizado entre a Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FACED/UFRGS) e o centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (CCE/UFSC) no ano de 2006. Este visou graduar em nível superior professores já em exercício nas séries iniciais do ensino fundamental, de escolas públicas estaduais e municipais do Estado do Rio Grande do Sul. Os alunos deste curso foram chamados nesta pesquisa de “alunas-professoras” em razão de as mesmas, maioria do sexo feminino, já estarem atuando principalmente no ensino fundamental das séries iniciais e na educação infantil. Os mesmos foram organizados em 5 Polos e nesta pesquisa, por amostragem, foram considerados os dados obtidos com as “alunas-professoras” do Polo do Município de Alvorada em razão de a pesquisadora ter realizado um trabalho efetivo de acompanhamento aos sujeitos, desde o início do curso e principalmente por este Polo ser considerado um destaque em termos de investimento tecnológico se comparado com os demais. Na perspectiva do estudo de caso, se assumiu como objetivo investigar e evidenciar que mudanças e que novos saberes, a utilização das tecnologias da web 2.0, como um elemento de arquitetura pedagógica, num curso de formação, pode causar na prática das “alunas-professoras”. Web 2.0 e arquiteturas pedagógicas foram conceitos novos e em desenvolvimento, centrais nesta discussão. Desta forma, de maneira a buscar e interpretar estes dados, foi realizada uma longa pesquisa, seguindo passos metodológicos de leitura, análise, categorização e interpretação, dos portfólios de aprendizagem das alunas-professoras. Tal percurso está detalhado ao longo deste documento.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation refers to a case study about a distance pedagogy course, which participants are teachers who are already performing their activities and how that formation, from its curricular and pedagogical conception contributed to reframe their practices. This was the first course designed in a distance mode and arose from a consortium model between the Undergraduate Course of Education at Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FACD/UFRGS) and the Center for Science Education at Universidade Federal de Santa Catarina (CCE/UFSC) in 2006. The course was aimed at graduating teachers who are already teaching elementary grades in public - municipal and state - schools in Rio Grande do Sul. The participants in this course, mostly female, were called "student-teachers" and were distributed in five poles. In this sampling research were considered the data obtained from the "studentsteachers" in Alvorada, because the researcher did a job of monitoring the subject from the beginning also because this pole is considered featured in terms of technology investments compared with other poles. To this end, it was assumed in this study the overall goal of showing that changes, new knowledge, the use of Web 2.0 technologies as an element of architecture teaching a training course, may cause the practice of “students-teachers”. Web 2.0 and pedagogical architectures were new concepts and developments focused on this discussion. Thus, in order to seek and interpret the data, an extensive research was carried out following methodological steps of reading, analysis, categorization and interpretation of learning portfolios of the “students-teachers”. This route is detailed throughout this paper.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectPedagogical architecturesen
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectWeb 2.0en
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.titleArquiteturas pedagógicas aplicadas à educação a distânciapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000766289pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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