A escola, o trabalho e a população em situação de rua: o caso da Escola Porto Alegre (EPA)
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Data
2023Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Resumo
Esta pesquisa se insere na confluência dos campos de estudos do trabalho e educação e da educação de jovens e adultos - EJA. Ela teve como objetivo analisar a as possibilidades e os limites de experiências político pedagógicas da escola municipal de ensino fundamental Porto Alegre (EPA) que relacionam trabalho e educação, especialmente o núcleo de trabalho educativo (NTE), destacando sua relação com o atendimento das necessidades básicas da população em situação de rua, em particular dos e das ...
Esta pesquisa se insere na confluência dos campos de estudos do trabalho e educação e da educação de jovens e adultos - EJA. Ela teve como objetivo analisar a as possibilidades e os limites de experiências político pedagógicas da escola municipal de ensino fundamental Porto Alegre (EPA) que relacionam trabalho e educação, especialmente o núcleo de trabalho educativo (NTE), destacando sua relação com o atendimento das necessidades básicas da população em situação de rua, em particular dos e das estudantes da escola, na perspectiva da reprodução ampliada da vida. Ela caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa, tipo etnográfica, fundamentada no materialismo histórico dialético como abordado por Karel Kosik (1976) e E. P. Thompson (2012, 2020). Os conceitos centrais trabalhados na investigação foram: reprodução ampliada da vida; necessidades; trabalho; trabalho como princípio educativo e saberes do trabalho. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a pesquisa bibliográfica, a análise de documentos, a observação participante e a entrevista semiestruturada. Como conclusão geral afirma-se que a experiência político pedagógica sob análise, ao mesmo tempo em que apresenta alternativas imediatas de apoio às necessidades básicas de seus estudantes, na maioria População em Situação de Rua, potencializa a sua reflexão crítica e capacidade de agir na sua realidade de vida e de trabalho na perspectiva da reprodução ampliada da vida. Porém, a realização da proposta da EPA é limitada pela falta de continuidade do projeto da escola após o período de permanência dos estudantes na instituição. Destaca-se, neste sentido, a carência de políticas sociais públicas de caráter emancipatório que se relacionem com os propósitos da escola, possibilitando sua continuidade. ...
Abstract
This research is part of the confluence of the study fields of work and education and of youth and adults’ education (Educação de Jovens e Adultos – EJA). It aimed to analyze the possibilities and limits of political-pedagogical experiences at the Escola Municipal de Ensino Fundamental Porto Alegre (EPA) that relate work and education, especially the Sector of Educational Work (Núcleo de Trabalho Educativo – NTE), highlighting its relationship with the necessities of homeless people school stud ...
This research is part of the confluence of the study fields of work and education and of youth and adults’ education (Educação de Jovens e Adultos – EJA). It aimed to analyze the possibilities and limits of political-pedagogical experiences at the Escola Municipal de Ensino Fundamental Porto Alegre (EPA) that relate work and education, especially the Sector of Educational Work (Núcleo de Trabalho Educativo – NTE), highlighting its relationship with the necessities of homeless people school students, from the perspective of the expanded life reproduction. The EPA prioritizes the assistance to the Homeless Population and social vulnerability. It was characterized as qualitative and ethnographic research, based on historical-dialectical materialism as addressed by Karel Kosik (1976) and E. P. Thompson (2012, 2020). The central concepts worked in the investigation were: Expanded Life Reproduction; Necessities; Work; Work as an Educational Principle and Work Knowledge. The methodological procedures used were bibliographical research, document analysis, participant observation and semi-structured interviews. As a general conclusion, it is stated that the political-pedagogical experience under analysis, while it presents immediate alternatives to support the basic necessities of their students, the majority of homeless, enhances their critical reflection and ability to act, of their reality of life and work from the perspective of the expanded life reproduction. However, the EPA’s implementation proposal is limited by the lack of continuity of the school project until the students' stay at the institution. In this sense, the lack of public social policies of an emancipatory nature that relate to the school’s purposes stands out, enabling its continuity. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
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Ciências Humanas (7560)Educação (2534)
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