Peças de Beatrix : pesquisa teatral em educação
Visualizar/abrir
Data
2010Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta dissertação acompanha o movimento de Beatrix. Figura guia e atriz, eternamente grávida do porvir. Enuncia um processo de criação de uma atriz que pulsa sob a interferência da filosofia da diferença, da literatura e das aprendizagens da cena. Num teatro para deseducar, e num deseducar para teatrar. Um movimento contínuo de começar e não começar. A eterna espiral ganha a cena e apresenta a vida. Explora técnicas de corte, e improviso, em especial as que se referem ao pós-dramático e outras m ...
Esta dissertação acompanha o movimento de Beatrix. Figura guia e atriz, eternamente grávida do porvir. Enuncia um processo de criação de uma atriz que pulsa sob a interferência da filosofia da diferença, da literatura e das aprendizagens da cena. Num teatro para deseducar, e num deseducar para teatrar. Um movimento contínuo de começar e não começar. A eterna espiral ganha a cena e apresenta a vida. Explora técnicas de corte, e improviso, em especial as que se referem ao pós-dramático e outras manifestações das artes cênicas contemporâneas, articulando conceitos e práxis teatral. Procurando pontuar, sem determinismos, elementos que facilitem tanto o improviso quanto o cut up envolvido no processo de criação, seja de personagens como em imagens e cenas. As considerações sobre o sentido trágico de Nietzsche, a concepção de plano de composição das artes de Deleuze e Guattari, junto com outros autores contemporâneos, são evocadas a fim de, ao se explorar pontos de vista, cortes e montagens, pensar os sentidos e os não sentidos dos textos, no palco e fora dele. ...
Abstract
This paper follows the movement of Beatrix. Figure, guide and actress, eternally pregnant with the future. It outlines a process for creating a star that pulses under the influence of difference of philosophy, literature and learning. A theater for to educate, and to contradict the theater. A continuous movement to begin and shall not begin. The eternal spiral won the scene and presents the life.. Explore cutting techniques, and improvisation, in particular those relating to post-dramatic and o ...
This paper follows the movement of Beatrix. Figure, guide and actress, eternally pregnant with the future. It outlines a process for creating a star that pulses under the influence of difference of philosophy, literature and learning. A theater for to educate, and to contradict the theater. A continuous movement to begin and shall not begin. The eternal spiral won the scene and presents the life.. Explore cutting techniques, and improvisation, in particular those relating to post-dramatic and other manifestations of contemporary performing arts, articulating concepts and practice of theater. Looking to score, without determinism, elements that facilitate both improvisation as the cutup involved in the creation process, either as characters in scenes and images. The findings of the tragic sense of Nietzsche, the concept plan of composition in the arts of Deleuze and Guattari, along with other contemporary authors, are evoked in order, to explore views, cuts and montages, the senses and think no sense of texts, onstage and off. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (7479)Educação (2504)
Este item está licenciado na Creative Commons License