História da escolarização no Quênia Colonial Britânico a partir da narrativa de Ngũgĩ wa Thiong’o
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Data
2024Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Resumo
Esta dissertação analisa a narrativa de Ngũgĩ wa Thiong’o no livro "Sonhos em Tempo de Guerra: Memórias de Infância" (2010), buscando conhecer a história da escolarização no contexto colonial britânico do Quênia por volta das décadas de 1940 e 1950. O objetivo principal consistiu na compreensão do impacto da introdução do sistema de educação ocidental na vivência do autor durante sua infância, enfatizando os mecanismos de exclusão e a persistente condição de subalternidade imposta aos africanos ...
Esta dissertação analisa a narrativa de Ngũgĩ wa Thiong’o no livro "Sonhos em Tempo de Guerra: Memórias de Infância" (2010), buscando conhecer a história da escolarização no contexto colonial britânico do Quênia por volta das décadas de 1940 e 1950. O objetivo principal consistiu na compreensão do impacto da introdução do sistema de educação ocidental na vivência do autor durante sua infância, enfatizando os mecanismos de exclusão e a persistente condição de subalternidade imposta aos africanos. Pretendeu-se, ainda, explorar as complexas dinâmicas territoriais que se refletiram diretamente no cenário educacional, analisando as possibilidades de resistência africana, representadas especialmente pela criação de escolas independentes que, paradoxalmente, adotavam o sistema educacional ocidental. A instituição escolar, inicialmente concebida como símbolo de modernidade e progresso, emergiu como um contraste em relação às práticas tradicionais, delineando-se como um meio pelo qual os colonizadores buscavam manter a maioria da população africana em condição de pobreza e inferioridade, estabelecendo uma conexão direta entre a ascensão social e a obtenção de uma educação formal. Nesse cenário, a educação formal foi instrumentalizada como uma ferramenta de controle social. No entanto, a pesquisa revela que, consciente dessa dinâmica, a população local africana buscou subverter a instituição escolar, transformando-a em uma ferramenta de enfrentamento à opressão colonial, transcendendo as intenções iniciais dos colonizadores na implementação de escolas. A pesquisa se fundamentou nos conceitos de história desenvolvidos por Walter Benjamin e nas reflexões de Frantz Fanon sobre as questões raciais, estabelecendo diálogo com a história da infância, a história da África e a decolonialidade, contribuindo, assim, com a constituição de uma história da escolarização no contexto colonial africano. Além disso, a pesquisa abrangeu os estudos de pesquisadores que abordam temas relacionados à colonização africana e às dinâmicas específicas de disputa política, cultural e econômica que se apresentaram no caso do Quênia colonial. ...
Abstract
This dissertation examines Ngũgĩ wa Thiong’o narrative in the book "Dreams in a Time of War: Childhood Memoirs" (2010), aiming to understand the history of education in the British colonial context of Kenya in the 1940s and 1950s. The main objective was to comprehend the impact of the introduction of the Western education system on the author's childhood experience, emphasizing exclusion mechanisms and the persistent condition of subalternity imposed on Africans. The research also intended to e ...
This dissertation examines Ngũgĩ wa Thiong’o narrative in the book "Dreams in a Time of War: Childhood Memoirs" (2010), aiming to understand the history of education in the British colonial context of Kenya in the 1940s and 1950s. The main objective was to comprehend the impact of the introduction of the Western education system on the author's childhood experience, emphasizing exclusion mechanisms and the persistent condition of subalternity imposed on Africans. The research also intended to explore the complex territorial dynamics that directly influenced the educational landscape, analyzing possibilities of African resistance, particularly represented by the establishment of independent schools that paradoxically adopted the Western educational system. The school institution, initially conceived as a symbol of modernity and progress, emerged as a contrast to traditional practices, serving as an instrument through which colonizers sought to keep the majority of the African population in condition of poverty and inferiority, establishing a direct connection between social advancement and formal education. In this scenario, formal education was instrumentalized as a tool of social control. However, the research reveals that, aware of this dynamic, the local African population sought to subvert the school institution, turning it into a tool to confront colonial oppression, transcending the initial intentions of colonizers in implementing schools. The study drew on the historical concepts developed by Walter Benjamin and Frantz Fanon's reflections on racial issues, engaging in a dialogue with the history of childhood, the history of Africa and the decoloniality. It contributes to the construction of a history of schooling in the African colonial context. Additionally, the research encompassed studies by scholars addressing topics related to African colonization and the specific dynamics of political, cultural, and economic dispute that manifested in the case of colonial Kenya. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
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Ciências Humanas (7479)Educação (2504)
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