Representações de docências no filme Harry Potter e a Pedra Filosofal: uma experiência A/r/tográfica em quadrinhos
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Data
2023Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Resumo
Esta pesquisa analisa a constituição da identidade docente em narrativas audiovisuais, debruçando-se sobre a obra fílmica Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001). Como meio de comunicar o processo desta investigação, a dissertação foi concebida utilizando-se da linguagem dos quadrinhos, contendo um anexo "descritivo" que a complementa. Ambas as análises têm o aporte dos campos de estudo da Cultura Visual (Hernández, 2011, 2010, 2007, 2005; Freedman, 1998, 2006), da Cultura Midiática (Hall, 1997 ...
Esta pesquisa analisa a constituição da identidade docente em narrativas audiovisuais, debruçando-se sobre a obra fílmica Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001). Como meio de comunicar o processo desta investigação, a dissertação foi concebida utilizando-se da linguagem dos quadrinhos, contendo um anexo "descritivo" que a complementa. Ambas as análises têm o aporte dos campos de estudo da Cultura Visual (Hernández, 2011, 2010, 2007, 2005; Freedman, 1998, 2006), da Cultura Midiática (Hall, 1997; Pillar, 2013; Canclini 2007; Jenkins 2009; Silverstone 2002), das identidades docentes (Ferreira, 2002; Garcia, Hypólito, Vieira, 2005). A investigação foi desenvolvida utilizando métodos A/r/tográficos (Dias, Irwin, 2008) e autobiográficos (Bolívar, Domingo, Fernández, 2001) pensando a pesquisa como uma experienciação prática e viva dos processos de constituição do que é ser professor. Por meio desta investigação criaram-se espaços de partilhas de si junto a um grupo focal de professores em que as docências fílmicas da obra em questão foram discutidas. Estes espaços geraram zonas de contato e deslocamentos de olhares sobre os professores participantes da pesquisa e a autora da investigação, de modo a compreender e ressignificar os movimentos de constituição dessas docências. Os resultados apontam para uma produção gráfica que não está à serviço de ilustrar uma pesquisa teórica e verbal discursiva, mas se perfaz como o meio de sua apresentação e expressão. Esta, capaz de dar conta de uma análise de uma docência que se demonstrou intrínseca às experiências com o cinema em sala de aula. Demonstrando assim, a sua importância: a interlocução entre os discursos manifestados nos encontros focais com os professores, com os processos de significação da autora da dissertação como uma professora de arte e com a produção de imagens como pesquisa. ...
Abstract
This research analyzes the constitution of teaching identity in audiovisual narratives, focusing on the film Harry Potter and the Philosopher's Stone (2001). As a means of communicating the process of this investigation, the dissertation was designed using the language of comics, containing a "descriptive" appendix that complements it. Both analyses have the support of the fields of study of Visual Culture (Hernández, 2011, 2010, 2007, 2005; Freedman, 1998, 2006), Media Culture (Hall, 1997; Pil ...
This research analyzes the constitution of teaching identity in audiovisual narratives, focusing on the film Harry Potter and the Philosopher's Stone (2001). As a means of communicating the process of this investigation, the dissertation was designed using the language of comics, containing a "descriptive" appendix that complements it. Both analyses have the support of the fields of study of Visual Culture (Hernández, 2011, 2010, 2007, 2005; Freedman, 1998, 2006), Media Culture (Hall, 1997; Pillar, 2013; Canclini 2007; Jenkins 2009; Silverstone 2002), and teaching identities (Ferreira, 2002; Garcia, Hypólito, Vieira, 2005). The research was developed using A/r/tographic methods (Dias, Irwin, 2008) and autobiographical approaches (Bolívar, Domingo, Fernández, 2001), thinking of research as a practical and living experience of the processes of constituting what it means to be a teacher. Through this research, spaces for sharing with a focal group of teachers were created, in which the filmic teachings of the work in question were discussed. These spaces generated zones of contact and displacements of perspectives on the participating teachers and the author of the research, in order to understand and resignify the movements constituting these teachings. The results point to a graphic production that is not at the service of illustrating a theoretical and discursive verbal research, but is itself the means of its presentation and expression. It is capable of accounting for an analysis of a teaching that has been shown to be intrinsic to experiences with cinema in the classroom. This demonstrating its importance: the interlocution between the discourses manifested in the focal meetings with teachers, the author's processes of significance as an art teacher, and the production of images as research. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
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Ciências Humanas (7479)Educação (2504)
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