Nos olhem, encantem-se: um estudo sobre os gestos e quereres de memória em quatro escolas (Porto Alegre e São Leopoldo/RS 1994–2023)
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Data
2024Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Resumo
A dissertação analisa quatro lugares de memória de instituições escolares privadas de Porto Alegre e São Leopoldo, respectivamente, capital do Rio Grande do Sul e município da região metropolitana, à luz dos postulados da História do Tempo Presente, atrelado ao fenômeno do presentismo. Tem por objetivo maior analisar as <vontades de memória= (NORA, 1993; VIDAL E PAULILO, 2020) desses lugares de memória, ou seja, analisar quais os gestos e quereres de cada um deles na intenção de preservar indíc ...
A dissertação analisa quatro lugares de memória de instituições escolares privadas de Porto Alegre e São Leopoldo, respectivamente, capital do Rio Grande do Sul e município da região metropolitana, à luz dos postulados da História do Tempo Presente, atrelado ao fenômeno do presentismo. Tem por objetivo maior analisar as <vontades de memória= (NORA, 1993; VIDAL E PAULILO, 2020) desses lugares de memória, ou seja, analisar quais os gestos e quereres de cada um deles na intenção de preservar indícios do passado institucional e divulgá-los à comunidade. Como desdobramentos, tem-se esses objetivos específicos: problematizar a constituição dos lugares de memória das escolas, considerando as suas transformações ao longo dos anos, na interface com o percurso histórico de cada uma das instituições; observar o espaço físico atual do lugar de memória, examinando sua relação com o edifício escolar e descrever seu acervo; analisar os lugares de memória das instituições nas dimensões de contemplação do passado, de ensino e pesquisa; investigar a relação das pessoas responsáveis com os lugares de memória, à luz do conceito de <guardiãs de memória= (GOMES, 1996); avaliar as aproximações e singularidades de cada um dos lugares, objetos de estudo da pesquisa. Foram abordados os conceitos de Tempo Presente, lugar de memória, vontade de memória, memória, esquecimento, patrimônio educativo, instituições escolares, cultura escolar, museu/memoriais, guardiã de memória. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa que envolveu observação crítica dos lugares e, através da história oral, utilizou a entrevista como instrumento de produção de dados para examinar os quatro espaços e o trabalho/itinerário de suas responsáveis. Com vistas a atingir os objetivos, foram construídas as seguintes categorias de análise: Memoriais e museus escolares: enquanto espaços físicos; Dimensões e usos dos lugares de memória; Seriam elas guardiãs de memória? Como resultados da investigação, pode-se dizer que as escolas criam estes espaços para edificar sua memória, como um meio de guardar e difundir feitos e fatos considerados marcantes pelas instituições. Destaca-se a importância destes espaços para a pesquisa em História da Educação, evidenciado pelo levantamento de publicações, que operam com documentos salvaguardados nas instituições. Outro resultado da investigação foi a identificação de duas guardiãs de memória à frente de seus espaços de trabalho, tendo em vista que ambas doam-se por estes lugares, tomam para sim o discurso do grupo que representam, preocupam-se com as memórias e sobrevivência destes lugares. ...
Resumen
La disertación analiza cuatro lugares de la memoria en instituciones escolares privadas de Porto Alegre y São Leopoldo, respectivamente, capital de Rio Grande do Sul y municipio de la región metropolitana, a la luz de los postulados de la Historia del Tiempo Presente, vinculados a El fenómeno del presentismo. Su principal objetivo es analizar las <voluntades de la memoria= (NORA, 1993; VIDAL E PAULILO, 2020) de estos lugares de la memoria, es decir, analizar los gestos y deseos de cada uno de e ...
La disertación analiza cuatro lugares de la memoria en instituciones escolares privadas de Porto Alegre y São Leopoldo, respectivamente, capital de Rio Grande do Sul y municipio de la región metropolitana, a la luz de los postulados de la Historia del Tiempo Presente, vinculados a El fenómeno del presentismo. Su principal objetivo es analizar las <voluntades de la memoria= (NORA, 1993; VIDAL E PAULILO, 2020) de estos lugares de la memoria, es decir, analizar los gestos y deseos de cada uno de ellos con la intención de preservar evidencias de la pasado institucional y difundirlos a la comunidad. Como desarrollos, tenemos estos objetivos específicos: problematizar la constitución de lugares de memoria en las escuelas, considerando sus transformaciones a lo largo de los años, en la interfaz con el recorrido histórico de cada una de las instituciones; observar el espacio físico actual del lugar de la memoria, examinando su relación con el edificio escolar y describiendo su acervo; analizar los lugares de memoria de las instituciones en las dimensiones de contemplación del pasado, docencia e investigación; investigar la relación entre los responsables y los lugares de la memoria, a la luz del concepto de <guardianes de la memoria= (GOMES, 1996); evaluar las aproximaciones y singularidades de cada uno de los lugares, objetos de estudio de la investigación. Se abordaron los conceptos de Tiempo Presente, lugar de la memoria, deseo de memoria, memoria, olvido, patrimonio educativo, instituciones escolares, cultura escolar, museo/memoriales, guardián de la memoria. Metodológicamente, se trata de una investigación cualitativa que implicó la observación crítica de los lugares y, a través de la historia oral, utilizó la entrevista como instrumento de producción de datos para examinar los cuatro espacios y el trabajo/itinerario de sus responsables. Para alcanzar los objetivos se construyeron las siguientes categorías de análisis: Memoriales escolares y museos: como espacios físicos; Dimensiones y usos de los lugares de la memoria; ¿Podrían ser guardianes de la memoria? Como resultados de la investigación, se puede decir que las escuelas crean estos espacios para construir su memoria, como medio para almacenar y difundir logros y hechos considerados destacables por las instituciones. Se destaca la importancia de estos espacios para la investigación en Historia de la Educación, evidenciada por el relevamiento de publicaciones, que operan con documentos resguardados en las instituciones. Otro resultado de la investigación fue la identificación de dos guardianes de la memoria frente a sus espacios de trabajo, considerando que ambos donan a estos lugares, asumen el discurso del grupo que representan, se preocupan por la memoria y la supervivencia de estos lugares. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
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