Micronarrativas visuais : possibilidades de olhar-imaginar em educação e arte
Visualizar/abrir
Data
2020Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta pesquisa inscreve-se no cenário da leitura de imagens na Educação Infantil e buscou compreender a relação entre micronarrativas visuais e a formação de um olhar docente sensível. Tratou de pesquisar como a leitura de imagens fotográficas pode contribuir para a formação do olhar do professor, ampliando a experiência estética acerca das imagens que produz e reproduz em âmbito escolar; conhecer de que forma essas imagens visibilizam gestos, expressões, marcas e concepções de uma infância que ...
Esta pesquisa inscreve-se no cenário da leitura de imagens na Educação Infantil e buscou compreender a relação entre micronarrativas visuais e a formação de um olhar docente sensível. Tratou de pesquisar como a leitura de imagens fotográficas pode contribuir para a formação do olhar do professor, ampliando a experiência estética acerca das imagens que produz e reproduz em âmbito escolar; conhecer de que forma essas imagens visibilizam gestos, expressões, marcas e concepções de uma infância que se mostra pelo olhar do outro; entender de que forma a leitura dessas imagens cria efeitos de sentido sobre o ser criança na contemporaneidade das telas e de que forma pode favorecer tanto a formação de um olhar sensível do professor de Educação Infantil, quanto o ato de investigar a partir dos registros que este realiza em sua prática cotidiana. O problema de pesquisa consistiu em questionar se é possível realizar leituras das fotografias de práticas escolares, considerando uma visão não-hegemônica, em que as imagens sejam uma abertura que favoreça a experiência estética do leitor e do produtor das imagens, o professor. Que leituras o professor pode elaborar a partir da experiência de olhar para as fotografias que capturou, ressignificando-as por meio do sensível? A teia de sentidos que conecta as ideias discutidas nesta dissertação envolve estudos sobre visualidade, imagem, fotografia, micronarrativas, infância, experiência, experiência estética e professor pesquisador que se constituem em torno da temática, das reflexões e do problema de pesquisa. Para realizar a leitura das fotografias nos baseamos em Metodologias Artísticas de Pesquisa baseadas na fotografia, a partir dos estudos de Marín-Viadel e Roldán, as quais consideram as imagens como instrumentos de investigação que apresentam ideias sobre educação, experiência estética, docência e infância. As fotografias exibidas ao longo da pesquisa, através do procedimento de Foto-Ensaio, retratam olhares sobre um percurso reflexivo que ocorreu durante os estudos do mestrado e, as fotografias selecionadas da infância escolar são imagens de minhas práticas pedagógicas no âmbito da Educação Infantil. Lanço sobre o material um olhar a partir da ideia de micronarrativas visuais. As conclusões apontam para a necessidade de reflexões sobre a visualidade contemporânea produzida na escola, em especial as fotografias das crianças capturadas pelos docentes em uma relação com a formação de professor pesquisador. ...
Abstract
This research is part of the scenario of reading images in Early Childhood Education and sought to understand the relationship between visual micronarratives and the formation of a sensitive teaching perspective. It researched how reading photographic images can contribute to the formation of teacher's perspective, expanding the aesthetic experience regarding the images produced and reproduced in the school environment; to know how these images visualize gestures, expressions, marks and concept ...
This research is part of the scenario of reading images in Early Childhood Education and sought to understand the relationship between visual micronarratives and the formation of a sensitive teaching perspective. It researched how reading photographic images can contribute to the formation of teacher's perspective, expanding the aesthetic experience regarding the images produced and reproduced in the school environment; to know how these images visualize gestures, expressions, marks and conceptions of a childhood that is shown through the eyes of others; to understand how the reading of these images creates effects of meaning on being a child in the contemporary world of screens and how it can favor both the formation of a sensitive look on the part of the Early Childhood Education teacher, as well as the act of investigating based on the records that this performs in their daily practice. The research problem consisted of questioning whether it is possible to read photographs of school practices, considering a nonhegemonic vision, in which the images are an opening that favors the aesthetic experience of the reader and the producer of the images, the teacher. What readings can the teacher develop based on the experience of looking at the photographs he/she captured, giving new meaning to them through the sensitive? The web of meanings that connects the ideas discussed in this dissertation involves studies on visuality, image, photography, micronarratives, childhood, experience, aesthetic experience and research professor that are constituted around the theme, reflections and research problem. To read the photographs, we based ourselves on Artistic Research Methodologies based on photography, based on the studies of Marín-Viadel and Roldán, which consider images as research instruments that present ideas about education, aesthetic experience, teaching and childhood. The photographs displayed throughout the research, through the Photo-Essay procedure, portray views on a reflective journey that occurred during the master studies and the photographs selected from school childhood are images of my pedagogical practices within the scope of Early Childhood Education. I take a look over at the material based on the idea of visual micronarratives. The conclusions point to the need for reflections on the contemporary visuality produced at school, especially the photographs of children captured by teachers in a relationship with the training of teacher researchers. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (7479)Educação (2504)
Este item está licenciado na Creative Commons License