A discursivização da docência (des)humana : saberes e sentidos em circulação no discurso pedagógico escolar
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Data
2023Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
O estudo realizado como parte desta pesquisa teve como objetivo analisar, sob o prisma da Análise do Discurso Materialista cujo precursor é o filósofo francês Michel Pêcheux, a discursivização da docência em uma escola da rede pública municipal localizada na Região Metropolitana de Porto Alegre no Rio Grande do Sul. Nosso arquivo se constituiu no que nomeamos de arquivo híbrido, haja vista ser composto por dois tipos de corpus com características distintas, sendo eles: um documental - o Projeto ...
O estudo realizado como parte desta pesquisa teve como objetivo analisar, sob o prisma da Análise do Discurso Materialista cujo precursor é o filósofo francês Michel Pêcheux, a discursivização da docência em uma escola da rede pública municipal localizada na Região Metropolitana de Porto Alegre no Rio Grande do Sul. Nosso arquivo se constituiu no que nomeamos de arquivo híbrido, haja vista ser composto por dois tipos de corpus com características distintas, sendo eles: um documental - o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, e o outro experimental - as cartas motivacionais que foram elaboradas a partir de perguntas propostas por mim e articuladas às finalidades do estudo. Acerca do corpus experimental, foi constituído a partir de questões produzidas por mim e respondidas pelos interlocutores na pesquisa (professoras e discentes do 9º ano de uma escola pública municipal), para que pudéssemos alcançar nosso objetivo que envolve a compreensão do processo de constituição de sentidos sobre a docência e a escola e do modo como a ideologia está trabalhando nos discursos de professores e estudantes. Sob o prisma de estudar a língua como elemento inerente ao sujeito, atravessada pela história, a fim de que se compreenda seu funcionamento enquanto processo significativo, e relacionado à linha de pesquisa Arte, Linguagem, Currículo cuja área temática é o discurso e a docência, que propõe uma instauração de interface entre educação e linguagem à sombra da Análise do Discurso Materialista, juntamo-nos ao Grupo de Pesquisa sobre Educação e Análise do Discurso coordenado pela Profa. Dra. Dóris Maria Luzzardi Fiss – UFRGS, com o intuito de entender algumas inquietações que nos instigam e assumiram a forma de objetivos específicos da pesquisa: (1) identificar e compreender redes de enunciados sobre a docência e a escola, tomados em suas condições de produção, possíveis de serem recuperadas nos dizeres; (2) entender, desde a relação entre o dito e o não-dito, sentidos da relação estabelecida entre educandos, educadores, saberes escolares, saberes sociais e saberes humanos; (3) compreender as condições de produção em que os sentidos estão sendo dados no discurso docente e discente bem como no discurso do Projeto Político Pedagógico. Percebemos, a partir de gestos de interpretação do corpus discursivo que os enunciados das professoras, dos/as alunos/as e do PPP se comprometem com determinada memória que associa educação à transformação, à esperança, à humanização, mas também em um movimento dialético, no não-dito ressoam efeitos de sentido de segregação, desigualdade, desumanização. A escola, como uma instituição do Estado, constitui-se como o lugar evidente da luta de classes, dialético, pois, ao mesmo tempo que é uma das maiores agenciadoras de socialização do mundo, facilitadora da interação entre as crianças e jovens e linha de frente na garantia dos direitos que estes possuem; ela mascara os processos de desigualdade produzidos pela sociedade capitalista a partir de uma ilusão de neutralidade acerca dos problemas reais da sociedade. Baseando-se nas análises discursivas produzidas, compreendemos que a escola é um campo de batalha entre práticas ideológicas tanto dos dominantes quanto dos dominados, pois, como um AIE, ela está enraizada em uma sociedade estruturada na exploração, logo, por relações sociais desiguais e de interesses divergentes que afetam profundamente a função da escola e são materializados na prática discursiva. Especulamos que o efeito de sentido de uma educação mais humana, assim como é compreendida por Miguel Arroyo, Demerval Saviani e Paulo Freire, possa ser a chama acesa que fortalece a resistência contra este sistema da lógica de mercado. ...
Abstract
The study carried out as part of this research aimed to analyze, from the perspective of Materialist Discourse Analysis whose precursor is the French philosopher Michel Pêcheux, the discursiveness of teaching in a municipal public school located in the Metropolitan Region of Porto Alegre in Rio Grande southern. Our archive constituted what we call a hybrid archive, given that it is composed of two types of corpus with different characteristics, namely: a documental one - the Political Pedagogic ...
The study carried out as part of this research aimed to analyze, from the perspective of Materialist Discourse Analysis whose precursor is the French philosopher Michel Pêcheux, the discursiveness of teaching in a municipal public school located in the Metropolitan Region of Porto Alegre in Rio Grande southern. Our archive constituted what we call a hybrid archive, given that it is composed of two types of corpus with different characteristics, namely: a documental one - the Political Pedagogical Project (PPP) of the school, and the other experimental - the motivational letters that were elaborated from questions proposed by me and articulated to the purposes of the study. About the experimental corpus, it was constituted from questions produced by me and answered by the interlocutors in the research (teachers and students of the 9th year of a municipal public school), so that we could reach our objective that involves the understanding of the process of constitution of meanings about teaching and the school and the way ideology is working in the teachers and students discourses. Under the prism of studying language as an element inherent to the subject, crossed by history, in order to understand its functioning as a significant process, and related to the line of research Art, Language, Curriculum whose thematic area is discourse and teaching, which proposes establishing an interface between education and language in the shadow of materialist discourse analysis, we joined the Research Group on Education and Discourse Analysis coordinated by Profa. Dr. Dóris Maria Luzzardi Fiss – UFRGS, with the aim of understanding some concerns that instigate us and took the form of specific research objectives: (1) identify and understand networks of statements about teaching and school, taken in their production conditions, possible to be recovered in the sayings; (2) understand, from the relationship between what is said and what is not said, the meanings of the relationship established between students, educators, school knowledge, social knowledge and human knowledge; (3) understand the production conditions in which the meanings are being given in the teaching and student discourse as well as in the Political Pedagogical Project discourse. We perceive, based on interpretation gestures of the discursive corpus, that the statements of the teachers, the students and the PPP are committed to a certain memory that associates education with transformation, hope, humanization, but also in a dialectical movement, in the unsaid resonate effects of sense of segregation, inequality, dehumanization. The school, as an institution of the State, constitutes itself as the evident place of the class struggle, dialectic, because, at the same time that it is one of the greatest agents of socialization in the world, facilitator of the interaction between children and young people and line of ahead in guaranteeing the rights they have; it masks the processes of inequality produced by capitalist society based on an illusion of neutrality regarding society's real problems. Based on the discursive analyzes produced, we understand that the school is a battleground between ideological practices of both the dominant and the dominated, since, as an AIE, it is rooted in a society structured on exploitation, therefore, on unequal social relations and of divergent interests that profoundly affect the function of the school and are materialized in discursive practice. We speculate that the meaning effect of a more humane education, as understood by Miguel Arroyo, Demerval Saviani and Paulo Freire, could be the lit flame that strengthens the resistance against this system of market logic. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
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Ciências Humanas (7560)Educação (2534)
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