Navegação TCC Engenharias por Autor "Revillion, Jean Philippe Palma"
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Análise do mercado de alternativas vegetais aos lácteos no Brasil
Borges, Gabrielle Fagundes (2023) [Trabalho de conclusão de graduação]O mercado de alimentos plant-based está em ascensão no Brasil e no mundo. Dentro deste contexto, está o mercado de alternativos aos lácteos. O crescimento desta categoria é impulsionado pelos consumidores que optam por um ... -
Análise do mercado de cachaça artesanal no Rio Grande do Sul
Cunha, Alisson de Souza (2018) [Trabalho de conclusão de graduação]Reconhecida como patrimônio material e imaterial da cultura brasileira, a cachaça remonta a história econômica e social do país, tendo destaque tanto no mercado interno quanto no externo. Atualmente, afirma-se que a cachaça ... -
Avaliação da percepção sensorial e mercadológica sobre um produto vegano similar a iogurte
Panozzo, Roberta Lima (2018) [Trabalho de conclusão de graduação]O comportamento do consumidor está mudando e, dentre as tendências apontadas para o futuro da indústria de alimentos, estão saudabilidade e sustentabilidade. Ambos os valores são compatíveis com os motivos para a aderência ... -
Avaliação do grau de valorização de produtos lácteos produzidos a partir de boas práticas de sustentabilidade com base na teoria do comportamento planejado-tcp
Surdo, Júlia Schwade (2022) [Trabalho de conclusão de graduação]A produção de lácteos possui uma enorme importância econômica, nutricional e tecnológica no Brasil e no mundo. As cadeias produtivas associadas ao leite e derivados apresentam impacto ambiental, gerando grande quantidade ... -
Avaliação do mercado de alimentos processados veganos no Brasil: uma análise comparativa a partir do mercado canadense
Kapp, Carolina Sbaraini (2017) [Trabalho de conclusão de graduação]O vegetarianismo e veganismo vêm crescendo no Brasil e no mundo nos últimos anos, se tornando uma tendência de mercado, principalmente no nicho de alimentos processados. O selo de certificação vegana nesses produtos faz ... -
Bebida vegetal de soja : formulação, processamento e perfil nutricional
Siqueira, Larissa Bertoldo (2022) [Trabalho de conclusão de graduação]Diversos aspectos relacionados à saúde humana, restrições alimentares e sustentabilidade ambiental têm contribuído para a diminuição do consumo de alimentos de origem animal, como o leite de vaca. Com a crescente demanda ... -
Comportamento do consumidor de petiscos para cães em Porto Alegre
Schuch, Paula Zilles (2009) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho teve como objetivo investigar os hábitos de compra e comportamento de donos de cães de Porto Alegre em relação a petiscos para cães. Através de revisão bibliográfica, foram estudadas as mudanças ocorridas ... -
O consumo de cafés : da escolha ao café cold brew
Girardi, Angella (2023) [Trabalho de conclusão de graduação]As quatro macrotendências do mercado de cafés são qualidade, como o principal fator na escolha de um produto, a atitude por questões ecológicas e sociais no consumo, a conveniência na utilização do produto e idade, visto ... -
Desenvolvimento de ingredientes prebióticos (galacto-oligossacarídeos) a partir de lactose, soro de leite e permeado de soro de leite
Rosa, Carolina Flores (2023) [Trabalho de conclusão de graduação]Os galacto-oligossacarídeos (GOS) são considerados fibras alimentares e prebióticos, uma vez que possuem diversas propriedades que geram benefícios à saúde do consumidor. Sabendo que o mercado de alimentos funcionais está ... -
Elementos do composto de marketing para consumidores gaúchos de serviços de alimentação vinculados à interação social
Schroeder, Natasha Palma (2016) [Trabalho de conclusão de graduação]No Brasil é evidente o aumento da frequência da alimentação fora do lar, seja pela conveniência, ou por opção. No entanto, existem poucos estudos sobre quais fatores do composto de marketing são pertinentes para os ... -
Estilos de liderança e valores pessoais do empreendedor: um estudo de caso de três serviços de alimentação em porto alegre
Santaella, Andres Dumcke de (2024) [Trabalho de conclusão de graduação]Explorar o perfil do fundador por trás do empreendimento revela aspectos cruciais sobre a gestão e condução da empresa. Diante desse contexto, este estudo busca compreender os mecanismos necessários para empreender, adotando ... -
A identidade vegana : um estudo exploratório baseado no “modelo unificado de identidade vegano” e na escala Simplificada de valores de schwartz
Markus, Gabriela (2018) [Trabalho de conclusão de graduação]O objetivo deste trabalho é verificar a identificação do perfil do consumidor vegano através do estudo exploratório associando a metodologia dos conceitos da Teoria de Valores de Schwartz e o Modelo Unificado de Identidade ... -
O mercado de alimentos orgânicos processados no Brasil
Altmann, Cintia (2017) [Trabalho de conclusão de graduação]O consumidor brasileiro mostra-se cada vez mais consciente em relação aos alimentos que inclui em sua dieta. A busca por alimentos saudáveis e livres de contaminantes tornou-se maior, resultando no crescimento da demanda ... -
Motivações para o consumo de pães sourdough e tendências em Padarias artesanais
Souza, Rafaela Negruni Vasconcelos de (2022) [Trabalho de conclusão de graduação]Os pães sourdough, obtidos através da fermentação natural da farinha misturada com água, são os produtos de panificação mais antigos elaborados pelo homem. Alimentos naturalmente fermentados, entretanto, passaram a ter ... -
O padrão de qualidade do pão francês na visão dos consumidores do Rio Grande do Sul
Johann, Vanessa Cristina (2017) [Trabalho de conclusão de graduação]O pão francês, produto tradicional brasileiro, tornou-se um símbolo na alimentação e na cultura nacional. Atualmente, ele representa o produto de maior consumo dentro das padarias, tendo a maior margem de contribuição e ... -
Tecnologias emergentes não térmicas para processamento de produtos plant-based
Padilha, Carolina Ferreira Nunes (2024) [Trabalho de conclusão de graduação]A indústria de alimentos está em constante evolução devido à crescente conscientização dos consumidores sobre a qualidade dos produtos, refletida no aumento das vendas de alimentos à base de plantas que têm aumentado ... -
Teoria da inovação do comportamento planejado na indústria de bebidas e alimentos
Heck, Natália de Vargas (2024) [Trabalho de conclusão de graduação]A inovação desempenha um papel essencial na indústria de alimentos, permitindo a expansão de mercados, aumento de receitas e aprimoramento de processos. Essa busca por novidades é crucial em um mercado dinâmico, onde a ...