Teoria da inovação do comportamento planejado na indústria de bebidas e alimentos
Visualizar/abrir
Data
2024Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
A inovação desempenha um papel essencial na indústria de alimentos, permitindo a expansão de mercados, aumento de receitas e aprimoramento de processos. Essa busca por novidades é crucial em um mercado dinâmico, onde a introdução de produtos e processos inovadores contribui para a competitividade e atende às demandas em constante evolução dos consumidores. Seja pela introdução de novos produtos ou pela melhoria de processos existentes, a inovação é um investimento essencial para o crescimento e ...
A inovação desempenha um papel essencial na indústria de alimentos, permitindo a expansão de mercados, aumento de receitas e aprimoramento de processos. Essa busca por novidades é crucial em um mercado dinâmico, onde a introdução de produtos e processos inovadores contribui para a competitividade e atende às demandas em constante evolução dos consumidores. Seja pela introdução de novos produtos ou pela melhoria de processos existentes, a inovação é um investimento essencial para o crescimento e a sustentabilidade das empresas no setor alimentício. Portanto, o objetivo do trabalho foi investigar os principais fatores que exercem influência na adoção da inovação organizacional no contexto da indústria de alimentos e bebidas, a partir do desdobramento da Teoria da Inovação do Comportamento Planejado (I-TCP) em valores organizacionais, pressão institucional e fatores de controle. Para tanto, foi elaborado um modelo de questionário baseado na I-TCP, e as respostas foram analisadas de forma qualitativa. As entrevistas com dois especialistas proporcionaram uma visão abrangente da dinâmica de inovação, destacando as diferenças entre as empresas brasileira e chilena no setor de alimentos e bebidas. A disposição para assumir riscos, parcerias estratégicas e capacidade de reação rápida às oportunidades de mercado emergem como elementos cruciais para impulsionar a inovação e a competitividade empresarial. Conclui-se que a utilização do modelo I-TCP como uma ferramenta para promover e compreender a inovação organizacional foi satisfatória, assumindo importância ao validar a eficácia do modelo nesse contexto. ...
Abstract
Innovation plays an essential role in the food industry, enabling market expansion, increased revenue and process improvement. This search for innovation is crucial in a dynamic market, where the introduction of innovative products and processes contributes to competitiveness and meets the constantly evolving demands of consumers. Whether by introducing new products or improving existing processes, innovation is an essential investment for the growth and sustainability of companies in the food ...
Innovation plays an essential role in the food industry, enabling market expansion, increased revenue and process improvement. This search for innovation is crucial in a dynamic market, where the introduction of innovative products and processes contributes to competitiveness and meets the constantly evolving demands of consumers. Whether by introducing new products or improving existing processes, innovation is an essential investment for the growth and sustainability of companies in the food sector. Therefore, the objective of the work was to investigate the main factors that influence the adoption of organizational innovation in the context of the food and beverage industry, based on the unfolding of the Theory of Innovation of Planned Behavior (I-TCP) in organizational values, institutional pressure and control factors. To this end, a questionnaire model based on I-TCP was developed, and the responses were analyzed qualitatively. Interviews with two experts provided a comprehensive view of innovation dynamics, highlighting the differences between Brazilian and Chilean companies in the food and beverage sector. The willingness to take risks, strategic partnerships and the ability to react quickly to market opportunities emerge as crucial elements to boost innovation and business competitiveness. It is concluded that the use of the I-TCP model as a tool to promote and understand organizational innovation was satisfactory, assuming importance in validating the effectiveness of the model in this context. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências e Tecnologia de Alimentos. Curso de Engenharia de Alimentos.
Coleções
-
TCC Engenharias (5853)
Este item está licenciado na Creative Commons License