Elementos do composto de marketing para consumidores gaúchos de serviços de alimentação vinculados à interação social
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Data
2016Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
No Brasil é evidente o aumento da frequência da alimentação fora do lar, seja pela conveniência, ou por opção. No entanto, existem poucos estudos sobre quais fatores do composto de marketing são pertinentes para os consumidores gaúchos de serviços de alimentação. Desta forma, o objetivo deste estudo é compreender alguns aspectos relevantes aos consumidores de estabelecimentos de alimentação, que proporcionam um momento de convivência aos seus clientes. O domínio desta pesquisa é o estado do Rio ...
No Brasil é evidente o aumento da frequência da alimentação fora do lar, seja pela conveniência, ou por opção. No entanto, existem poucos estudos sobre quais fatores do composto de marketing são pertinentes para os consumidores gaúchos de serviços de alimentação. Desta forma, o objetivo deste estudo é compreender alguns aspectos relevantes aos consumidores de estabelecimentos de alimentação, que proporcionam um momento de convivência aos seus clientes. O domínio desta pesquisa é o estado do Rio Grande do Sul, onde se destacou a preferência aos tipos de estabelecimentos, ao tipo de produto e a principal fonte de informação citada pelos consumidores em potencial destes locais. Determinou-se a frequência e os tipos de companhias que visitam estes lugares. Avaliou-se a importância a alguns elementos relacionados à localização, aos serviços prestados e ao ambiente de convivência disponibilizado pelos estabelecimentos de alimentação. Como método de trabalho, realizou-se uma survey entre os potenciais consumidores. O software utilizado para a análise de dados foi o Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 20. Através das questões que propunham uma escolha simples ou múltipla aos respondentes, realizaram-se análises de distribuição de frequências. Já nas questões com escalas likert, executaram-se testes de médias aritméticas (ANOVA) e posteriormente o teste de comparações múltiplas de Scheffe, com nível de significância de 5%. Após a análise dos resultados obtidos neste estudo, constatou-se, que os jovens e jovens adultos gaúchos, das classes B e C, com elevado índice de instrução frequentam mais estes estabelecimentos na companhia de amigos (as) e companheiros (as). Os locais de preferência são bares, pubs, cafés e restaurantes. Os produtos de maior prevalência são aqueles com uma boa relação custo-benefício. Os respondentes mostraram maior preferência à qualidade do serviço prestado, ao amplo horário de atendimento, à ausência de filas e aglomerações e ao espaçamento adequado das mesas. ...
Abstract
In Brazil, it is evident the increased frequency of eating out, be it by convenience or by choice. However, there are few pieces of evidence about marketing compound factors that are relevant to local consumers of food services in Rio Grande do Sul. The goal of this paper is to understand some of the most relevant aspects to the customers of these food establishments that offer a social moment to their clients. The geographic domain of this research is the state of Rio Grande do Sul, where pref ...
In Brazil, it is evident the increased frequency of eating out, be it by convenience or by choice. However, there are few pieces of evidence about marketing compound factors that are relevant to local consumers of food services in Rio Grande do Sul. The goal of this paper is to understand some of the most relevant aspects to the customers of these food establishments that offer a social moment to their clients. The geographic domain of this research is the state of Rio Grande do Sul, where preference was given to types of establishments, to the type of product, to the source of information gathered by the respondents about these food establishments. The frequency and with who that the costumers visit the food establishments were determined. The importance of elements related to the location, offered serviced and social environment provided was evaluated as well. As a research method, a survey was conducted among potential consumers. The software used for the data analysis was the Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) version 20. The questions that proposed a simple or multiple choice to the respondents, made it possible to analyze the frequency distribution. In the questions with likert scales, were performed arithmetic mean tests (ANOVA) and later, the Scheffe multiple comparisons test, with a significance level of 5%. After analyzing the results obtained in this study, it was found that young and young adults from Rio Grande do Sul, from social classes B and C, with a high level of education, attend these establishments in the company of friends and companions. The preferred places are bars, pubs, cafes, and restaurants. The most prevalent products among the respondents are those with a good value for money. The respondents showed greater importance to the quality of the service provided, the wide working hours, the absence of queues and agglomerations and an adequate spacing of the tables. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências e Tecnologia de Alimentos. Curso de Engenharia de Alimentos.
Coleções
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TCC Engenharias (5855)
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