Browsing Social Communication - Undergraduate degree by Subject "Futebol"
Now showing items 1-14 of 14
-
Comunicação estratégica de associação a sociedade anônima : a que serve o futebol no Brasil?
(2023) [Work completion of graduation]Esta monografia trata sobre o novo modelo de Sociedade Anônima do Futebol (SAF) e como grandes clubes de futebol comunicam essa mudança de natureza jurídica aos seus públicos. A escolha pelo tema se deu pela criação recente ... -
Copa do Mundo de futebol : campanhas publicitárias da Nike e a recepção pelo público
(2024) [Work completion of graduation]O presente estudo aborda a relação entre comunicação e futebol. A pesquisa surge da necessidade de compreender como os filmes publicitários da Nike influenciaram a relação dos jovens com o esporte e a marca. O objetivo ... -
Entre o furo e a especulação: o jornalismo esportivo de Folha e Estadão na venda de Neymar ao Barcelona
(2015) [Work completion of graduation]Este trabalho tem por objetivo investigar a veiculação de informações de fundo especulativo sobre o mercado de transferências do futebol por parte do jornalismo esportivo. Para isso, foram analisados os conteúdos publicados ... -
Eventos esportivos como prática de sportswashing : um estudo sobre o "Jogo da Paz" entre Haiti e Brasil em 2004
(2024) [Work completion of graduation]Nesse início de século, a crise política no Haiti foi aprofundada com o golpe de Estado que forçou a renúncia e o exílio do presidente eleito, Jean-Bertrand Aristide, em fevereiro de 2004. Um governo provisório assumiu o ... -
Futebol da televisão : moldurações audiovisuais
(2010) [Work completion of graduation]A proposta desta pesquisa é investigar a consolidação de práticas que viriam a se constituir na atual linguagem das transmissões televisivas do futebol, desvendando, no processo, a construção da ethicidade televisiva deste ... -
A identificação no futebol : o jogador como estrela a ser seguida
(2009) [Work completion of graduation]A presente monografia analisa como a mídia interfere na construção da carreira de jogador de futebol através do fenômeno de identificação-projeção entre torcedor e jogador. A partir de um levantamento histórico e da ... -
‘Isso aqui é elite’ : uma análise sobre a preferência do público pelo canal CazéTV no YouTube para assistir à Copa do Mundo 2022 no Brasil
(2023) [Work completion of graduation]A fim de compreender melhor um dos fenômenos das redes sociais, os chamados influenciadores digitais, e em como eles interferem na decisão das pessoas, a presente monografia consiste em entender a preferência do público ... -
O jogo das marcas : a repercussão espontânea das marcas nas mídias através da sua presença no estádio da final do Gauchão 2014
(2014) [Work completion of graduation]Entre as possibilidades que o marketing esportivo oferece, uma das ações que as empresas mais investem é o patrocínio e, no futebol, a consequente divulgação da logomarca dentro dos estádios. O presente trabalho busca ... -
A paixão por um time de futebol : marcas que tocam os corações brasileiros e ingleses
(2011) [Work completion of graduation]O futebol é um dos esportes mais praticados no mundo. Sua popularidade se deve, principalmente, à facilidade para jogá-lo, pois são necessários somente a bola e quaisquer objetos que demarquem os gols. Em diversos países ... -
A repercussão midiática envolvendo a contratação de Luis Suárez no Grêmio Foot-Ball Porto-Alegrense
(2023) [Work completion of graduation]Neste estudo, investigamos a interligação entre a mídia e o futebol, com foco na destacada espetacularização midiática e seu impacto na construção de ídolos esportivos. Utilizando a obra de Stuart Hall (2003) como suporte, ... -
A representação de celebridades em campanhas publicitárias : estudo do caso Neymar, o garoto-propaganda do Brasil
(2012) [Work completion of graduation]A profissionalização do futebol no Brasil, aliada à disseminação da publicidade no esporte, fez com que uma das principais paixões culturais do país se transformasse também em grande exemplo de negócio. Desta forma, ... -
As representações de masculinidades em anúncios publicitários
(2011) [Work completion of graduation]Este trabalho busca analisar as representações das masculinidades no discurso publicitário de anúncios veiculados no Brasil. Com base nos conceitos de gênero e hegemonia, será destacado um painel sobre a história de relações ... -
A Saudi Pro League como prática de sportswashing do reino da Arábia Saudita em tempos de Mohammed Bin Salman
(2024) [Work completion of graduation]O Reino da Arábia Saudita é uma das nações mais importantes do mundo árabe, pois além de ter exportado o seu idioma para várias nações do Oriente Médio e do Norte da África, o país é berço do islamismo e é um dos principais ... -
Substituição? : análise do posicionamento da CBF no Instagram após os atos racistas contra Vinicius Jr.
(2023) [Work completion of graduation]Um estudo sobre como a Confederação Brasileira de Futebol trata o racismo é urgente e se justifica para jogar luzes em um universo ainda sombrio. Dado o contexto, o presente trabalho tem como objetivo principal descobrir ...