A identificação no futebol : o jogador como estrela a ser seguida
Visualizar/abrir
Data
2009Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
A presente monografia analisa como a mídia interfere na construção da carreira de jogador de futebol através do fenômeno de identificação-projeção entre torcedor e jogador. A partir de um levantamento histórico e da propagação mundial deste esporte, o estudo avalia a ação dos meios de comunicação na transformação dos jogadores em mitos, heróis e estrelas com a finalidade de emocionar o espectador e conquistar-lhe a atenção. A pesquisa de campo com alunos de escolinha do Grêmio Foot-Ball Porto A ...
A presente monografia analisa como a mídia interfere na construção da carreira de jogador de futebol através do fenômeno de identificação-projeção entre torcedor e jogador. A partir de um levantamento histórico e da propagação mundial deste esporte, o estudo avalia a ação dos meios de comunicação na transformação dos jogadores em mitos, heróis e estrelas com a finalidade de emocionar o espectador e conquistar-lhe a atenção. A pesquisa de campo com alunos de escolinha do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense busca identificar a influência da mídia e das torcidas na definição da modalidade esportiva como opção profissional. ...
Abstract
The present paper analyses how the media interferes in the career construction of the soccer player through the phenomenon of projection-identification between spectator and player. Through a panorama of historical aspects and the worldwide spread of this sport, this study evaluates the activity of media in transforming the players in myths, heroes and stars in order to excite the viewer and capture his attention. The field research, done with young soccer players from Grêmio Foot-Ball Porto Al ...
The present paper analyses how the media interferes in the career construction of the soccer player through the phenomenon of projection-identification between spectator and player. Through a panorama of historical aspects and the worldwide spread of this sport, this study evaluates the activity of media in transforming the players in myths, heroes and stars in order to excite the viewer and capture his attention. The field research, done with young soccer players from Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense's soccer school, seeks to identify the influence of the media and fans in the definition of this sport as a professional option for life. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
Coleções
-
TCC Comunicação Social (1830)
Este item está licenciado na Creative Commons License