Listar Tesinas Ciencias Biológicas por autor "Moço, Maria Cecília de Chiara"
Mostrando ítems 1-20 de 29
-
Adaptação do uso de Jardim Sensorial como objeto de aprendizagem no ensino de botânica no Ensino Fundamental
Silveira, Filipe Ferreira da (2018) [Tesinas de grado]Com o objetivo de instigar os estudantes a se interessarem mais pelos conteúdos relacionados a botânica e visando proporcionar que alunas e alunos sejam protagonistas de seus aprendizados através de uma vivência integradora ... -
Além do conteúdo : oportunidades para o desenvolvimento do pensamento crítico nas aulas de um curso de graduação em Ciências Biológicas
Paulsen, Raquel Klein (2015) [Tesinas de grado]Dada a importância do pensamento crítico na tomada de decisões conscientes dos futuros biólogos, como profissionais e cidadãos, foram investigados os métodos de ensino abordados nas aulas do curso de graduação em Ciências ... -
Aplicação de um jogo como facilitador na aprendizagem de estudantes do Ensino Médio sobre Evolução Biológica
Martignago, Daniel Castro (2017) [Tesinas de grado]O conteúdo de Evolução Biológica é complexo e abstrato. Não é de se espantar que a maioria dos estudantes do Ensino Médio e, às vezes, até professores, entendam a evolução de maneira distorcida. Com o avanço da biotecnologia, ... -
Avaliação de ferramentas educacionais digitais para o ensino de biologia : aprendendo fora da sala de aula
Piovezan, Bruno Garcia (2020) [Tesinas de grado]Concebendo o aumento do uso de tecnologias da informação na rotina dos estudantes brasileiros, esse trabalho tem o objetivo de fazer o levantamento e análise de ferramentas gratuitas que podem ser utilizadas no aprendizado ... -
Avaliação do nível de alfabetização científica de estudantes de Biologia
Rivas, Marcela Ines Espinoza (2015) [Tesinas de grado]A razão desta pesquisa centra-se na necessidade de construir um conceito acerca da qualidade da alfabetização científica oferecida aos alunos do Curso de Bacharelado/Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade ... -
Avaliação ou exame : impressões de docentes de ciências no ensino fundamental II
Agostini, Diego Aurélio (2017) [Tesinas de grado]A avaliação é uma ferramenta importante no direcionamento e manutenção de nossas trajetórias escolares. A legislação referente a orienta para que ela aconteça de forma contínua e formativa. Entretanto, essa abordagem não ... -
Biologia reprodutiva de Crinum americanum L. – Amaryllidaceae
Becker, Rafael (2017) [Tesinas de grado]A família Amaryllidaceae é uma das mais importantes em número de espécies dentro da ordem Asparagales, e inclui espécies com disposição das folhas alternas dísticas ou espiraladas com nervuras paralelinérvas, que despontam ... -
Botânica na formação inicial de professores : percepção de um grupo de Licenciandos
Andriotti Junior, Marcos Aurélio (2021) [Tesinas de grado]O ensino de botânica enfrenta alguns já conhecidos desafios dentro da Educação Básica. Alguns desses são obstáculos que os professores de Biologia e Ciências da Natureza enfrentam ainda na sua formação inicial no Ensino ... -
Ciências da natureza na educação infantil : sensibilização acerca das plantas e ecologia na prática
Rocha, Jessica Rosiak da (2019) [Tesinas de grado]A legislação garante o direito das crianças em aprender ciências, por esta razão as propostas de ciências na educação infantil devem permitir a expansão do conhecimento e a compreensão do mundo físico, biológico e social. ... -
Criação e validação do jogo didático do tipo “super trunfo” sobre anfíbios gaúchos
Pereira, Deivid (2019) [Tesinas de grado]O uso de atividades lúdicas, bem como de jogos, são estratégias que podem ser utilizadas como facilitadoras de aprendizagem de conceitos abstratos e mais complexos, favorecendo o raciocínio e a interação entre alunos e ... -
Critérios de avaliação no ensino superior: o que pensam alunos e professores do curso de Ciências Biológicas?
Schneider, Daiana Inês (2016) [Tesinas de grado]A avaliação é um processo pelo qual se busca reunir informações sobre o processo de ensino-aprendizagem. O Projeto Pedagógico do Curso de Ciências Biológicas da UFRGS prevê uma avaliação do tipo formativa. O objetivo desta ... -
Do uni ao pluri : mais professores, mais afetividades?
Pratti, Anna Paula Bumbel (2018) [Tesinas de grado]No currículo da maioria das escolas da rede pública de ensino de Porto Alegre, a passagem do 5º para o 6º ano do Ensino Fundamental (EF) marca uma desestabilização no ambiente escolar. Ela é caracterizada, principalmente, ... -
Ensino de ciências e educação ambiental através da contação de histórias
Oliveira, Ana Carolina Lima de (2018) [Tesinas de grado]Resumo não disponível. -
Ensino e aprendizagem sobre o bioma Pampa : uma proposta para a reflexão crítica no ensino médio
Proença, Mariana Luiz (2022) [Tesinas de grado]A compreensão sobre as características particulares do bioma Pampa para o Estado do Rio Grande do Sul tem importância cultural, social e econômica. Diante da crise planetária, que é também uma crise da biodiversidade, e ... -
Entre mitos e fatos - astronomia como tema gerador na interdisciplinaridade do ensino de ciências
Costa, Cintia Fernanda da (2018) [Tesinas de grado]O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) permite ao aluno uma experiência no ambiente escolar durante sua formação acadêmica. O PIBID Biologia UFRGS tem como objetivo a criação e participação em ... -
Intervenções pedagógicas na aprendizagem do conteúdo de peixes no ensino fundamental
Donin, Laura Modesti (2016) [Tesinas de grado]O estudo dos conteúdos biológicos pode ser complexo, exaustivo e abstrato para o entendimento dos alunos, impulsionando-os a uma breve memorização dos conteúdos e não ao seu entendimento significativo. Sendo a escola a ... -
Investigação das estratégias de ensino mnemônicas utilizadas no ensino de Ciências Naturais
Martins, Alexandre Cristante (2015) [Tesinas de grado]Introdução: Atualmente o processo de ensino-aprendizagem nas escolas brasileiras ainda seguem propostas defasadas de currículos educativos atrelados a estratégias didático-pedagógicas questionáveis. Consequentemente, o ... -
O jogo como ferramenta pedagógica para o ensino da fisiologia humana no ensino fundamental
Cordal, Lígia Picada (2024) [Tesinas de grado]Ter conhecimento sobre o próprio corpo é importante para a saúde física e mental, mantendo a qualidade de vida. Apesar da importância do tema, é um desafio ensinar sobre aspectos da Anatomia e Fisiologia Humana sem tornar ... -
Jogo conquista dos campos sulinos como ferramenta para abordar o tema sustentabilidade em sala de aula
Menezes, Luciana da Silva (2019) [Tesinas de grado]No ambiente escolar, as aulas expositivas são frequentemente utilizadas como ferramenta de ensino, porém essas dificilmente capturam a atenção do estudante durante um longo período de tempo. A utilização de jogos é uma ... -
Levantamento do conhecimento dos frequentadores do Parque Farroupilha a respeito das espécies vegetais do parque
Lima, Gabriel Corso de (2016) [Tesinas de grado]O Parque Farroupilha é uma das principais áreas verdes da cidade de Porto Alegre sendo frequentada por moradores que buscam o contato com a natureza e momentos de lazer. O presente trabalho tem como objetivos verificar o ...