Aplicação de um jogo como facilitador na aprendizagem de estudantes do Ensino Médio sobre Evolução Biológica
Visualizar/abrir
Data
2017Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O conteúdo de Evolução Biológica é complexo e abstrato. Não é de se espantar que a maioria dos estudantes do Ensino Médio e, às vezes, até professores, entendam a evolução de maneira distorcida. Com o avanço da biotecnologia, mudanças globais do clima e modificações ecológicas, tanto os governantes quanto a população devem compreender o conteúdo de Evolução Bilógica para saberem opinar e tomar atitudes corretas em relação ao nosso planeta. Esses objetivos podem ser atingidos com intervenções pe ...
O conteúdo de Evolução Biológica é complexo e abstrato. Não é de se espantar que a maioria dos estudantes do Ensino Médio e, às vezes, até professores, entendam a evolução de maneira distorcida. Com o avanço da biotecnologia, mudanças globais do clima e modificações ecológicas, tanto os governantes quanto a população devem compreender o conteúdo de Evolução Bilógica para saberem opinar e tomar atitudes corretas em relação ao nosso planeta. Esses objetivos podem ser atingidos com intervenções pedagógicas lúdicas em sala de aula. Dito isso os objetivos deste trabalho foram: avaliar se a aplicação de um jogo acerca de Evolução Biológica teve efeito positivo na aprendizagem dos conceitos; e se a aplicação do jogo foi mais eficaz na aprendizagem quando jogado antes ou depois de uma aula expositiva. A pesquisa foi aplicada ao longo de três semanas em uma escola pública do estado do Rio Grande do Sul, no município de Porto Alegre, em duas turmas no 1º ano do Ensino Médio, tendo um total de 86 alunos participantes. Os procedimentos metodológicos consistem na análise comparativa de questionários pré- e pós-intervenções, que foram iguais entre si, respondidos pelos alunos participantes. As intervenções pedagógicas foram a aplicação de um jogo inédito acerca de Evolução Biológica e a exposição de uma aula teórica dialogada com o auxílio de slides no Power Point. Os resultados mostraram uma melhora na compreensão dos alunos acerca do tema abordado, porém, não houve distinção entre as metodologias empregadas entre as turmas A e B. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Ciências Biológicas (1353)
Este item está licenciado na Creative Commons License