Entre mitos e fatos - astronomia como tema gerador na interdisciplinaridade do ensino de ciências
Visualizar/abrir
Data
2018Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) permite ao aluno uma experiência no ambiente escolar durante sua formação acadêmica. O PIBID Biologia UFRGS tem como objetivo a criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes, de caráter inovador e interdisciplinar. O termo interdisciplinaridade, no entanto, não possui um sentido epistemológico definido, o que demonstra que uma teoria sobre o assunto ainda está por ser construída. No âmbit ...
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) permite ao aluno uma experiência no ambiente escolar durante sua formação acadêmica. O PIBID Biologia UFRGS tem como objetivo a criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes, de caráter inovador e interdisciplinar. O termo interdisciplinaridade, no entanto, não possui um sentido epistemológico definido, o que demonstra que uma teoria sobre o assunto ainda está por ser construída. No âmbito do ensino fundamental e médio, a construção destes projetos torna-se difícil devido a estruturação curricular atual das disciplinas tradicionais, que acaba por gerar acúmulo de informações, mas pouca contribuição para a vida pessoal e profissional dos alunos. Como ferramenta de abordagem para a interdisciplinaridade, Freire propõe o Tema Gerador como superação, tanto do dualismo sujeito-objeto, quanto da fragmentação do saber decorrente do paradigma científico moderno. Faz-se necessário a elaboração de uma metodologia coerente para desencadear o processo de construção do conhecimento. Esta proposta, com um enfoque interdisciplinar, contou com o envolvimento e integração de diferentes campos de conhecimento, superando as barreiras disciplinares. Assim como o PIBID Biologia, tivemos a participação dos bolsistas do PIBID Química e PIBID Física, com a colaboração das professoras de geografia e história do Instituto Estadual Professora Gema Angelina Belia, e foi aplicado nas turmas do 1º ano do ensino médio. O principal objetivo foi explorar o potencial da Astronomia como tema gerador, uma vez que esta, possibilita um estudo amplo, permitindo a abordagem de conteúdos de diversas áreas. Foram elaboradas sequências didáticas com quatro temas: Origem do universo; Sistema Solar; Origens da Vida na Terra e Evolução Biológica. Além disso, foi realizada uma atividade extraclasse e uma avaliação, por meio de entrevista e questionário de avaliação interdisciplinar. Para cada tema foram utilizados diferentes recursos lúdicos e didáticos para incentivar a curiosidade acerca de mitos e fatos que envolvem o tema. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Ciências Biológicas (1289)
Este item está licenciado na Creative Commons License