Critérios de avaliação no ensino superior: o que pensam alunos e professores do curso de Ciências Biológicas?
Visualizar/abrir
Data
2016Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
A avaliação é um processo pelo qual se busca reunir informações sobre o processo de ensino-aprendizagem. O Projeto Pedagógico do Curso de Ciências Biológicas da UFRGS prevê uma avaliação do tipo formativa. O objetivo desta pesquisa é averiguar quais são os critérios avaliativos mais comuns no Curso, a opinião dos estudantes e docentes sobre o tema e, se possível, contribuir para a melhora desse processo. Foram analisados os planos de ensino de todas as disciplinas obrigatórias, tanto da ênfase ...
A avaliação é um processo pelo qual se busca reunir informações sobre o processo de ensino-aprendizagem. O Projeto Pedagógico do Curso de Ciências Biológicas da UFRGS prevê uma avaliação do tipo formativa. O objetivo desta pesquisa é averiguar quais são os critérios avaliativos mais comuns no Curso, a opinião dos estudantes e docentes sobre o tema e, se possível, contribuir para a melhora desse processo. Foram analisados os planos de ensino de todas as disciplinas obrigatórias, tanto da ênfase em bacharelado quanto em licenciatura. Também foram feitas entrevistas semi-estruturadas com 18 docentes e questionários com 50 estudantes em fase final do curso. Os resultados mostram que tanto estudantes quando professores veem na avaliação uma forma de constatar se o aluno aprendeu o conteúdo que é tratado na disciplina. O critério avaliativo mais comum é a prova teórica e que muitos alunos e professores não estão satisfeitos com o modo como estas são realizadas hoje. Docentes citam entrem os principais obstáculos para mudanças na forma de avaliar o número elevado de alunos e a pouca carga horária da disciplina. A principal sugestão dos alunos é proporcionar um leque mais amplo de critérios avaliativos, para que diversas formas de expressão e aprendizagem sejam acolhidas. Poucas vezes se fez menção a situações que poderiam se enquadrar na avaliação formativa, que é a prevista para o curso. Um problema citado pelos docentes ao longo das entrevistas foi que raras vezes os estudantes expressam a sua opinião sobre a avaliação na disciplina. Desta forma, a melhora na comunicação entre as partes interessadas e, tanto alunos quanto professores assumirem seu papel nesse processo de avaliação do ensino-aprendizagem são um bom início para uma melhora significativa na área. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Ciências Biológicas (1353)
Este item está licenciado na Creative Commons License