Intervenções pedagógicas na aprendizagem do conteúdo de peixes no ensino fundamental
View/ Open
Date
2016Author
Advisor
Co-advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
O estudo dos conteúdos biológicos pode ser complexo, exaustivo e abstrato para o entendimento dos alunos, impulsionando-os a uma breve memorização dos conteúdos e não ao seu entendimento significativo. Sendo a escola a principal referência de muitos alunos de escolas públicas, cabe à instituição e aos docentes procurarem ferramentas que se adequem às histórias de vidas dos alunos e às condições físicas da escola para propor aulas estimulantes aos alunos. Visto que é crescente a necessidade de r ...
O estudo dos conteúdos biológicos pode ser complexo, exaustivo e abstrato para o entendimento dos alunos, impulsionando-os a uma breve memorização dos conteúdos e não ao seu entendimento significativo. Sendo a escola a principal referência de muitos alunos de escolas públicas, cabe à instituição e aos docentes procurarem ferramentas que se adequem às histórias de vidas dos alunos e às condições físicas da escola para propor aulas estimulantes aos alunos. Visto que é crescente a necessidade de recursos didáticos facilitadores da aprendizagem, o objetivo desse trabalho é analisar a efetividade de intervenções pedagógicas na aprendizagem do conteúdo de peixes. A pesquisa foi aplicada ao longo de três semanas com alunos de sextos anos de uma escola pública de Porto Alegre. A metodologia consiste na análise de desenhos pré-intervenções pedagógicas como instrumento de conhecimento prévio dos alunos acerca do assunto e, posteriormente, análise de desenhos pós-intervenções pedagógicas como instrumento de avaliação final. Somado a isso, aplicou-se um questionário a fim de corroborar com as análises de desenhos. A aplicação das intervenções pedagógicas baseou-se na montagem de quebra-cabeças e na demonstração prática de exemplares de peixes em laboratório. Conforme nossa hipótese, os resultados obtidos demonstraram que é relevante a aplicação de intervenções pedagógicas no ensino de peixes, assim como pode ser para qualquer conteúdo a ser trabalhado, contanto que seja adaptado às condições da escola e com o contexto social dos alunos. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License
