Ensino e aprendizagem sobre o bioma Pampa : uma proposta para a reflexão crítica no ensino médio
Visualizar/abrir
Data
2022Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
A compreensão sobre as características particulares do bioma Pampa para o Estado do Rio Grande do Sul tem importância cultural, social e econômica. Diante da crise planetária, que é também uma crise da biodiversidade, e considerando o papel fundamental da educação na construção da sociedade do futuro, o debate sobre a conservação e preservação dos biomas tornou-se imprescindível. O objetivo do trabalho foi a produção de uma sequência didática problematizadora como proposta de ensino e aprendiza ...
A compreensão sobre as características particulares do bioma Pampa para o Estado do Rio Grande do Sul tem importância cultural, social e econômica. Diante da crise planetária, que é também uma crise da biodiversidade, e considerando o papel fundamental da educação na construção da sociedade do futuro, o debate sobre a conservação e preservação dos biomas tornou-se imprescindível. O objetivo do trabalho foi a produção de uma sequência didática problematizadora como proposta de ensino e aprendizado sobre os campos do bioma Pampa para o ensino médio. Tal sequência didática foi estruturada tendo como referência os três momentos pedagógicos de Delizoicov (2011), e planejada para ser desenvolvida em duas aulas, de 50 minutos cada. A pecuária foi o tema gerador escolhido para a problematização e foi indicada como atividade econômica para o bioma Pampa. As atividades propostas para a sala de aula incluem textos sobre o bioma e a atividade da pecuária, a fim de apresentar o contexto, as ameaças e as possíveis soluções. A partir dessas informações, os/as alunos/as devem elaborar seus argumentos, utilizando-se de alguns conceitos do conhecimento científico e empírico. Assim, essa proposta de ensino aprendizagem envolve discussões sobre conservação, desenvolvimento sócio-sustentável, preservação cultural e histórica. Ao propor essa reflexão crítica para a situação atual do bioma Pampa, espera-se que o/a aluno/a desenvolva o letramento científico, ao passo que pratica a interpretação, a argumentação e a produção textual, preparando-se para a tomada de decisões conscientes. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Ciências Biológicas (1419)
Este item está licenciado na Creative Commons License
