Estrutura da demanda e da oferta de dados para o planejamento educacional : um estudo de caso
Visualizar/abrir
Data
1979Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Resumo
Este estudo teve por objetivo conhecer o desempenho do sistema de informações educacionais da Secretaria de Educação e Cultura do Rio Grande do Sul, no que diz respeito ao processo de obtenção de dados para o planejamento. Utilizou-se para tal o modelo de processo de comunicação de BERLO e mediu-se a concordância/discrepância entre a estrutura da demanda e a estrutura da oferta de dados a partir dos critérios de conteúdo e prazo. Foram sujeitos 131 solicitações feitas por 14 órgãos da SEC/RS,em ...
Este estudo teve por objetivo conhecer o desempenho do sistema de informações educacionais da Secretaria de Educação e Cultura do Rio Grande do Sul, no que diz respeito ao processo de obtenção de dados para o planejamento. Utilizou-se para tal o modelo de processo de comunicação de BERLO e mediu-se a concordância/discrepância entre a estrutura da demanda e a estrutura da oferta de dados a partir dos critérios de conteúdo e prazo. Foram sujeitos 131 solicitações feitas por 14 órgãos da SEC/RS,em fichas de Perfil de Usuários ou oficio, em dezembro de 1977, com a finalidade de realizar atividades de planejamento ou delas decorrentes, e 101 respostas a esses pedidos. Os resultados mostraram acentuada concordância de conteúdo e marcante discrepância de prazo entre estrutura da demanda e estrutura da oferta de dados para o planejamento. Enquanto as solicitações sobre estabelecimentos de ensino obtiveram o maior número de respostas em concordância de conteúdo, as relativas a aluno receberam com mais freqüência respostas discrepantes, e muitas das relacionadas com aspectos culturais, sistema de ensino e sistema amplo em que está inserido o sistema de ensino ficaram sem resposta. A discrepância de prazo está ligada a procedimentos eletrônicos para elaboração de respostas e à não-utilização de linguagem do agente nas solicitações. Tanto a discrepância de conteúdo como a de prazo ocorreram, com freqüência, em casos de dados raramente ou pela primeira vez solicitados. As solicitações foram feitas principalmente com o objetivo de realizar diagnóstico, elaborar projetos, implantar e/ou implementar ações. Observou-se variação muito grande de uso da linguagem do agente por parte dos usuários; altos índices de não-utilização da linguagem do agente não correspenderam necessariamente a baixos índices de obtenção de respostas. Não uso da linguagem do agente, em muitos casos, coincidiu com inexistência do dado solicitado, ou com dados existentes, mas jamais elaborados dentro dos padrões agora solicitados. Os usuários menos atendidos buscavam dados a respeito de áreas pouco exploradas. Constatou-se que o agente (Unidade de Informática da SUT/SEC/RS) elaborou a quase totalidade das respostas, recorreu a outros órgãos e instituições para fornecer dados que não possuia, atendeu a 77,1% das solicitações feitas, conversou com o usuário sempre que este utilizou a linguagem diferente da sua ou expressou seu pedido com pouca clareza. Com base nos resultados se fizeram algumas sugestões de medidas para aperfeiçoar o processo de obtenção de dados para o planejamento, no sistema de informações educacionais da SEC/RS, e de estudos que poderão complementar esta investigação. ...
Abstract
This study had as its aim the knowledge of the Rio Grande do SUl Education and Culture Secretariat educational inforrnation system performance in what concerns the process of data obtetion for planning. The BERLO comunication process model was used and the agreement/disagreement between the data demand structure and the data offer structure departing fran the content and time criteria was rreasured. The subjects were 131 requests made by of the Rio Grande do Sul Education and Culture Secretaria ...
This study had as its aim the knowledge of the Rio Grande do SUl Education and Culture Secretariat educational inforrnation system performance in what concerns the process of data obtetion for planning. The BERLO comunication process model was used and the agreement/disagreement between the data demand structure and the data offer structure departing fran the content and time criteria was rreasured. The subjects were 131 requests made by of the Rio Grande do Sul Education and Culture Secretariat orgns, in slips of Usuaries Feature or office, in December 1977, with the aim of accompalishing planning activities or activities that come from them, and 101 answers to these requests. The results showed an outstanding content agreement and a remarkable time disagreement between the data demand structure and the data offer structure for planning. While the requests about schools got he highest nurnber of answers in contet agreement, those concerning the student more frequently got contradictory answers, and many requests related to cultural features, the teaching system and the bigger system that includes the teaching system got no answer at all. The time disagreement is related to the electronical proceedings for answers elaboration and to the disuse of the agent language in the requests. Not only the time disagreement but also the content desagreement very often appeared in cases of data that were seldon requested or that were being requested for the first time. The request were mainly made withe the aim of diagnosing, working up projects, establishing and/or implementig actions. A remarkable variety of the agent language, use by the usuaries was noticed; the bighlevels of the language disuse didn't necessarily correspond to the low levels of answers obtention. In many cases, the disuse of the agent language coincided with the nonexistence of the request datum or with data that existed but hadn't been elaborated according to the standards that were now being requested. The least assisted usuaries looked for data about little explored areas. It was positively eyisdenced that the agent (SUT/SEC/RS Informatic Unit) worked up almost all the answers, resorted to other organs and institutions in search for data that it didn't possess, assisted 77,1% of the made demands, talked to the usuary every time that this one used a language, different from his or didn't express his request very clearly. Based on the results, some suggestions were made of measures to perfect the data obtention process for planning in the SEC/RS Educational Information system, and of studies that will be able to supllement this study. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (7479)Educação (2504)
Este item está licenciado na Creative Commons License